Doja Cat: Divulgação; Nicki Minaj: Papar Magazine
in ,

“Say So”, de Doja Cat com Nicki Minaj, lidera a Billboard Hot 100

O ranking mais recente da Billboard Hot 100 vai ficar para história. Com sete artistas negros no topo das paradas, ele marca ainda as primeiras lideranças de Doja Cat e Nicki Minaj, que conquistaram o primeiro lugar com “Say So”, remix lançado o início deste mês. Além disso, Minaj quebra o recorde de maior espera pelo topo do Hot 100, com dez anos, sendo esta 109º faixa que a cantora emplaca no ranking, mas sua única número 1.

Atrás de Doja Cat e Nicki Minaj aparecem Megan Thee Stallion e Beyoncé, com a música “Savage”, que subiu do 4º para o 2º lugar no Hot 100.

Já Drake apareceu em duas posições: no 4º lugar, com “Toosie Slide” e estreou no 7º lugar no Hot 100 com “Pain 1993”, ao lado de Playboi Carti. Com isso, Drake alcança sua 38º indicação no top 10, igualando à marca de Madonna, nos 61 anos de história ranking.

Quem também marcou presença entre os cinco maiores sucessos foi Roddy Rich, com “The Box”, na quinta posição.

“Say So” cresceu quase 1000%

Lançado pela Kemosabe/RCA Records, “Say So” conquistou o primeiro lugar em vendas, com um aumento de 966%, chegando a 66 mil downloads, de acordo com a Nielsen Music/MRC Data.

O remix de Minaj foi lançado à meia-noite de 1º de maio. Um vídeo com a coreografia oficial para a música e um clipe ao vivo estreou nos dias 02 e 04 de maio, respectivamente.

A música também passou de 3º para 2º lugar no gráfico de músicas mais tocadas na rádio – um aumento de 6%, para 96,2 milhões de impressões de audiência na semana que terminou em 10 de maio.

De acordo com a análise da Billboard, o streaming e as vendas do remix de Nicki Minaj de “Say So” contribuíram para a maioria dos pontos do gráfico do título na semana de rastreamento, levando a cantora a ser creditado pela primeira vez – aproximadamente 90% da música tocada na rádio anteriormente era com a versão original, quando Minaj ainda não era creditada como artista em nenhum ranking.

Veja o clipe!

Primeiro número 1 de Minaj

Enquanto Doja Cat chega ao topo Hot 100 com sua terceira entrada no ranking, o caminho de Nicki Minaj foi mais tortuoso. A cantora já emplacou 109 faixas no ranking, mas, só agora, conquistou o primeiro lugar. Segundo a Billboard, esse é o tempo mais longo que um artista do Top 100 teve que esperar pelo primeiro número 1.

Cantora encerrou jejum de dez anos figurando no ranking da Billboard sem conquistar primeiro lugar (Foto: Reprodução)

Minaj apareceu pela primeira vez no Hot 100 em 20 de fevereiro de 2010, como destaque no “Knockout”, de Lil Wayne. Sua jornada de 10 anos e três meses para o primeiro número 1 é a mais longa do ranking desde semana passada, quando Kid Cudi chegou ao topo com “The Scotts”, depois de exatos 11 anos desde sua primeira aparição  na parada.

Minaj também soma sua 18ª aparição no Hot 100 entre as 10 melhores. Em 2014, ela alcançou a segunda colocação com “Anaconda”. Suas 109 participações na lista lhe colocam como a mulher com mais faixas no Hot 100, na história do gráfico.

As mulheres dominam depois de seis anos!

Cantoras são as primeiras mulheres no topo do Hot 100 em seis anos (Fotos:Doja Cat: Divulgação; Nicki Minaj: Papar Magazine)

Doja Cat e Nicki Minaj são as duas primeiras mulheres a conquistar o topo do Hot 100 depois de quase seis anos. Antes delas, Iggy Azalea e Charli XCX estiveram na posição por sete semanas, entre junho e julho de 2014.

Apenas seis músicas de mulheres chegaram no topo do Hot 100. Veja lista atualizada!

  • “Say So”, Doja Cat feat. Nicki Minaj, uma (até o momento), 16 de maio de 2020
  • “Fancy”, façanha Iggy Azalea. Charli XCX, 7 de junho de 2014
  • “S&M”, Rihanna feat. Britney Spears, uma semana, 30 de abril de 2011
  • “Lady Marmalade”, Christina Aguilera, Lil ‘Kim, Mya & P! Nk, cinco, 2 de junho de 2001
  • “The Boy Is Mine”, Brandy & Monica, 13 de junho de 6, 1998
  • “No More Tears (Enough Is Enough)”, Barbra Streisand e Donna Summer, duas, 24 de novembro de 1979

Número 1  em Hip-hop R&B

“Say So” atualmente está em primeiro lugar também nas paradas de R&B / Hip-Hop e Hot Songs. Ambos os rankings empregam a mesma fórmula multi-métrica que o Hot 100. Doja Cat garantiu seu primeiro número 1 em cada gráfico, enquanto Nicki Minaj ganhou seu quinto e primeiro, respectivamente.

No topo do pop

“Say So” também chegou ao primeiro lugar no ranking de rádios pop Songs, que classifica as músicas mais tocadas a cada semana em um painel de 167 principais 40 principais estações. Doja Cat conqusitou o topo do ranking em sua segunda visita à parada. Nicki Minaj não chegou a ser mencionada como artista da música no ranking de pop.

 

Escrito por Victor Arris

“Eu irritava Boninho mesmo, mas viramos amigos”, diz Manu Gavassi em entrevista

Karin Hils lamenta morte de ex-segurança do Rouge por Covid-19