Imagens do show de reunião da banda Fleetwood Mac, de 1997, mais especificamente a performance da canção “Silver Springs”, estão circulando nas redes sociais, sobretudo no TikTok, enquanto fãs mergulham no drama fictício de um grupo de músicos que se desenrola em formato de série no Amazon Prime Video, intitulado “Daisy Jones & the Six”. O que ambas as coisas têm em comum? A nova produção do streaming não existiria sem a icônica apresentação.
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- “Daisy Jones & The Six”: veja as letras das músicas que já existiam no livro!
- Quem faz Billy? Conheça Sam Claflin, de “Daisy Jones & The Six”
- Quem é Daisy Jones? Conheça Riley Keough, de “Daisy Jones & The Six”
Muita gente anda resgatando a canção do Fletwood Mac e sua performance icônica nos últimos dias. Teve até usuário do TikTok dizendo que o episódio merecia inspirar uma adaptação dramática. Spoiler: já inspirou! Lançada em 3 de março, “Daisy Jones & The Six” ocupa esse lugar.
@rebecca.gif Excuse me while i go into a DEEP DIVE all about this #stevienicks #lindsaybuckingham #fleetwoodmac #rumours #silversprings ♬ Silver Springs (Live at Warner Brothers Studios in Burbank, CA 5/23/97) – Fleetwood Mac
A obra é baseada no romance de mesmo nome da autora americana Taylor Jenkins Reid, que afirmou ter se inspirado parcialmente na história da banda dos anos 70 para escrever o livro, principalmente depois de assistir às apresentações de Fleetwood Mac na TV.
Riley Keough (Daisy Jones) e Sam Claflin (Billy Dune) protagonistas da série, tentaram desafiar a química palpável entre Stevie Nicks e Lindsey Buckinham – membros do grupo real – durante o show que se tornou viral recentemente.
screaming pic.twitter.com/gJtjUTwZgQ
— amanda ❁ djats spoilers (@iIIicitdaisy) March 20, 2023
A apresentação em questão aconteceu no show de reunião do Fleetwood Mac no Warner Bros. Studios em Burbank, Califórnia, em maio de 1997, e mostrou a banda tocando “Silver Springs“, o lado B do single “Go Your Own Way” do famoso álbum “Rumors”. O POPline separou todos os detalhes da apresentação e outras inspirações que quem ama a banda, vai adorar saber sobre a série. Vem ver!
Como a lendária apresentação de Silver Springs inspirou ‘Daisy Jones & the Six’
Stevie Nicks escreveu “Silver Springs” sobre o fim de seu relacionamento romântico com o colega de banda Lindsey Buckingham. A princípio, ela queria incluí-la em “Rumors”, mas Mick Fleetwood, outro integrante, removeu a faixa em favor de sua outra música, “I Don’t Want to Know”.
Eles acabaram colocando “Silver Springs” no lado B de “Go Your Own Way” e a faixa foi escolhida para cantar no reencontro. A formação histórica de Fletwood Mac chegou ao fim em 1987. Em uma entrevista à MTV no ano da reunião, Stevie Nicks explicou que queria que a música deixasse Lindsey Buckingham saber: “Estou tão brava com você. Você vai me ouvir no rádio pelo resto da vida e isso vai te irritar. Espero que isso o incomode”.
Leia mais:
- Ouça as músicas da série “Daisy Jones & The Six”!
- Série “Daisy Jones & The Six” corta personagem do livro
- Daisy Jones & The Six agora existe: conheça o elenco da série musical!
Ao Classic Album, um ano depois, a cantora ainda revelou: “Eu escrevi ‘Silver Springs’ sobre Lindsey. E nós estávamos em algum lugar em Maryland dirigindo sob uma placa de estrada que dizia Silver Spring, Maryland”, lembrou ela com ironia. “E adorei o nome… Silver Springs parecia um lugar fabuloso para mim. E quando a letra diz que ele poderia ter sido minha “fonte de prata” é um símbolo do que ele poderia ter sido para mim”.
“Eu queria que as pessoas dessem um passo para trás e realmente observassem e entendessem como era o relacionamento com Lindsey”, completou Nicks.
Taylor Jenkins Reid disse ao The Guardian em 2019 que a performance de “Silver Springs’” foi uma grande inspiração para o livro, além de inspirar uma das canções originais de Daisy Jones, “Regret Me“. A cena inspirada na série acabou ficando com a faixa The River, no entanto.
“Esse conceito do direito da mulher de ficar com raiva é totalmente baseado em Stevie Nicks cantando ‘Silver Springs’ para Lindsey Buckingham durante o show de reunião, The Dance, em 1997”, disse a autora. “Sempre fiquei muito emocionada com o fato de Stevie Nicks cantar aquela música do jeito que ele cantava naquela época”, continuou.
Sam Claflin, que interpreta o líder Billy Dunne na série, disse à revista Elle que um amigo também lhe enviou a apresentação antes dele fazer o teste para o papel: “Ele disse: ‘Apenas canalize isso, cara.” Depois de conseguir o papel, o ator compartilhou a cena com sua co-estrela, Keough, que interpreta Daisy Jones.
“Ela pensou: ‘Uau, são Billy e Daisy’”, disse ele. “Então, acho que, de certa forma, queríamos canalizar essa energia.”
Em uma entrevista para MTV, Sam Claflin ainda analisou a cena mais a fundo: “É muito eletrizante; a química entre Lindsey Buckinham e Stevie Nicks, o contexto do que o Fleetwood Mac passou até aquele momento e conhecendo a história por trás disso e a história por trás deles como um casal, seu relacionamento, isso carrega muito mais peso”.
Daisy Jones & The Six & Tretas & Términos
A formação mais famosa do Fletwood Mac tem seus cinco integrantes, enquanto Daisy Jones & The Six conta com seis. Mesmo assim, traços de personalidade e um pouco da história dos integrantes são bastante similares entre as bandas. Daisy tem muito de Stevie Nicks, assim como Billy tem muito de Lindsey Buckingham, Graham tem muito de John McVie e Karen tem muito de Christine McVie.
Em entrevista ao Hello Sunshine em 2019, a autora da obra disse mais sobre sua ‘obsessão’ pelas turbulências passadas pelos membros da banda as quais culminaram em sua escrita, sobretudo na gravação do álbum mais icônico, “Rumors“.
“Continuei voltando àquele momento em que Lindsey assistiu Stevie cantar ‘Landslide. Como parecia tanto com duas pessoas apaixonadas. E, no entanto, nunca saberemos verdadeiramente o que viveu entre eles. Eu queria escrever uma história sobre isso, sobre como as linhas entre a vida real e a performance podem ficar borradas, sobre como cantar sobre velhas feridas pode mantê-las frescas.”
No auge de sua pesquisa, Taylor Jenkins Reid se viu paralisada por sua dinâmica. “Chegou ao ponto em que eu estava dirigindo meu carro e pensei: só quero saber se Stevie Nicks e Lindsey Buckingham dormiram juntos depois de Rumors”, disse ela ao The Guardian. “Eu me ouvi pensar isso – e isso é insano. Eu me sinto tão próxima deles, mas é porque eles estão escrevendo sobre coisas universais de uma maneira específica com a qual tenho uma conexão.”
LEIA MAIS:
- Série “Daisy Jones & The Six” (com neta de Elvis Presley) divulga fotos oficiais
- 3 séries em que Reese Witherspoon não atua mas é produtora executiva
- “Daisy Jones & The Six” terá 2ª temporada?
A tempestuosa produção de “Rumours”, que ganhou o Grammy de álbum do ano – e vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo – também foi agravada pelo divórcio do baixista John McVie e da falecida tecladista Christine McVie, após oito anos de casamento. Essa fissura é refletida pelo baixista do Six, Graham Dunne (interpretado por Will Harrison), e pela tecladista Karen Sirko (Suki Waterhouse), cuja separação coincide com a separação de Billy e Daisy durante a turnê de seu álbum, “Aurora”.
Na vida real, os rumores também continham a separação do casamento de Mick Fleetwood e as origens de um caso de amor entre ele e Nicks, pouco tempo depois que a vocalista se separou de Lindsey.
“Nós terminamos porque estar naquela banda era muito difícil para um relacionamento”, disse ela à Chum Radio em 2001 sobre a ascensão meteórica da banda na década de 1970.
“Quero dizer, acho que é por isso que Lindsey e eu, e Chris e John, terminamos; a banda ficou tão grande tão rápido que ficamos todos, tipo, maravilhados, sabe. E foi quase como, não podemos fazer isso. Não podemos. Isso está destruindo nosso negócio. O negócio da Fleetwood Mac está sendo destruído por esses relacionamentos. E… nenhum de nós [estava] disposto a desistir da banda”.
Embora Buckingham e Nicks continuassem a trabalhar juntos de forma harmoniosa por mais anos, a paixão entre eles sempre seria um problema. “Você pensaria que, depois de todos esses anos, não haveria mais nada para trabalhar. Mas, estranhamente, o relacionamento de Stevie e o meu ainda é um trabalho em andamento ”, disse ele à CBS em 2015.
Rumores (rs) ainda afirmam que os bastidores de “Rumors” foram caóticos assim como os de “Aurora”, e que por conta dos términos, os integrantes mal se olhavam na cara quando compareciam ao estúdio para gravar. Os bastidores em Daisy Jones não foram lá muito amigáveis e os personagens se aproximaram muito dos términos catárticos.
Outros artefatos inspirados no Fleetwood Mac estão espalhados pela série. Algumas das apresentações do show foram filmadas em Sound City, “onde Fleetwood Mac fez seu primeiro álbum de Lindsey e Stevie e tudo parecia real e ótimo para nós“, disse o co-criador Scott Neustadter à Vanity Fair. “Regret Me” é baseado em “Silver Springs” de Nicks, que inclui a frase: “Você nunca vai fugir do som da mulher que te ama“.
Taylor Jenkins Reid ainda ‘pegou no ar’ que Stevie e Lindsey nunca se superaram totalmente e foi exatamente o que quis passar em sua obra. Mesmo que não tenham acabado juntos, Daisy e Billie ficam para sempre registrados fortemente no coração um do outro, assim como no dos fãs. As tretas não sustentaram nenhuma das duas bandas, ou qualquer um dos romances, mas em ambos os universos ficam marcados como um dos maiores grupos de todos os tempos.
Já ouviu? Além de tudo, a sonoridade do “Aurora”, já disponível, é bem parecida com Fletwood Mac. Foi a gente que pediu sim <3
Todos os episódios de “Daisy Jones & The Six” estão disponíveis na Amazon Prime Video.