A Assinatura de Contrato é um momento importante para a carreira de qualquer artista. Ainda mais, quando se trata da chegada de um talento relevante e estabelecido em uma nova casa, e então, o evento se torna de grande interesse do mercado musical, da mídia e dos fãs. O vídeo do anúncio da entrada da Luísa Sonza na Sony Music, divulgado hoje (18) nas redes sociais, aponta o início de um novo desdobramento estratégico para a indústria.
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Novos tempos chegaram e é preciso estar atento às novas tendências de comunicação e abandonar o “tradicional” e “previsível”, que já funcionaram – muito – outrora. Quando o assunto for “assinatura de contrato” o case da Luísa Sonza com a Sony Music tem tudo para ser uma referência e um “divisor de águas”, impulsionando uma tendência estratégica aos outros players.
A estratégia do “Short Content”
Muito além do estouro da champanhe e foto posada com o time da companhia – em uma iniciativa de divulgação que segue o padrão das “colunas sociais”– o momento se transformou em um conteúdo imersivo, incluindo a chegada da cantora à Torre do Rio Sul, prédio onde fica o escritório da gravadora, no Rio de Janeiro.
Em uma das cenas, Luísa está rodeada por fãs e paparazzis pelo estacionamento – momento que poderia ser de qualquer clipe da Britney Spears nos anos 2000 – que também é artista da gravadora. Além disso, há trechos com o anúncio nos jornais, que lembra um dos trechos emblemáticos do clipe “Paparazzi” de Lady Gaga.
Estou chegando em uma nova etapa na minha carreira e escolhi a @sonymusicbrasil @sonymusic pra andar comigo nesse novo momento! Obg todos que acreditaram e acreditam na Luísa Sonza e fazem ela acontecer comigo. É isso. Casa nova! 🙂 pic.twitter.com/tBzRT6Xes6
— LUÍSA SONZA 🎾 (@luisasonza) May 18, 2022
Na sequência, outro momento do vídeo que precisa ser pontuado é o protagonismo de Paulo Junqueiro, Presidente da Sony Music no Brasil. Principalmente, a troca de olhares entre eles no processo de assinatura que deixa claro: chegou a hora de humanizar os presidentes das gravadoras e escritórios de forma criativa e, ao mesmo tempo, cuidadosa; afinal de contas, o executivo não é o artista.
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A escolha da música “Who Let The Dogs Out”, também não foi em vão. Interpretada pelo grupo Baha Men, que são artistas da gravadora, o sucesso dos anos 2000 é mais umma referência direta ao conceito da década na qual Luísa tem se debruçado em seus últimos lançamentos.
Inclusive, suas cadelas “Gisele Pincher Sonza”, “Duda Beaincher Sonza” e “Britney Spinchers Sonza” ganharam um crachá da companhia, o que traz elementos do humor na criação, um dos principais elos para engajamento na atualidade.
— LUÍSA SONZA 🎾 (@luisasonza) May 18, 2022
Será que a partir de agora, no Brasil, as assinaturas de contratos vão se tornar “short contents” para fisgar a atenção do público e da mídia? É o fim da foto posada com brindes e taças de champanhe importado? Mais do que nunca, tudo faz parte de uma tática para notabilidade e geração de conteúdo. O futuro estratégico da indústria da música já iniciou.