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Sony Music e Eventim Brasil se unem ao Cubo Itaú para impulsionarem soluções inovadoras no entretenimento

A iniciativa tem o objetivo de impulsionar a indústria de entretenimento e cultura, especialmente através do desenvolvimento de soluções tecnológicas focadas na experiência do consumidor
Sony Music e Eventim Brasil se unem ao Cubo Itaú para impulsionarem soluções inovadoras no entretenimento
Sony Music e Eventim Brasil se unem ao Cubo Itaú para impulsionarem soluções inovadoras no entretenimento. Foto: Unsplash/Divulgação

A Sony Music e a Eventim Brasil, empresa de venda de ingressos, acabam de anunciar uma parceria com o Cubo Itaú, hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, que, desde 2015, conecta soluções para construir cases de inovação para o mercado. O Cubo Itaú é uma organização sem fins lucrativos que busca potencializar a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups.

A iniciativa tem o objetivo de impulsionar a indústria de entretenimento e cultura, especialmente através do desenvolvimento de soluções tecnológicas diferenciadas para otimizar a experiência das pessoas, consumidoras de música e público de eventos, colaborando na estratégia de negócios ou ainda em novos caminhos que ofereçam experiências inéditas e criativas que engajem os fãs, impulsionando artistas e suas músicas. Além disso, aprimorando a gestão de eventos e a venda de ingressos.

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“Nosso ambiente é essencialmente digital e as premissas são a música e a criatividade. Temos criado muitas soluções inovadoras com o time interno, mas, através dessa parceria com o Cubo, queremos mais visibilidade para o nosso negócio e atrair novos talentos, capazes de superar os desafios de um mercado dinâmico como o de entretenimento.”, diz Wilson Lannes, General Manager da Sony Music Brasil.

Wilson Lannes, General Manager da Sony Music Brasil

Wilson Lannes, General Manager da Sony Music Brasil. Foto: Divulgação

“Para nós, o desenvolvimento de soluções para aprimorar a experiência dos fãs brasileiros e otimizar as operações de eventos é o principal foco dessa parceria. Queremos debater novas ferramentas com empresas do ramo de tecnologia e entretenimento no Brasil e buscar melhorias para o consumidor e para o setor de entretenimento como um todo. É uma conexão benéfica para todos”, explica Jorge Reis, CEO da Eventim no Brasil.

Jorge Reis, CEO da Eventim no Brasil

Jorge Reis, CEO da Eventim no Brasil. Foto: @maicondouglasfotografia/Divulgação

Como a parceria promete impulsionar negócios no entretenimento?

O Cubo Itaú realiza a curadoria de startups em fase de tração e com alto potencial de escalabilidade para impulsionar os negócios e a economia. Por meio dele, gera-se densidade ao reunir na mesma rede de conexão: empreendedores experientes, corporações em constante inovação, os principais investidores do mercado e talentos dos mais diversos segmentos para atender a alta demanda por conhecimento tecnológico.

Portanto, o ecossistema desse projeto é formatado dessa forma:

  • As startups interessadas entrarão em contato com o Cubo Itaú e se inscreverão para ficar no banco de dados deles;
  • A Sony Music e Eventim, por meio do Cubo Itaú, vão propor os desafios e oportunidades para essas startups inscritas na plataforma para que elas ofereçam as soluções que ambas as empresas precisam.

Importância do Setor de Eventos para além do entretenimento

De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), com base em dados do Ministério do Trabalho e Previdência e IBGE, o setor de eventos de cultura e entretenimento gera atualmente 3,5 milhões de empregos, isso representa R$ 71,8 bilhões em massa salarial, o que equivale 3,7% do total de microempreendedores do país, superando os índices pré-pandemia.

Logo, a importância que transcende o setor e alcança a economia brasileira que recolhe R$ 42,3 bilhões em impostos federais com um faturamento anual que gira em torno R$ 291,1 bilhões.

Conforme dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), o mercado global de música registrou um aumento de 9% em 2022 em comparação com o ano anterior. No entanto, o mercado brasileiro apresentou um crescimento mais expressivo, atingindo 15,4%, ultrapassando a média mundial.

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O setor arrecadou um total de R$ 2,5 bilhões no mesmo ano, impulsionado principalmente pelo aumento significativo nos serviços de streaming, que representaram 86,2% do total das receitas. Destaca-se que a indústria fonográfica brasileira tem mantido um crescimento consistente nos últimos seis anos, conforme indicado pela entidade Pro-Música, alcançando a 9ª posição no ranking de países em 2022.

“O setor de entretenimento mostrou a sua força e potencial cada vez mais crescente, não apenas com as soluções de base tecnológica da última década, por meio dos mais variados produtos de streaming, mas principalmente depois do grande desafio que a pandemia global evidenciou. É um setor extremamente relevante não só para a economia nacional, como também é bastante valorizado pela população da América Latina, por isso, tem demonstrado boa recuperação ao longo dos meses. E há espaço para mais”, aponta Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.

Paulo Costa, CEO Cubo Itaú

Paulo Costa, CEO Cubo Itaú. Foto: Divulgação

O CEO do Cubo Itaú acrescenta: “Ter empresas como a Eventim e a Sony Music conosco é mais uma oportunidade de contribuir com os empreendedores, que podem fazer negócios para solucionar desafios do setor, além de melhorar a experiência da sociedade em variados eventos”.

É crucial dizer que a importância do setor de eventos vai além do entretenimento. Nós empregamos muitas pessoas e ajudamos a movimentar dinheiro de uma forma geral, principalmente após a pandemia, quando a retomada tem sido mais intensa. Além da força de trabalho diretamente ligada aos eventos, a área de entretenimento impulsiona uma economia indireta através do aumento da ocupação de hotéis, restaurantes, transporte aéreo e rodoviário entre outros e, explica o CEO da Eventim, Jorge Reis, que também é presidente da Associação Brasileira das Empresas de Venda de Ingressos (Abrevin).

De acordo com outro levantamento, feito desta vez pela Cortex, há mais de 12 mil startups no país, e entre elas há um grande interesse no setor. Sendo assim, a parceria entre a Sony Music Brasil, a Eventim e o Cubo também terá foco em conectar as grandes marcas e empresas do setor de entretenimento com startups focadas em inovação, com o objetivo de fortalecer os negócios entre entretenimento, cultura e inovação.

Foto: Unsplash

Futuro do Entretenimento em crescimento constante

Segundo dados da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2022–2026, produzida pela PwC, a previsão é que até 2026 a indústria global de Entretenimento & Mídia (E&M) deve chegar a US$ 3 trilhões em receitas. Isso demonstra o potencial do setor e as oportunidades de desenvolvimento, uma vez que a tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de escala.

PwC indica que Indústria de Entretenimento e Mídia no Brasil deve fechar 2022 com receita de US$ 33 bilhões

No Brasil, até 2026, o segmento chegará a US$ 39,9 bilhões em receitas, com um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 5,7%, superior ao global. Esse resultado é maior do que o projetado para o país no estudo anterior: 4,7% CAGR até 2025.

De acordo com o estudo, a pandemia acelerou as mudanças no comportamento do consumidor e na adoção de recursos digitais de uma maneira que afetará trajetórias de crescimento futuras. Alguns dos setores que obtiveram grandes ganhos em meio à pandemia não serão capazes de sustentar esse crescimento, enquanto outros continuarão a crescer a partir de um patamar mais alto.

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