Connect with us

O que está procurando?

#ROCKline

Show do Mayhem em Brasília também deve ser cancelado; entenda o motivo!

Assim como em Porto Alegre, banda não deve seguir com sua apresentação na capital do Brasil devido a apologias nazistas
Show do Mayhem em Brasília também deve ser cancelado | Foto: Getty Images

Depois de Porto Alegre, a banda norueguesa de black metal Mayhem deve ter outra apresentação desmarcada no país.

LEIA MAIS: 

Show do Mayhem em Brasília também deve ser cancelado | Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (16), o deputado distrital Fábio Felix entregou uma representação à Polícia Civil do Distrito Federal e ao Ministério Público do DF e dos Territórios para vetar o a exibição da banda norueguesa na capital brasileira.

O MP pede revogação de licença ou alvará referente ao show do grupo, além do descadastramento e a tomada das providências necessárias para que o evento não aconteça e, claro, a interrupção da divulgação e venda de ingressos.

De acordo com o texto enviado pelos promotores (via G1), “há evidências de que integrantes e ex-integrantes da banda estão envolvidos com apologias neonazistas, suicídio, canibalismo e assassinato, além de diversos tipos de violências e discriminações, incluindo queima de igrejas, referências à extrema violência, incitação à mutilação, declarações racistas e antissemitas, entre outros”.

Eles acrescentaram ainda que “a liberdade de expressão tem relevante papel no Estado Democrático de Direito, mas não pode implicar na aceitação jurídica da promoção de discurso de ódio e/ou do ataque, em espaço público ou privado, de qualquer indivíduo, grupo ou coletividade.”

O show, no entanto, ainda está marcado para próxima quarta-feira (22), no Guará. A venda de ingressos também está aberta, assim como a divulgação do show nos perfis oficiais da banda e do espaço, que continuam acontecendo normalmente.

Em nota divulgada pelo Jornal Metrópoles, a Toinha Brasil Show – empresa responsável pela organização da apresentação – informou que vai cancelar a apresentação do grupo “caso seja constatado pelos órgãos competentes indícios de apologia ao nazismo”.

Cancelamento do show em Porto Alegre

O show estava previsto para a próxima nesta terça-feira (21), no Bar Opinião, localizado na Cidade Baixa. No entanto, foi cancelado sob a justificativa de preservação de integridade física do público, dos funcionários do Opinião e da própria banda, segundo a produtora Ablaze. A manifestação contra a apresentação teve, também, o apoio parlamentares. Leia o comunicado feito pelo estabelecimento:

“O Opinião considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos. Por isso, o Bar Opinião não irá receber o show da banda Mayhem”, disse a empresa por meio de nota publicada no Instagram.

A decisão de não realizar fez com que a banda prontamente se manifestasse. A nota foi assinada nominalmente pelo baterista Jan Axel Blomberg, mais conhecido pelo nome artístico Hellhammer.

“O Mayhem é uma entidade não política com milhares de fãs ao redor do mundo, com todos os tipos de experiência e todos os tipos de crenças, ideias e preferências, e todo fã do Mayhem é tratado com o mesmo respeito. Nem a banda nem nenhum de seus membros apoiam o racismo, a homofobia ou qualquer outro “crime de ódio”. Embora relatos contrários a isso tenham circulado no passado a respeito de membros individuais da banda, isto é algo distante no passado e nunca foi considerado como nenhuma forma de posição oficial para a banda. Cada pessoa nesse mundo vive e tem que responder por seus atos, ações e ideias e serão julgados de acordo; qualquer forma de julgamento baseada na vivência de uma pessoa, na sua cor de pele, preferência sexual ou qualquer coisa que eles não possam ter o controle a respeito é um ato de fraqueza e será rejeitado pela banda.

Qualquer fã de Mayhem é bem-vindo nos shows, independente de suas vivências, crenças ou orientação, desde que eles não perturbem os outros. O Mayhem acredita em maximizar seu potencial e libertar sua mente de pensamentos e ideias opressivas. Qualquer um ou qualquer coisa que diminua você é seu verdadeiro inimigo. Conceitos mundanos e questões sociais estão abaixo da liberdade da mente.

Jan Axel & Mayhem”

O que motivou tais cancelamentos?

Além de outras situações que vêm “pipocando” nas redes, a pressão se baseou em declarações do baterista da banda, Jan Axel Blomberg, também conhecido como “Hellhammer”, que se opôs à mistura étnica e à presença de imigrantes na Noruega. Símbolos relacionados ao regime nazista presentes em imagens do grupo também fundamentaram os pedidos de cancelamento.

LEIA MAIS: 

Segundo consta no livro “Lords of Chaos”, o músico declarou: “Nós não gostamos de negros aqui. O black metal é para pessoas brancas… Estou convencido que há diferenças entre raças, assim como em todo o resto. Acho que, como animais, algumas raças são mais… sabe, como gatos são mais inteligentes do que pássaros ou vacas, ou até a cachorros, acho que esse é o caso entre raças diferentes”.

Outro momento da banda fazendo tal apologia foi resgatado nas redes. Trata-se de um show em 2007:

 

 

Destaques

#Internacional

Depois de 16 anos, o The Cure está adicionando mais um registro a sua celebrada discografia. Chegou nesta sexta-feira (01) o inédito “Songs of...

#Internacional

O Linkin Park está confirmado Cerimônia de Abertura da final do Mundial League of Legends 2024. A performance acontece no próximo sábado, dia 02...

#Internacional

A treta dos ingressos envolvendo a turnê de reunião do Oasis em 2025 ganhou um novo capítulo. Mais de 50 mil tickets para as...