Foto: Divulgação/Shazam/Tones and I/BTS
in

Shazam lança novo ranking global e testa identificação de músicas na web

Brasil receberá sua própria parada de Pop, Hip-Hop/Rap e Dance

O Shazam, que pertence a Apple, lançou 18 novas paradas globais de gêneros musicais, incluindo: pop, hip-hop / rap e dance para 13 países, inclusive o Brasil, e uma parada de música country nos EUA, à medida que continua a expandir a disponibilidade de dados no serviço de reconhecimento de música.

As novas paradas globais apresentarão os seguintes gêneros: alternativo, country, dance, eletrônico, pop francês, hip-hop / rap, house, K-pop, latino, cinema, pop, R & B / soul, mexicano regional, reggae / dancehall, rock, cantor/compositor, TV e palco, em todo o mundo, e afrobeat, que é o gênero que mais cresce no Shazam, com um aumento de 72% ano a ano.

Os 13 países que receberão suas próprias paradas de pop, hip-hop / rap e dance são: Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Rússia, Espanha, Turquia, África do Sul e Reino Unido.

 

Shazam em 2020 e novos rankings

 

“Dance Monkey” de Tones And I é a música mais “shazamada” de todos os tempos na plataforma. Os novos gráficos serão atualizados diariamente e classificarão os dados contínuos dos últimos sete dias. O Shazam – que 200 milhões de pessoas usam todos os meses – possuía algumas paradas de gênero selecionadas no passado, mas a oferta era limitada em comparação com o recente lançamento. Os novos gráficos também podem ser baixados no formato CSV.

 

De acordo com a Billboard, o último gráfico importante que o Shazam lançou foi o “Discovery Top 50” em agosto de 2019, que foi projetado para destacar a música emergente na plataforma e oferecer uma “visão preditiva” para a indústria.

Até agora essa estratégia tem tido bons resultados: “Dance Monkey” de Tones And I, “death bed (coffee for your head)”de Powfu feat. beabadoobee, “Ride It” de Regard e “Falling” de Trevor Daniel entraram no gráfico Discovery Top 50 em média 11 semanas antes de atingir sua posição de pico no gráfico Global Top 200 do Shazam, e cerca de três meses antes de seus picos de streaming.

 

Mercado Musical

 

O grupo BTS possui a música K-Pop mais shazamada de 2020, com “Dynamite”. Os anúncios nas paradas encerram um ano forte para o Shazam, que aumentou seu alcance graças em parte a uma integração mais profunda com os iPhones e iPads da Apple no iOS 14, que permite aos usuários identificar músicas do centro de controle de seus dispositivos.

O serviço renovou seu aplicativo iOS neste mês de dezembro para aumentar o foco na descoberta de música, melhorando o layout e disponibilizando seus gráficos na página de busca. Os principais gêneros “Shazamed” em 2020 foram pop, hip-hop / rap e dance, e uma coleção das principais músicas por gênero está abaixo:

Pop: Dance Monkey – Tones And I

Dance: Roses (Imanbek Remix) – SAINt JHN

R&B / Soul: Blinding Lights – The Weeknd

Alternativa: Someone You Loved – Lewis Capaldi

Hip-Hop / Rap: death bed (feat. beabadoobee) [coffee for your head] – Powfu

Latina: Tusa – KAROL G e Nicki Minaj

Country: Old Town Road (Remix) – Lil Nas X Feat. Billy Ray Cyrus

K-Pop: Dynamite – BTS

 

Os novos gráficos agora estão disponíveis nos aplicativos do Shazam no iOS e Android, bem como no shazam.com, que agora apresenta uma versão beta do serviço de reconhecimento de música, permitindo que os usuários de desktop aproveitem o Shazam pela primeira vez.

Por enquanto, o Shazam na web é compatível apenas com Safari, Chrome e Firefox que rodam no macOS ou Chrome OS. Se o usuário tentar abrir o site no Windows, consegue apenas fazer a busca por texto.

Escrito por Láisa Naiane

Romero Ferro show ano novo

Romero Ferro terá especial ao vivo na noite de Réveillon

Kay, Taki, Nicholas, Wiju, Kyung Min

Saiba mais sobre o novo grupo que está sendo formado pela mesma empresa do BTS