Menu
in

Shazam lança novo ranking global e testa identificação de músicas na web

Brasil receberá sua própria parada de Pop, Hip-Hop/Rap e Dance

Foto: Divulgação/Shazam/Tones and I/BTS

O Shazam, que pertence a Apple, lançou 18 novas paradas globais de gêneros musicais, incluindo: pop, hip-hop / rap e dance para 13 países, inclusive o Brasil, e uma parada de música country nos EUA, à medida que continua a expandir a disponibilidade de dados no serviço de reconhecimento de música.

As novas paradas globais apresentarão os seguintes gêneros: alternativo, country, dance, eletrônico, pop francês, hip-hop / rap, house, K-pop, latino, cinema, pop, R & B / soul, mexicano regional, reggae / dancehall, rock, cantor/compositor, TV e palco, em todo o mundo, e afrobeat, que é o gênero que mais cresce no Shazam, com um aumento de 72% ano a ano.

Os 13 países que receberão suas próprias paradas de pop, hip-hop / rap e dance são: Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Rússia, Espanha, Turquia, África do Sul e Reino Unido.

 

Shazam em 2020 e novos rankings

 

“Dance Monkey” de Tones And I é a música mais “shazamada” de todos os tempos na plataforma. Os novos gráficos serão atualizados diariamente e classificarão os dados contínuos dos últimos sete dias. O Shazam – que 200 milhões de pessoas usam todos os meses – possuía algumas paradas de gênero selecionadas no passado, mas a oferta era limitada em comparação com o recente lançamento. Os novos gráficos também podem ser baixados no formato CSV.

 

De acordo com a Billboard, o último gráfico importante que o Shazam lançou foi o “Discovery Top 50” em agosto de 2019, que foi projetado para destacar a música emergente na plataforma e oferecer uma “visão preditiva” para a indústria.

Até agora essa estratégia tem tido bons resultados: “Dance Monkey” de Tones And I, “death bed (coffee for your head)”de Powfu feat. beabadoobee, “Ride It” de Regard e “Falling” de Trevor Daniel entraram no gráfico Discovery Top 50 em média 11 semanas antes de atingir sua posição de pico no gráfico Global Top 200 do Shazam, e cerca de três meses antes de seus picos de streaming.

 

Mercado Musical

 

O grupo BTS possui a música K-Pop mais shazamada de 2020, com “Dynamite”. Os anúncios nas paradas encerram um ano forte para o Shazam, que aumentou seu alcance graças em parte a uma integração mais profunda com os iPhones e iPads da Apple no iOS 14, que permite aos usuários identificar músicas do centro de controle de seus dispositivos.

O serviço renovou seu aplicativo iOS neste mês de dezembro para aumentar o foco na descoberta de música, melhorando o layout e disponibilizando seus gráficos na página de busca. Os principais gêneros “Shazamed” em 2020 foram pop, hip-hop / rap e dance, e uma coleção das principais músicas por gênero está abaixo:

Pop: Dance Monkey – Tones And I

Dance: Roses (Imanbek Remix) – SAINt JHN

R&B / Soul: Blinding Lights – The Weeknd

Alternativa: Someone You Loved – Lewis Capaldi

Hip-Hop / Rap: death bed (feat. beabadoobee) [coffee for your head] – Powfu

Latina: Tusa – KAROL G e Nicki Minaj

Country: Old Town Road (Remix) – Lil Nas X Feat. Billy Ray Cyrus

K-Pop: Dynamite – BTS

 

Os novos gráficos agora estão disponíveis nos aplicativos do Shazam no iOS e Android, bem como no shazam.com, que agora apresenta uma versão beta do serviço de reconhecimento de música, permitindo que os usuários de desktop aproveitem o Shazam pela primeira vez.

Por enquanto, o Shazam na web é compatível apenas com Safari, Chrome e Firefox que rodam no macOS ou Chrome OS. Se o usuário tentar abrir o site no Windows, consegue apenas fazer a busca por texto.

Compartilhe:

Sair da versão mobile