in

‘Seleção de Estrelas’: CBF lança série sobre os jogadores da seleção em parceria com o Kwai

Exclusividade na plataforma, os episódios em vídeos curtos na vertical são narrados pelos próprios atletas, com depoimentos de amigos e familiares

‘Seleção de Estrelas’: CBF lança série sobre os jogadores da seleção em parceria com o Kwai
Foto: Divulgação

O Kwai aposta na Copa do Mundo como estratégia para crescimento da plataforma, que tem 45 milhões de usuários mensais. Diante da proximidade do evento, o aplicativo investe no tema e estreia nesta quarta-feira (19), junto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a série documental ‘Seleção de Estrelas’. 

Questionados sobre as ativações com música e o elo com futebol e a Copa do Mundo, o Kwai ainda não revelou muitas informações, mas, ao que tudo indica, conteúdos que tiverem elo com a temática, sobretudo de música poderão ser destacados.

Miguel Varca, Rodrigo Paiva, Claudine Bayma e Ivan Moré. Foto: Marina Andrade

Leia Mais:

A plataforma é o patrocinador oficial das seleções masculina e feminina de futebol. Ao todo, são 21 mini documentários exclusivos na plataforma, que contam a trajetória de grandes nomes da atualidade na Seleção Brasileira Masculina de Futebol, como o jogador Vini Jr., o goleiro Alisson e o técnico Tite. 

Com vídeos curtos de até 6 minutos e na vertical, os documentários, que são narrados pelos próprios jogadores, contam com a participação de amigos e familiares relatando as dificuldades da infância. Além dos desafios da jornada, os apoios essenciais e a ascensão para os principais times brasileiros e internacionais.

No entanto, o Kwai não é a primeira empresa de entretenimento que se envolve com o futebol. Recentemente, o Spotify firmou parceria com o Barcelona e o TikTok com a Copa do Nordeste.

Para a diretora de marketing e branding do Kwai Brasil, Claudine Bayma, o objetivo do projeto é contar a história dos principais jogadores da Seleção Brasileira de uma forma humanizada e emocionante.

“É uma oportunidade de transmitir o que ninguém nunca viu, aproximar a torcida dos grandes nomes da Seleção e reforçar o vínculo emocional com os brasileiros. Para o Kwai, o esporte é um agente transformador para o indivíduo e a sociedade, e este projeto destaca muito isso”. 

Claudine Bayma, diretora de marketing e branding do Kwai Brasil. Foto: Divulgação

Para esta estreia, os brasileiros poderão conhecer as histórias dos jogadores Alisson, Lucas Paquetá, Vini Jr., Richarlyson e Dani Alves. Além deles, a série documental também contará com relatos dos atletas: Phillipe Coutinho, Eder Militão, Guilherme Arana, Gabriel Jesus, Rodrygo, Alex Telles, Thiago Silva, Antony, Casemiro, Weverton, Marquinhos, Fred, Bruno Guimarães, Danilo, Fabinho; e do técnico Tite.

‘Seleção de Estrelas’: Processo de produção

Em novembro de 2021, poucos meses após o anúncio do patrocínio do Kwai às Seleções nacionais, a plataforma deu início aos primeiros passos para a elaboração do projeto com conteúdos exclusivos que contassem onde nasce o futebol brasileiro e a história de vida desses personagens. 

O objetivo era explorar um formato mais pessoal, com o jogador narrando sua trajetória, além do uso de animações para dar vida aos relatos sem imagem, trazendo um olhar mais intimista. Além disso, o projeto contou com um diretor, três pesquisadores e três roteiristas, que resgataram as memórias de cada jogador, resultando em mais de 90 horas de conteúdos gravados entre entrevistas e depoimentos. 

“Para nós é muito gratificante fazer parte desta parceria, que resultou em um projeto tão potente trazendo histórias contadas de forma inédita pelos jogadores. Com esses mini documentários procuramos fortalecer o carinho e afeto pelos atletas, além de estreitar laços da torcida com a Seleção Brasileira”, diz Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF.

Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF. Foto: Divulgação

Segundo o diretor dos documentários, Miguel Varca, informações do site sobre estatísticas de futebol FutDados também ajudaram a criar o tom das gravações. 

“Vimos que um brasileiro que sonha em ser jogador precisa de 6 mil horas de treino para entrar no 0,1% de chance de estar entre um dos 15 mil profissionais no Brasil; e desses somente 23 serão convocados para a Copa do Mundo. O trajeto dos jogadores exigiu muita dedicação e um esforço gigante, muitos vieram de condições extremas e criados por mães solos, um cenário que acaba por refletir também a sociedade brasileira.”

Miguel Varca, diretor do documentário ‘Seleção de Estrelas’. Foto: Divulgação

Seleção de Estrelas: Apoio ao futebol

O patrocínio do Kwai a todas as seleções nacionais de futebol teve início em 2021  e inclui a exclusividade na produção de conteúdos em formato de vídeos curtos para a plataforma nos perfis oficiais da Seleção Feminina e Seleção Masculina.

O Kwai também é patrocinador oficial do Campeonato Brasileiro de Futebol e oferece conteúdos exclusivos sobre a competição no perfil oficial do Brasileirão Assaí. As iniciativas consistem em visitas exclusivas aos centros de treinamento dos clubes da Série A, entrevistas inéditas com os principais jogadores e votações mensais para definir os melhores gols e lances das partidas.

Além disso, o aplicativo foi a primeira rede social a patrocinar a Copa América. Durante a competição, realizou diversas ações dentro da plataforma, como o #FalaSeleção, no qual os usuários puderam mandar perguntas para os jogadores da Seleção Brasileira masculina responderem.