O Festival de Verão Salvador divulgou nesta terça-feira (24) as atrações de sua 23ª edição. Sediado novamente no Parque de Exposições, nos dias 27 e 28 de janeiro, o evento idealizado e organizado pela Bahia Eventos repete o formato implementado por Zé Ricardo, diretor artístico desde o ano passado, com a realização de 15 encontros singulares e shows criados especialmente para a ocasião. Os ingressos já estão à venda no site da Sympla, acesse aqui.
A programação foi anunciada pelas apresentadoras da TV Globo Kenya Sade e Rita Batista em festa no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, que contou com pocket shows de Luísa Sonza, Baco Exu do Blues, Daniela Mercury, Teto, MC Cabelinho e Ilê Aiyê, todos nomes confirmados no line-up da próxima edição.
Leia Mais:
- Festival de Verão 2024 terá Ivete Sangalo, IZA, Gloria Groove e Teto; veja o line-up completo!
- Festival Sangue Novo: 80% do line-up é composto por artistas mulheres
- Festival de Verão Salvador confirma datas da sua edição em 2024
O Multishow e o Globoplay transmitem o evento, enquanto a TV Globo exibe os melhores momentos.
“É um prazer enorme apresentar ao Brasil um festival com tamanha qualidade artística e com encontros desta proporção. É uma oportunidade única para o público viver experiências musicais inéditas. Isso só contribui com o propósito do festival de ser cada vez mais diverso, plural e inovador. Queremos fazer do FV um evento único que surpreenda a cada edição”, celebra Rogério Bruxellas, diretor-presidente da Rede Bahia.
A programação
Segundo Zé Ricardo, a sensibilidade para perceber se haverá uma conexão profunda entre os artistas é um dos fatores chaves para a construção de um line-up criativo.
“Os encontros que funcionam nunca podem ser superficiais. Eles transcendem a afinidade musical e o talento, têm muito mais a ver com a conexão entre as pessoas envolvidas. O meu papel é apresentar, conversar, sugerir e abrir possibilidades, mas principalmente transmitir confiança. A profundidade do encontro dos artistas é fundamental. Aí quando vai para o palco, sempre vira uma coisa mais potente”, afirma Zé Ricardo, diretor artístico.
Os artistas da Bahia representam novamente a maioria entre as atrações. Os ícones da música baiana Bell Marques e Claudia Leitte irão cantar juntos pela primeira vez, enquanto Ivete Sangalo apresentará um show preparado exclusivamente para o festival e Daniela Mercury recebe as participações de Margareth Menezes e o grupo Ilê Aiyê.
Ainda dentro da seara local, o evento promove a confluência do rap com o pagode baiano, no encontro de Baco Exu do Blues com o grupo Psírico, a união dos tambores de Carlinhos Brown com o som pesado e eletrizante do Baiana System, além de uma apresentação solo do grupo Àttooxxá. No intercâmbio entre a Bahia e outros estados, o cantor Leo Santana recebe a cantora gaúcha Luísa Sonza enquanto o trapper Teto convida ao palco o amigo cearense Matuê.
A nova edição contará ainda com o show do cantor norte-americano CeeLo Green, autor dos sucessos ‘Crazy’ e ‘Fuck You’, um dos destaques da programação. Depois da parceria bem-sucedida nas músicas ‘Cachimbo da Paz’, de 1999, e, mais recentemente, ‘Cachimbo da Paz 2’, o cantor Lulu Santos, um dos maiores hitmakers do Brasil, recebe no festival as batidas e rimas de Gabriel o Pensador.
Seu Jorge se reúne com o rapper Mano Brown, Iza divide os microfones com Liniker, o pagode romântico de Thiaguinho dialoga com o samba vibrante de Maria Rita e o pop de Gloria Groove faz uma interseção com a música de Péricles, outro representante do pagode. Por fim, em um encontro de vozes do rap carioca, MC Cabelinho sobe ao palco com a participação de TZ da Coronel.
“Estou muito feliz com essa programação, é um line-up muito forte. Convidei alguns nomes que participaram da última edição para apresentarem shows completamente diferentes agora. Alguns deles vieram como artista convidado e nesta edição virão com seus próprios shows. É o caso da Gloria Groove, que na última vez foi convidada do show da Ludmilla, e volta nesta edição convidando Péricles. Quase todos os encontros são inéditos e acredito que nenhum deles tenha sido apresentado antes em Salvador”, afirma Zé Ricardo.
O Festival Verão é uma realização da Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a Salvador Produções.
Iniciativas sociais e ambientais
O Festival de Verão dá continuidade às causas sociais e ambientais que reforçam o compromisso do evento com a comunidade local e o meio ambiente. Idealizado pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e performer Marivaldo dos Santos, o projeto Quabales já atendeu mais de 6 mil crianças, jovens, adultos e terceira idade em oficinas culturais, ao longo de mais de dez anos de trajetória, no bairro Nordeste de Amaralina. Diante da sua relevância no cenário soteropolitano, o festival renova por mais um ano a parceria com a iniciativa – cuja banda foi ainda uma das atrações da edição de 2023 – com um programa de investimentos de recursos na ONG.
Na pauta de preservação ambiental, o #FV 23 terá – pelo segundo ano consecutivo – os selos de resíduo zero e evento neutro. O primeiro garante a não geração, separação na fonte, reciclagem e compostagem dos materiais descartados, e o segundo é conferido aos eventos que neutralizam as emissões inevitáveis de gases de efeito estufa ao longo da produção com ações ambientais compensatórias.
Na última edição, cerca de 60 catadores de materiais recicláveis deram um verdadeiro show de sustentabilidade e gerenciamento de resíduos em uma tenda instalada no evento. Os trabalhadores fizeram a triagem e prensaram mais de duas toneladas de resíduos sólidos produzidos durante o evento.
SERVIÇO
Festival de Verão Salvador 2024
Quando: 27 e 28 de janeiro de 2024
Onde: Parque de Exposições (Av. Luís Viana Filho, 1590 – Itapuã)
Vendas online, acesse aqui.