Show de Consciência Negra de Devassa exalta cultura preta e emociona público em Salvador
‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’ aconteceu na noite de ontem (26) na Concha Acústica em Salvador
O espetáculo gratuito que reverenciou a cultura preta, ‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’, promovido por Devassa, aconteceu na noite de ontem (26) na Concha Acústica, em Salvador. Com parcerias inéditas, o público que lotou o espaço – nos limites permitidos pela Organização Mundial da Saúde – e entoou clássicos da música brasileira que ganharam releituras especiais.
> ‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’: 10 momentos destacam relevância do projeto; veja
Carlinhos Brown, Larissa Luz e Criolo fizeram apresentações que exaltaram a potência cultural preta. WD, participante da 10ª temporada do “The Voice Brasil”, Jéssica Ellen e Banda Didá completaram o line-up do evento promovido por Devassa , e emocionaram o público em interpretações únicas. Rafa Porrada, Lukinhas e Stephanie, cantores e novos talentos que fazem parte do projeto “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto”, esbanjaram dom em forma de canção no palco.
O show foi transmitido ao vivo em território nacional no YouTube.com/Devassa e no canal de TV por assinatura Bis, e terá reprises no Multishow. Confira o show na íntegra abaixo:
O show contou com a presença de artistas, profissionais da imprensa e influenciadores digitais, como os embaixadores da Devassa, Camilla de Lucas, Thaynara OG e Romero Ferro, e personalidades como João Luiz e Tia Má.
‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’
O espetáculo que reverenciou a Consciência Negra foi produzido pelo DJ baiano Rafa Dias, do grupo Àttøøxxá, em cocriação com Brown e Larissa, o show celebrou os ritmos originários dos guetos que inspiraram uma música inédita da marca na série de Devassa “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto” cocriada pela cantora IZA e jovens talentos das periferias brasileiras.
> IZA apresenta jovens talentos na série “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto”
A cultura preta é um dos principais pilares trabalhados por Devassa no seu posicionamento “Tropical Transforma”, que enaltece a criatividade brasileira na música. Portanto, é uma marca que se conecta com o público por meio das origens e das identidades dos guetos.
No espetáculo desta sexta (26), a atriz Nara Gil deu vida à apresentadora de rádio DJ Afroblack, em alusão à sua famosa personagem DJ Black Boy na novela “Armação Ilimitada” (1985-1988), para narrar os três blocos temáticos do espetáculo, com releituras de hinos nacionais.
Primeiro Ato: Samba
O ponto de partida de “Encontros Tropicais: Frequências do Gueto” foi o Samba, ritmo que nasceu marginalizado, já foi proibido e desde sempre retrata a realidade das periferias trazendo em suas letras cheias de suingue e malemolência a mensagem de resistência – que segue fazendo escola no rap e no funk atuais.
Nesse bloco, sambas clássicos de Dona Ivone Lara e Leci Brandão ganharam texturas tropicalizadas nas vozes dos anfitriões Carlinhos, Larissa e Rafa, com a batucada que balança o gueto desde o início do século.
Segundo Ato: Black Music
O segundo ato do show abrou espaço para a Black Music dos anos 1970 e 1980, com o soul, a disco e a tecnologia eletrônica invadindo as pistas de dança no Brasil. O momento baile, com o protagonismo da dança, refletiu sobre como num momento de grande repressão e autoritarismo a criatividade tropical conseguiu se reinventar no gueto, e um movimento de orgulho e exaltação da cultura negra ganha forma –dando origem inclusive ao Dia da Consciência Negra, data criada pelo Movimento Negro na década de 1970.
Os convidados WD e Jéssica Ellen se uniram aos anfitriões Carlinhos, Larissa e Rafa para revisitar sucessos de Cassiano, Tim Maia e Jorge Ben Jor.
Terceiro Ato: anos 1990
O terceiro e último bloco do espetáculo chegou aos anos 1990, quando a herança rítmica da música de pista tropicaliza a raiz ancestral para criar novas sonoridades. É a atualidade, a profusão de ritmos, do funk carioca ao pagodão, do rap, ao trap e ao afrobeats que explode atualmente nas periferias.
É a nova história da música popular brasileira que continua nascendo e resistindo nos guetos. Nesse ato, os convidados Criolo, WD e Banda Didá e os anfitriões Carlinhos, Larissa e Rafa dividiram os vocais com talentos de periferias brasileiras descobertos por Devassa na série “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto”.
No final de outubro, Devassa lançou a série “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto”, disponível gratuitamente no Globoplay, em que nove novos talentos de periferias se unem à cantora IZA para cocriar uma música inédita que exalta a potência cultural dos subúrbios, ainda não lançada oficialmente. Carlinhos Brown e Larissa Luz também participam desta produção.
‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto foi idealizado e produzido pela Atenas Comunicação, com direção artística de Coy Freitas, direção artística e roteiro de Elisio Lopes, coreografia do Zebrinha, conteúdo artístico Bruno Zambelli, conteúdo estratégico digital HNK Lab e mídia digital da iProspect (Red Star).
Especial Publicitário