#Noticias

Taylor Swift rebate processo de plágio contra “Shake It Off”: “escrita inteiramente por mim”

Foto: Getty Images (Uso autorizado POPline)

Taylor Swift está diante de mais um capítulo da batalha judicial enfrentada por conta da acusação de plágio de um de seus maiores hits, a música “Shake It Off”. Em 2017, a diva pop foi acusada de plagiar a dupla de compositores Sean Hall e Nathan Butler. Na tarde desta segunda-feira (8), a cantora norte-americana apresentou mais uma série de documentos em sua defesa.

Leia mais:

Foto: Getty Images (Uso autorizado POPline)

A dupla de compositores afirma que, Taylor Swift  copiou os versos da canção “Playas Gon’ Play”, de 2001, escrita para o grupo 3LW, mas depois de muitas idas e vindas ao tribunal, Swift expôs em um documento sua alegação de que nunca ouviu a música em questão, até depois que ela foi informada da ação legal.

Trechos deste documento foram obtidos e revelados pela Billboard. Em uma determinada parte do texto, Taylor afirma que: “As letras de Shake It Off foram escritas inteiramente por mim”. Vale destacar que, as acusações foram abertas porque, os compositores de “Playas Gon’ Play” escreveram: “playas gon’ play” e “haters gonna hate”.

Já em “Shake It Off”, Taylor Swift canta “Cause the players gonna play, play, play, play, play and the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate.” A popstar e seu advogado, Peter Anderson argumentaram que qualquer semelhança é resultado da linguagem cotidiana da época, e que ela cresceu ouvindo a expressão, principalmente durante o período colegial.

“Lembro-me de ouvir frases sobre o jogo de jogadores e ódio declarados juntos por outras crianças enquanto frequentavam a escola em Wyomissing Hills e no ensino médio em Hendersonville. Essas frases eram parecidas com outros ditados comumente usados ​​como ‘não odeie o jogador, odeie o jogo’, ‘tome uma pílula gelada’ e ‘diga, não borrife’. Fiquei impressionada com as mensagens de que as pessoas que estão dispostas a fazer algo o farão, e a melhor maneira de superá-los é dar os ombros e continuar vivendo”, afirmou  a cantora.

Foto: Getty Images (Uso autorizado POPline)

A artista também disse que já ouviu a frase em muitas músicas, filmes e outros trabalhos e ainda citou uma apresentação ao vivo de 2013 em que disse que usava uma camiseta, comprada na Urban Outfitters, estampada com a frase “haters gonna hate”. Swift comentou sobre o processo de criação de suas composições.

“Ao escrever as letras, eu me baseei em parte, em experiências da minha vida e, em particular, no que o público sabe da minha vida pessoal, reportagens ‘clickbait’, manipulação pública e outras formas de crítica pessoal negativa que aprendi que só precisava sacudir, desligar e focar na minha música”, explicou Taylor.

Os advogados da cantora já deram repetidamente o mesmo argumento, de que as frases que estão sendo acusadas de plágio são tão simples e amplamente usadas na cultura pop, afirmando que ninguém deveria ser capaz de monopolizá-las.

Vale lembrar que, em 2018, a ação foi julgada como improcedente por um juiz que justificou sua decisão dizendo que a letra era muito “banal” para ter direitos autorais. Após apelação, a sentença foi revogada em 2019 e, em 2020, um juiz confirmou que a ação iria adiante em Los Angeles.

No ano passado, os advogados de Swift pediram novamente ao juiz que decidisse a seu favor. Mas em dezembro, a autoridade informou que o caso precisaria ser decidido por um julgamento com júri. No entanto, a data do mesmo ainda não foi definida.

Foto: Getty Images (Uso autorizado POPline)

“Shake It Off” foi lançada em 2014, como carro-chefe do aclamado e multi-premiado álbum “1989”, vencedor, inclusive, do prêmio de álbum do ano no Grammy 2016. Além disso, ela debutou diretamente no topo da Billboard Hot 100, tendo vendido cerca de 544 mil cópias, somente em solo norte-americano.

Se provando um sucesso, a canção vendeu milhões de cópias, e seu videoclipe no Youtube já soma pouco mais de 3,1 bilhões de visualizações. Por outro lado, “Playas Gon’ Play” do grupo 3LW, alcançou a posição 81 na Billboard Hot 100 em 2001, sendo um hit bem menor.

“Playas Gon’ Play” é completamente distinta de “Shake It Off”, exceto pelas frases contestadas pelo grupo 3LW. No entanto, outras canções também já utilizaram variações parecidas como, “The Outsiders” de Eric Church em 2014 e “Mic Drop” do BTS  em 2017. Confira a comparação entre as músicas:

Destaques

#Nacional

"Quero fazer parcerias com outros estilos. Sou muito eclético", diz Léo Foguete, um dos sucessos do streaming em 2024.

#Noticias

Se tem uma coisa comum no exterior são as canções de natal gravadas por grandes estrelas do pop. Diversos nomes já emprestaram suas vozes...

#Internacional

Beyoncé fará performance no intervalo de jogo da NFL no Natal, em sua cidade de origem, Houston. Saiba tudo!

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile