“O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, série caríssima do Prime Video que retoma o universo da Terra Média criada pelo escritor J.R.R. Tolkien, está quase chegando a 100 milhões de espectadores em todo o mundo. A informação foi divulgada pelo relatório trimestral da Amazon e, sem dúvidas, impressiona à primeira vista. Mas é preciso esmiuçar os dados para entende-los com nitidez. Afinal, a série é um sucesso mesmo ou um flop?
Leia mais:
- Família barra projetos de spin-off e remake de “O Senhor dos Anéis”
- Elenco de “Os Anéis de Poder” é alvo de racismo; atores de “O Senhor dos Anéis” protestam
- “Os Anéis de Poder”: Segunda temporada deverá focar em Sauron
- “Os Anéis de Poder” lidera parada de streaming dos Estados Unidos
Em sua estreia, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” alcançou 25 milhões de espectadores mundialmente em 24 horas, segundo a Amazon. É um número enorme. O programa, no entanto, encarou de cara a sensação de fracasso por conta das comparações com “A Casa do Dragão”, da HBO. Enquanto “Os Anéis de Poder” foi visto por 1,8 milhão de espectadores nos Estados Unidos em seus primeiros quatro dias, “A Casa do Dragão” alcançou 9,9 milhões de espectadores no país só na noite de estreia. Comparando, não tem comparação.
“O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” é visto por pessoas mais velhas
Além disso, é sabido que 1/4 do público optou por não ver o segundo episódio de “Os Anéis de Poder” após assistir ao primeiro, segundo o Samba TV. Em contrapartida, o CEO do Amazon Studios Brian Olsavsky afirma que o programa “gerou mais assinaturas no Prime Video do que qualquer outro título original”. Ou seja, um sucesso para a plataforma.
“O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” já coleciona alguns números impressionantes. Ela foi a primeira série da Amazon a liderar o ranking semanal das mais assistidas na Nielsen, nos Estados Unidos, com 1,25 bilhão de minutos assistidos em sua primeira semana. Fora isso, ela se tornou um fenômeno de pirataria, registrando mais de 25% dos downloads e streamings ilegais no período de 6 a 12 de setembro, segundo o MUSO.
O que pesa contra “Os Anéis de Poder” é a dificuldade de conquistar o público jovem, que é muito mais engajado. Isso se reflete em comentários nas redes sociais e buscas no Google, que ajudam a promover qualquer programa. De acordo com a Nielsen, 68% do público de “A Casa do Dragão” (nos EUA) é de pessoas de 18 a 49 anos. Enquanto isso, 71% do público de “Os Anéis de Poder” tem mais de 35 anos. Para a próxima temporada, provavelmente, a produção pensará em maneiras de atrair os mais jovens também.
Sem dúvidas, porém, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” é um sucesso no Prime Video.