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“Sou Má”: saiba como Ludmilla conseguiu a 2ª liberação autoral de Beyoncé

Faixa “Sou Má” possui a interpolação musical de “Nice” dos The Carters e foi liberada pelos compositores norte-americanos
Sou Má- saiba como Ludmilla conseguiu a 2ª liberação autoral de Beyoncé
Ludmilla e Beyoncé. Foto: Getty Images (Uso Autorizado POPline)

O novo single de Ludmilla em parceria com Tasha & Tracie e Ajaxx, “Sou Má”, que já vem em alta nas redes sociais há algumas semanas, foi lançado oficialmente ontem (7). Um dos temas mais comentados é a presença dos nomes de Beyoncé, Jay-Z, Brittany Coney, Denisia Andrews e Pharrel Williams nos créditos da faixa, ao lado da própria Ludmilla, Tasha, Tracie e Orochi.

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Ludmilla. Foto: Ygor Marques/Divulgação

Ludmilla. Foto: Ygor Marques/Divulgação

Os compositores originais foram creditados, pois, “Sou Má” realiza uma interpolação musical de “Nice”, faixa presente no álbum “The Carters” (2018). A interpolação musical é quando você utiliza uma melodia de uma outra canção para criar uma letra, arranjo e, ou, um novo conceito ao redor de uma base musical preexistente.

O que são interpolação, interlúdio, citação musical e sample?

No entanto, o processo de liberação para uma Interpolação Musical não é simples. A conquista de Ludmilla é motivo para celebração, já que todos os compositores envolvidos na faixa devem aprovar a sua liberação. O processo, em alguns casos, pode levar meses entre negociações e entendimento mútuo, dos artistas e escritórios, de como essa música será finalizada.

Além disso, outro aspecto a ser ressaltado é que essa não é a primeira vez que Ludmilla consegue liberação de direitos autorais de uma música da Beyoncé. Para seu DVD “Hello Mundo (Ao Vivo)” (2019), ela conseguiu a liberação autoral para regravar “Halo”, um dos maiores hits da norte-americana. A versão Cover está nas plataformas de streaming e aparece, lado a lado, com a faixa original na ferramenta de busca.

Obrigatoriedade da anuência dos autores

O Brasil é conhecido internacionalmente por ter muitos artistas que regravam sucessos internacionais ilegalmente. Por ano, várias músicas entre as mais tocadas do país tem sample, interpolação, interlúdio e citação musical sem as liberações necessárias.

A propagação desse mau-hábito cultura gera problemas jurídicos para Escritórios Artísticos, Gravadoras e Editoras, que são obrigados, além de fazer o acréscimo dos autores nos créditos das faixas, refazer os acordos para a divisão dos royalties do fonograma.

Um caso recente no país foi o da faixa “Coração Cachorro”, interpretada por Ávine Vinny e Matheus Fernandes, que possuía o sample de “Same Mistake” do cantor James Blunt. Com a popularização do single, que tem atualmente mais de 152 milhões de streams apenas no Spotify, Blunt exigiu a presença dele como co-autor da faixa.

Caso ‘Coração Cachorro’: autores acordam 20% para James Blunt

Por fim, com bilhões de streaming apenas no Spotify, Ludmilla tem atualmente 8,8 milhões de ouvintes mensais na plataforma e é uma das cantoras pretas mais ouvidas do mundo. A audiência fiel do público brasileiro foi um dos diferenciais para conseguir as liberações de Beyoncé e Jay-Z, que obviamente, vão faturar com a performance da faixa “Sou Má”.

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