A primeira missão do CreativeSP, programa de internacionalização da economia criativa do Governo de São Paulo começa nesta sexta-feira (11). Dez representantes de empresas e instituições paulistas do setor, selecionados entre 152 inscritos, irão participar do South by Southwest 2022 (SXSW), evento de arte, criatividade e inovação que acontece de 11 a 20 de março, em Austin, Texas (EUA). O SXSW 2022 é a primeira das 10 missões internacionais para eventos setoriais estratégicos promovidas pelo CreativeSP.
Leia mais:
- Exclusivo: Bivolt estreia no SXSW 2022, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo
- Anavitória será uma das atrações do SXSW Music Festival 2022 no Texas
- Donos da Billboard e Rolling Stone compram 50% do SXSW
O programa, uma ação conjunta entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a InvestSP e a Secretaria de Relações Internacionais do Governo de São Paulo, tem como objetivo difundir a produção cultural e criativa do Estado, estimular os negócios com parceiros internacionais, atrair investimentos e consolidar a imagem de São Paulo como polo cultural.
Cada missão prevê a participação de 10 representantes de empresas e instituições culturais do Estado, que terão direito a um reembolso de até US$ 4 mil em despesas elegíveis e acesso a ações de capacitação, consultoria e monitoramento de resultados, além de acompanhamento pós-eventos.
“Queremos fortalecer a atuação internacional de empresas e instituições culturais e criativas de São Paulo e gerar renda, emprego e desenvolvimento”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.
As empresas selecionadas para o SXSW 2022 são: Amplifica (produtora musical); Barbatuques (música corporal); Claraluz (audiovisual); Dançar Marketing (marketing cultural); Elo (audiovisual); Estúdio Bijari (arte, design e tecnologia); Lemme Content (comunicação de marketing); O2 (distribuição cinematográfica), Phonogram.me (marketing de NFTs musicais) e Rito (experiências imersivas).
Na agenda dos participantes estão previstos eventos culturais, ações de capacitação, palestras, seminários e encontros de networking, entre outras atividades. Durante o SP Day, no SP Lounge, em 15/3, haverá uma programação exclusiva de debates e palestras com representantes do setor cultural, além de um espaço dedicado à promoção do networking. Entre os convidados, estão a secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo, Patrícia Ellen, e o empresário do setor de entretenimento KondZilla.