O novo single de Ludmilla em parceria com Tasha & Tracie e Ajaxx, “Sou Má”, que já vem em alta nas redes sociais há algumas semanas, foi lançado oficialmente ontem (7). Um dos temas mais comentados é a presença dos nomes de Beyoncé, Jay-Z, Brittany Coney, Denisia Andrews e Pharrel Williams nos créditos da faixa, ao lado da própria Ludmilla, Tasha, Tracie e Orochi.
Leia Mais:
- Ludmilla, Tasha e Tracie assaltam banco inspiradas em ‘Táxi’ no videoclipe “Sou Má”
- Capa da Vogue Brasil, Ludmilla relembra início de carreira: “Deu insegurança”
- Ludmilla divulga capa de “Sou Má”, sua parceria com Tasha & Tracie; confira!
- Ludmilla canta a inédita “Sou Má” no Festival de Verão
- Billboard destaca acordo global de gestão de carreira da Ludmilla
Os compositores originais foram creditados, pois, “Sou Má” realiza uma interpolação musical de “Nice”, faixa presente no álbum “The Carters” (2018). A interpolação musical é quando você utiliza uma melodia de uma outra canção para criar uma letra, arranjo e, ou, um novo conceito ao redor de uma base musical preexistente.
> O que são interpolação, interlúdio, citação musical e sample?
No entanto, o processo de liberação para uma Interpolação Musical não é simples. A conquista de Ludmilla é motivo para celebração, já que todos os compositores envolvidos na faixa devem aprovar a sua liberação. O processo, em alguns casos, pode levar meses entre negociações e entendimento mútuo, dos artistas e escritórios, de como essa música será finalizada.
Além disso, outro aspecto a ser ressaltado é que essa não é a primeira vez que Ludmilla consegue liberação de direitos autorais de uma música da Beyoncé. Para seu DVD “Hello Mundo (Ao Vivo)” (2019), ela conseguiu a liberação autoral para regravar “Halo”, um dos maiores hits da norte-americana. A versão Cover está nas plataformas de streaming e aparece, lado a lado, com a faixa original na ferramenta de busca.
Obrigatoriedade da anuência dos autores
O Brasil é conhecido internacionalmente por ter muitos artistas que regravam sucessos internacionais ilegalmente. Por ano, várias músicas entre as mais tocadas do país tem sample, interpolação, interlúdio e citação musical sem as liberações necessárias.
A propagação desse mau-hábito cultura gera problemas jurídicos para Escritórios Artísticos, Gravadoras e Editoras, que são obrigados, além de fazer o acréscimo dos autores nos créditos das faixas, refazer os acordos para a divisão dos royalties do fonograma.
Um caso recente no país foi o da faixa “Coração Cachorro”, interpretada por Ávine Vinny e Matheus Fernandes, que possuía o sample de “Same Mistake” do cantor James Blunt. Com a popularização do single, que tem atualmente mais de 152 milhões de streams apenas no Spotify, Blunt exigiu a presença dele como co-autor da faixa.
> Caso ‘Coração Cachorro’: autores acordam 20% para James Blunt
Por fim, com bilhões de streaming apenas no Spotify, Ludmilla tem atualmente 8,8 milhões de ouvintes mensais na plataforma e é uma das cantoras pretas mais ouvidas do mundo. A audiência fiel do público brasileiro foi um dos diferenciais para conseguir as liberações de Beyoncé e Jay-Z, que obviamente, vão faturar com a performance da faixa “Sou Má”.