A declaração polêmica de MC Pipokinha, em que ela desmerece profissionais da educação e compara o seu cachê com o salário de professores, segue reverberando com consequências contratuais para a artista. Os organizadores do Spotted Fest publicaram um comunicado no perfil oficial do evento, nesta quinta-feira (9), para informar a retirada do show da funkeira da programação.
LEIA MAIS:
- Web resgata vídeos de MC Pipokinha simulando relação “pai e filha” em site pornô
- Com polêmicas pipocando, MC Pipokinha emplaca clipe no topo do YouTube
- Alô, Ministério Público! Fala infeliz de MC Pipokinha irrita professores
- Aos gritos, MC Pipokinha se revolta ao reservar quarto de hotel e encontrar bagunça
A empresa responsável pela produção, assim como o público alvo do evento, tem forte caráter universitário, sendo formada por ex-alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Desde o ano passado nosso time vem acompanhando o engajamento da MC Pipokinha e sua repercussão“, começa a nota.
“Até certo momento era um ambiente legal, descontraído, com memes e por aí vai, entramos na onda. Das últimas semanas pra cá, diversas declarações controversas mudaram nossa visão sobre a cantora e no dia 06/03 tomamos ciência de suas novas declarações com comportamento desnecessário de ataque a professores“, continuou o texto.
“Nosso festival nasceu em um ambiente acadêmico, foi acolhido pela UFRN, seus estudantes, e ganhou projeção nacional durante esses quase 10 anos de existência“, explica a nota. “Compactuar e financiar pessoas que se utilizam de personagens para exceder os limites do bom senso não fazem parte da resenha e é por isso que a atração MC Pipokinha não fará mais parte do lineup do nosso evento”, confirmou o evento.
Soltei uma nota formal sobre a Pipokinha mas acho que não podemos parar por aí.
Disclaimer:
O lado “difícil” de ter um setor jurídico é que ele realmente pede pra vc esperar tudo. Acompanhei as cobranças de vocês esses dias sim. Mas bora lá…Eu, assim como vários outros… https://t.co/ge2foksxLH pic.twitter.com/EXdTKinVkD
— reitor da ufrn (@SpottedUFRN) March 9, 2023
O festival explicou que outros nomes serão divulgados em breve. Pipokinha está escalada para vários eventos universitários nos próximos meses, inclusive a Copa Inter Atléticas (C.I.A) e o Integra Inter.
MC Pipokinha x professores
Um novo dia, uma nova polêmica de MC Pipokinha. Dessa vez, a autointitulada “Rainha da p*taria” mexeu com a classe dos professores e recebeu uma série de críticas na internet. Recentemente, um seguidor da funkeira contou à ela que tinha discutido com uma professora que teria “falado m*rda” sobre Pipokinha. A mensagem foi suficiente para que ela aconselhasse o fã, de maneira a protegê-lo, mas ao mesmo tempo ferisse a honra e a dignidade de toda uma classe de professores. Pegou (muito) mal e a web não perdoou!
VEJA: Mc Pipokinha sobre fã que discutiu com professora por conta dela:
“Tem nada pra fazer em casa não, tem que ser professora, (…) coitada meu baile tá 70 mil, 30 minutinhos em cima do palco, ela não ganha nem 5 mil sendo professora”, diz MC Pipokinha. pic.twitter.com/08wsQ5fCUD
— Miguel (@miguelljvc) March 7, 2023
LEIA MAIS:
- MC Pipokinha revela o faturamento com site de conteúdo adulto
- MC Pipokinha debate sobre assédio em live: Está em todos os lugares
- MC Pipokinha rebate ataques e machismo no funk: Isso é meu trabalho
“Discuti com minha professora por sua causa, não gosto de ninguém falando m*rda sobre você”, dizia a mensagem que a MC recebeu através de uma caixinha de perguntas no story do Instagram.
Foi aí que Pipokinha se perdeu. Ela poderia facilmente ter aconselhado o fã até mesmo com um recado clichê, como “não é legal discutir com sua professora”, “obrigada por me defender, mas é importante reconhecer que cada um tem sua opinião” ou simplesmente “foque nos estudos!”. Claramente na defensiva, a MC foi bacana com o seguidor, mas partiu para a humilhação no que se refere àqueles que lecionam.
É notável que o início de seu discurso representa uma tentativa de “defender” o fã e aconselhá-lo de uma forma para que este “não se desse mal” na escola. Pipokinha diz que não vale à pena entrar numa discussão já que um professor poderia, em retaliação, reprovar o aluno, passar mais trabalhos, dentre outras ações. Não que evitar um embate desses com alguém em posição de superioridade deva se limitar às possíveis consequências do ato, mas ela poderia ter parado por aí.
“Coitada, deixa ela. O meu baile tá 70 mil, 30 minutinhos em cima do palco eu ganho 70 mil reais. Ela não ganha nem 5 mil sendo professora às vezes. Precisa estudar muito. Discute com ela, não. Discute, não”, proferiu Pipokinha, em tom debochado e desdenhando do salário da classe.
A defensiva de Pipokinha a deixou tão cega que ela certamente não realizou o quão injusta foi a comparação que traçou, diante de um público virtual de mais de 3,1 milhões de seguidores. Sobretudo quando se refere à uma profissão de extrema importância para o avanço da sociedade, cujo ofício é desvalorizado e seus direitos, sucateados, em um problema social que já se desdobra em décadas.
Talvez não agora, no auge do sucesso, mas em algum momento Pipokinha há de realizar a seriedade disso.
Veja a repercussão na web:
Sou professora, meu bem! Me orgulho da minha profissão e estudei muito sim! Salário não tem nada a ver com estudar menos ou estudar mais, infelizmente! E esse desmerecimento e desrespeito com essa profissão ou com qualquer uma, só mostra o quão medíocre é vc!
— Paloma (@Palomapcorreaa) March 7, 2023
Eu como professora, até respeito o trabalho nela na música mesmo a música dela sendo um exemplo de sexo ao vivo, mas é ótimo ver uma mulher ganhando espaço, PORÉM como pessoa ela é uma arrogante e desrepeitosa com as pessoas de graça, deveria ir ela estudar!!
— Misty (@mistydorey) March 7, 2023
Ela ta refletindo o pensamento do brasileiro médio, um país que vê professores como inimigos nunca vai dar certo.
— si ️ (@SilorDayas) March 7, 2023