2023 foi um ano pra lá de conturbado na vida pessoal de Shakira. Ela viveu os desdobramentos do divórcio com Piqué, mudou de país com os filhos e descobriu uma nova dívida junto à Receita Federal espanhola. Tudo isso, porém, foi refletido em sua arte, fazendo com que ela tivesse um ano glorioso e recheado de conquistas. Não à toa, Shakira foi a cantora mais buscada no Google nesse ano, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (11). Veja os destaques do ano da colombiana na música!
LEIA MAIS:
- Grammy Latino 2023 tem performances de Shakira, Rosalía, IZA e mais; assista!
- Shade? Shakira responde possível indireta em música de Bad Bunny; veja!
- Uau! Shakira usa joias que somam mais de R$ 500 mil na Billboard Latin Music Week
Recordes e mais recordes quebrados com “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”
Shakira já começou o ano ocupando a 1ª posição do Spotify Global com o sucesso arrebatador da música “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”. A parceria com o produtor argentino Bizarrap, que atualmente supera os 844 milhões de plays na plataforma, bateu a marca de canção em espanhol mais ouvida em um único dia. A faixa teve pico em #9 na Billboard Hot 100. O hit viral, cuja letra traz ‘alfinetadas’ ao ex-marido, Gerard Piqué, garantiu à pop star, ainda, quatro recordes reconhecidos pelo Guinness World Records.
Feat do pop latino: Shakira e Karol G juntas em “TQG”
No mês seguinte, Shakira e Karol G impactaram o mercado latino ao mesclar vocais na parceria “TQG”. A faixa, que está presente no álbum “MAÑANA SERÁ BONITO” (2023), de Karol G, também teve estreia expressiva nos charts. No Spotify, onde atualmente acumula 834 milhões de plays, a música se tornou a colaboração feminina latina a atingir mais rápido 100 milhões de reproduções. Apenas o anúncio da parceria fez com que uma multidão de fãs tomasse a Times Square, em Nova York, atrás das colombianas.
Performance elogiada no programa do Jimmy Fallon
Dois meses após o lançamento de “Bzrp Music Sessions, Vol. 53”, em março, Shakira e Bizarrap foram ao “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon” para divulgar a parceria. Na atração da TV estadunidense, a cantora fez uma das performances mais elogiadas da música, que supera 8 milhões de visualizações no YouTube. Na ocasião, ela parecia estar sentindo cada frase da letra, se jogou para cantar junto à plateia e foi enaltecida por Adele, que fez um comentário inusitado sobre a apresentação.
LEIA MAIS:
- Shakira garante que virá ao Brasil com nova turnê: Não pode faltar
- Shakira quer fazer nova turnê mundial com ingressos mais acessíveis, diz Billboard
- Shakira embala VMA 2023 com performance e recebe prêmio Video Vanguard
Carta de amor aos filhos em “Acróstico”
Ao final da primeira metade do ano, em maio, Shakira se declarou para os filhos, Milan, de 9 anos, e Sasha, de 7, na letra de “Acróstico”. O clipe, lançado logo depois, emocionou os fãs da cantora. Nele, ela canta e toca piano ao lado dos meninos, mesclado a cenas que refletem a nova dinâmica da família após o divórcio entre Shakira e Piqué.
VMA 2023: Shakira é homenageada com o “Vanguard Award” e apresenta medley repleto de hits
Em setembro, a colombiana foi a grande estrela do VMA 2023. Foi dado à ela o “Vanguard Award”, a honraria máxima da premiação, já entregue a artistas como Michael Jackson, Beyoncé e Britney Spears. Além de recebê-lo, Shakira entregou uma performance de mais de 10 minutos que reuniu os maiores hits de sua carreira. A apresentação, eletrizante, foi uma das mais elogiadas da noite.
Mais lançamentos para os fãs: “Copa Vacía” e “El Jefe”
Ainda não foi em 2023 que Shakira lançou seu aguardado novo álbum de estúdio, que já vem sendo preparado há bastante tempo… Apesar disso, a artista não deixou os fãs no ‘deserto’. Além dos sucessos já mencionados, ela entregou parcerias com Manuel Turizo e Fuerza Regida em “Copa Vacía” e “El Jefe”, respectivamente.