A Sony Music Publishing Brazil anunciou a assinatura do cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro Gilberto Gil, duas vezes vencedor do Grammy, em um contrato de administração editorial mundial exclusivo.
Gil comemorou e revelou que é “um prazer ter a equipe da Sony Music Publishing como parceira cuidando do meu catálogo de obras musicais em todo o mundo”. Já para Jorge Mejia, Presidente e CEO da Sony Music Publishing, América Latina e US Latin, será “um grande privilégio poder cuidar das composições musicais do grande Gilberto Gil. Estamos honrados e extremamente animados por fazer parte de sua jornada musical”.
> Gilberto Gil estreia show acústico “Um Deus em seu Jardim” na HBO
Com uma carreira de mais de seis décadas, o ícone da composição brasileira Gilberto Gil é um dos artistas mais famosos da atualidade, vendendo milhões de gravações em todo o mundo. Amplamente reconhecido como o pioneiro do movimento Tropicália no final dos anos 1960 ao lado dos artistas Caetano Veloso, Marcos Valle e Gal Costa, Gil mesclou elementos de estilos tradicionais brasileiros, incluindo samba, música popular brasileira (MPB) e bossa nova com estilos internacionais usando instrumentos de rock e folk.
“Gilberto Gil é um gênio criativo. Desde os anos 60, suas canções compõem um dos capítulos mais brilhantes da história da nossa música. Estamos entusiasmados com a doce responsabilidade de administrar o catálogo de Gilberto, um tesouro artístico inestimável”, destaca Aloysio Reis, Diretor Executivo da Sony Music Publishing Brasil.
Gil ganhou dois prêmios Grammy de Melhor Álbum de World Music (1998, Quanta Live) e de Melhor Álbum de World Music Contemporâneo (2005, Eletracústico) , e recebeu vários Grammys Latinos, incluindo três de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras / Regional (2001, 2002, 2010) e de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (2019).
Leia mais:
- Amazon Prime Video anuncia nova série documental com a família Gil
- Olivia Rodrigo assina com a Sony Music Publishing
- Mari Fernandez assina com Sony Music e lança EP com inéditas
Além de seu sucesso na música, Gilberto é conhecido por sua prolífica influência como ativista social e político. De 2003 a 2008, Gil atuou como Ministro da Cultura do Brasil, onde trabalhou para criar e implementar políticas e programas em torno de novas tecnologias, direitos autorais, desenvolvimento cultural e diversidade cultural, ajudando a expandir a presença do Brasil em fóruns e conferências em todo o mundo. Seu trabalho ganhou reconhecimento em escala global – ele foi nomeado Artista pela Paz da UNESCO, Légion d’Honneur da França e recebeu o Prêmio de Música Polar da Suécia e muitos mais.