‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’: 10 momentos destacam relevância do projeto; veja

Criolo, Larissa Luz, Carlinhos Brown, Jéssica Ellen e WD participam de Coletiva de Imprensa do ‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’ e falam sobre a relevância da iniciativa promovida pela Devassa

‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’: a cultura preta e ancestralidade em reverência. A Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) em Salvador reuniu na tarde de ontem (26) os artistas e profissionais envolvidos no espetáculo promovido pela Devassa, “Encontros Tropicais: Frequências do Gueto”, em uma verdadeira experiência de catarse, na qual destacaram a relevância e o legado construído pelo projeto.

Carlinhos Brown, Larissa Luz e Criolo realizam show gratuito em Salvador

Carlinhos Brown, Rafa Dias, Vanessa Brandão (Diretora de Marketing da Devassa) e Larissa Luz, durante a Coletiva de Imprensa do 'Encontros Tropicais: Frequências do Gueto'
Carlinhos Brown, Rafa Dias, Vanessa Brandão (Diretora de Marketing da Devassa) e Larissa Luz, durante a Coletiva de Imprensa do ‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’. Foto: Divulgação/Devassa

Produzido pelo DJ baiano Rafa Dias, do grupo Àttøøxxá, em cocriação com Brown e Larissa, o show que aconteceu ontem (26) na Concha Acústica, celebrou os ritmos originários dos guetos que inspiraram uma música inédita da marca na série de Devassa “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto” cocriada pela cantora IZA e jovens talentos das periferias brasileiras.

Durante a Coletiva de Imprensa, estiveram presentes: Vanessa Brandão (Diretora de Marketing Devassa), Rafa Dias (do grupo Àttøøxxá – DJ e produtor do show), Larissa Luz (cantora e produtora do show), Carlinhos Brown (cantor e produtor do show), Criolo, Jessica Ellen, Banda Didá, WD e Rafa Porrada, Lukinhas e Stephanie (cantores e novos talentos que fazem parte do projeto Criatividade Tropical).

O sonho e a coletividade pautam a série “Criatividade Tropical” estrelada por IZA

‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’: 10 momentos destacam a relevância do projeto

Na Coletiva de Imprensa, os profissionais envolvidos exaltaram que a cultura preta é um dos principais pilares trabalhados por Devassa no seu posicionamento “Tropical Transforma”, que enaltece a criatividade brasileira na música. Portanto, é uma marca que se conecta com o público por meio das origens e das identidades dos guetos.

1- “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto”

No final de outubro, Devassa lançou a série “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto”, disponível gratuitamente no Globoplay, em que nove novos talentos de periferias se unem à cantora IZA para cocriar uma música inédita, que exalta a potência cultural dos subúrbios, ainda não lançada oficialmente. Carlinhos Brown e Larissa Luz também participam desta produção.

Na Coletiva, Vanessa Brandão, Diretora de Marketing Devassa, destacou a importância desse projeto e como foi importante esse encontro com talentos como Stephanie, Lukinhas e Rafa Porrada.

Rafa Dias, Vanessa Brandão (Diretora de Marketing de Devassa) e Larissa Luz.
Rafa Dias, Vanessa Brandão (Diretora de Marketing de Devassa) e Larissa Luz. Foto: Devassa/Divulgação

2- Três Atos no espetáculo “Encontros Tropicais: Frequências do Gueto”

A atriz Nara Gil deu vida à apresentadora de rádio DJ Afroblack, em alusão à sua famosa personagem DJ Black Boy na novela “Armação Ilimitada” (1985-1988), para narrar os três blocos temáticos do espetáculo: Samba, Black Music dos anos 1970 e 1980 e Anos 1990, com releituras de hinos nacionais.

Rafa Dias, Produtor e DJ baiano do grupo Àttøøxxá, falou do desafio de síntese e recorte histórico de um acervo tão extenso que é o da cultura musical de influência e origem preta. Segundo o produtor, foi pensado de uma forma estratégica, levando em consideração as novas sonoridades e como a música é consumida atualmente, e que o público “iria sentir a energia que a gente quer passar” por meio dessas homenagens.

O espetáculo que reverenciará a Consciência Negra foi produzido pelo DJ baiano Rafa Dias, do grupo Àttøøxxá,
O espetáculo que reverenciará a Consciência Negra foi produzido pelo DJ baiano Rafa Dias, do grupo Àttøøxxá. Foto: Devassa/Divulgação

3- Repertório Musical

Larissa Luz, cantora e uma das produtoras do show, destaca que a construção do repertório e os artistas homenageados, que tiveram seus sucessos revisitados como: Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Cassiano, Tim Maia e Jorge Ben Jor; foram bem representados.

“Trouxemos pontos relevantes, artistas que foram muito relevantes dentro da construção dessa história, além de uma releitura contemporânea de clássicos musicais. É um show que traz discurso, corpo, vivência, traz a periferia para o centro, traz a história do gueto para o centro da história, centro de tudo, que começou no projeto ‘Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto’“, afirma Larissa.

Cantora, compositora e produtora musical, Larissa Luz. Foto: Devassa
Cantora, compositora e produtora musical, Larissa Luz. Foto: Devassa/Divulgação

4- Os contextos rítmicos e os Brasis

“Quando a gente tá aqui em ‘Criatividades Tropicais’ é muito importante contextualizar: que os Guetos devolvem ao Brasil, talvez o que o Brasil não esperava“, analisou Carlinhos Brown ao falar da musicalidade que transborda dos guetos e que são importantes para criarmos ações e projetos, como o da Devassa, que destacam o protagonismo histórico preto, base do Brasil.

Cantor, compositor e produtor musical, Carlinhos Brown. Foto: Devassa
Cantor, compositor e produtor musical, Carlinhos Brown. Foto: Devassa/Divulgação

5- Profissionais Pretos em Destaque

Do palco aos bastidores, ‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’ foi liderado por profissionais negros. O show foi idealizado e produzido pela Atenas Comunicação, com direção artística de Coy Freitas, direção artística e roteiro de Elisio Lopes, coreografia do Zebrinha, conteúdo artístico Bruno Zambelli, conteúdo estratégico digital HNK Lab e mídia digital da iProspect (Red Star).

6- A Retomada

‘Encontros Tropicais: Frequências do Gueto’ também marca o período de reencontros e a retomada dos shows, com os protocolos de segurança adotados pela Organização Mundial de Saúde, aos shows presenciais.

Criolo destacou: “o quanto é especial você estar em um projeto, encontrar os nossos e o quanto as pessoas estão se amando e se apoiando para fazer o melhor espetáculo possível que foi muito além das coisas que vocês possam imaginar. E que esse momento possa ir além“.

Cantor e compositor Criolo.
Cantor e compositor Criolo. Foto: Devassa/Divulgação

7- Acolhimento e Oportunidades

Na coletiva, a artista Stephanie, cantora de Rap e talento da “Criatividade Tropical”, se emocionou em sua fala e contou o quanto ela se dedicou por anos para estar em uma iniciativa, como essa que a Devassa proporcionou. Para a artista, mãe de dois filhos, o “Frequências do Gueto” a possibilitou estar próximos de ídolos, como Carlinhos Brown, e trouxe momentos que ela irá lembrar por toda a vida.

“Mais amor, eu tô cansado de perder meus parceiros, tá ligado?!”, Rafa Porrada fez um desabafo em sua fala, na qual ele destaca que mesmo em um momento de oportunidades como esse, ainda a realidade é muito difícil para jovens de periferia e almeja que a sua voz também seja força de transformação para a nova geração.

Lukinhas, Stephanie e Rafa Porrada, talentos do Criatividade Transforma da Devassa
Lukinhas, Stephanie e Rafa Porrada, talentos do “Criatividade Transforma” da Devassa. Foto: Devassa/Divulgação

8- Encontros Musicais Inéditos

“Eu queria agradecer a todo mundo da equipe, da Devassa, mais especialmente à Larissa Luz pela generosidade, para mim está sendo uma experiência muito linda cantar com você e trocar essa energia! Acho que a arte é muito generosa e não tem outro caminho. E poder viver isso, olhar no olho, trocar essa energia, acho que o público irá sentir e eu tô muito alegre!”, diz Jessica Ellen.

A cantora convidada cantou com Larissa Luz a canção “Nem Vem Que Não Tem” de Wilson Simonal, em um encontro musical inédito promovido pelo espetáculo da Devassa.

Cantora Jessica Ellen, na Coletiva do “Encontros Tropicais: Frequências do Gueto” da Devassa
Cantora Jessica Ellen, na Coletiva do “Encontros Tropicais: Frequências do Gueto” da Devassa. Foto: Devassa/Divulgação

9- Ancestralidade

O local escolhido para o espetáculo foi a Concha Acústica, um dos espaços mais conhecidos de Salvador, com mais de 50 anos em atividade. No espaço, os artistas possuem o privilégio de enxergar sua plateia inteira, de baixo para cima. Esta troca de energia particular é possibilitada pela semi-arena ao ar livre, com sua arquibancada colorida que permite boa visão de cena de qualquer ponto. Todo mundo se vê.

A Concha Acústica é cenário de inesquecíveis histórias e está no coração de muita gente. Isto se deve à sua permanente jovialidade, sua disposição à diversidade, sua identidade tão reconhecida. Uma de suas características mais marcantes é a espontaneidade da ocupação do espaço, sob céu aberto, sem lugares marcados, em que se pode circular e interagir com alegria.

10- Evento gratuito, transmissão ao vivo e protocolos sanitários

Os ingressos gratuitos, limitados a 800 pares, foram resgatados no site do evento, possibilitando que o público pudesse conferir o show de forma presencial e segura. Além disso, a transmissão ao vivo aconteceu no YouTube.com/Devassa e no canal de TV por assinatura Bis, e terá reprises no Multishow.

“Encontros Tropicais: Frequências do Gueto” foi realizado a partir do avanço da vacinação contra a Covid-19 em Salvador. O evento segue os protocolos de segurança do município, do Estado da Bahia e da Organização Mundial da Saúde: fluxo de 1.600 pessoas sentadas na plateia ao ar livre e com distanciamento.

O espetáculo também exigiu apresentação do comprovante vacinal e a aferição de temperatura do público, além de ter oferecido infraestrutura para sanitização.

Especial Publicitário