Com o avanço da vacinação contra Covid-19, a Prefeitura de Salvador organizou um evento-teste para 500 convidados para esta sexta (27/8). O intuito é testar os protocolos sanitários para iniciar a retomada de eventos como shows e festas na cidade. Eventos-teste também foram feitos em outros países antes da retomada.
O de Salvador começará às 18h no Centro de Convenções da Boca do Rio. Vai ter até trio-elétrico. Estão confirmados shows de Márcia Castro, Gerônimo, Afrofunksoul e Afoxé Darajú de Odé.
“Esse evento de hoje é uma sinalização importante sobre a possibilidade de estabelecer parâmetros pragmáticos e científicos para avançar com a retomada desse setor. Essa noite pode ser, inclusive, uma noite histórica”, diz Isaac Edington, presidente da Saltur, em entrevista ao “BA Meio Dia”.
Condições de participação
O setor de entretenimento ao vivo foi o primeiro a parar por conta de pandemia e segue como um dos mais afetados até hoje em todo o mundo. Eventos como Réveillon e Carnaval, muito lucrativos para o turismo, não puderam acontecer. Festivais de música foram cancelados em 2020 e 2021. E por aí vai.
Para participar do evento-teste de Salvador, os convidados tiveram que preencher alguns requisitos, tais como estarem vacinados com a primeira dose anti-Covid há pelo menos 30 dias e testarem negativo com o RT-PCR até 72 horas antes do show.
Leia mais:
Matéria do telejornal “BA Meio Dia” mostrou também que todo o Centro de Convenções pasou por desinfecção para “exterminar o coronavírus”. Além disso, seis portões de entrada serão usados para evitar filas e aglomerações. Haverá também protocolos especiais para comprar bebidas e comidas ou ir ao banheiro (tem que solicitar por app).
Depois de 15 dias da realização do evento, todos se submeterão a novos testes para ver o impacto da aglomeração com os protocolos de segurança. “Espero que o evento-teste possa provar a todos que eventos podem acontecer de forma controlada, muito mais segura do que tantos segmentos que já voltaram a trabalhar”, a produtora cultural Joana Marambaia diz ao site Correio 24 Horas.