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Saiba como uma proibição do TikTok pode afetar as paradas da Billboard

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O TikTok, de propriedade da empresa de tecnologia chinesa ByteDance, está levando as autoridades americanas a debater uma proibição nacional do serviço, por conta das preocupações de segurança nacional. As informações são da Billboard.

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O presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, disse esta semana que os legisladores estariam “avançando com uma medida para resolver o uso do aplicativo”. Segundo a Billboard, as implicações de tal proibição seriam generalizadas em todo o negócio: derrubando inúmeros planos de marketing e promoção, senão departamentos inteiros de gravadoras, e afetando o alcance de quase todos os grandes artistas, sejam eles antigos ou promissores.

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Os impactos nas paradas da Billboard também seriam enormes. Embora as reproduções do TikTok não sejam incluídas nos cálculos, a exposição concedida pelo sucesso viral no aplicativo ajudou a lançar dezenas de sucessos na última meia década. Em termos de repercussão, de acordo com o site especializado em música, uma proibição da plataforma em 2023 seria algo como uma proibição da MTV em 1985, ou seja, sua remoção pode não afetar diretamente nenhuma métrica, mas as reverberações remanescentes ainda seriam sísmicas.

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Confira as cinco maneiras pelas quais a perda do TikTok pode ser sentida nas paradas da Billboard:

1 . Menos músicas antigas se tornando novos sucessos

De acordo com a Billboard, uma das tendências mais consequentes no pop das paradas dos anos 2020 tem sido a preponderância de entradas de catálogo que difundem todos os níveis do Hot 100 seja em exemplos como Kate Bush com ‘Running Up That Hill (A Deal With God )’, de 1985, que alcançou o top 5 em 2022, ou ‘Indigo’, de 2019, de Chris Brown

Uma coisa que esses dois exemplos têm em comum é o TikTok: se sua popularidade recém-descoberta foi inicialmente reacendida lá ou se a gasolina foi derramada na chama já existente, esses hits nunca atingiram a velocidade necessária para sair como faziam sem o aplicativo.

Ainda segundo a Billboard, embora o rádio também tenha começado a abraçar novamente alguns desses singles, sem o TikTok para despertar um novo interesse neles, é improvável que alguém se arriscaria para a volta de músicas antigas.

2. Menos ‘one-offs’

Em 2020, a Billboard escreveu sobre artistas que o TikTok ajudou a lançar no mainstream pop com uma música e perguntou se o aplicativo seria capaz de ajudar a sustentar carreiras estendidas para eles como criadores de sucessos.

A Billboard se baseou em artistas como Arizona Zervas, Tones and I, Powfu, SAINt JHN, Surfaces, Trevor Daniel, StaySolidRocky, 24kGoldn, Surf Mesa, e a resposta foi “não”. Isso porque o site constatou que depois do seu sucesso inicial nas paradas impulsionado pelo TikTok, nenhum desses artistas conseguiu um segundo hit no top 40 do Hot 100, e a maioria ainda não raspou a parada uma segunda vez.

No entanto, houve exceções, como Doja Cat e Lil Nas X, como aponta a Billboard, que são duas das maiores estrelas da nova década, que conseguiram lançar vários sucessos com a ajuda do TikTok e, por fim, estabelecer o estrelato contínuo muito além do aplicativo.

A Billboard ainda sem o TikTok, provavelmente haveria não apenas menos sucessos pontuais, mas menos sucessos de novos artistas em geral. Com a influência de gravadoras e formadores de opinião diminuindo na era do streaming, e o rádio se posicionando mais como um adotante tardio de sucessos estabelecidos do que um destruidor de novos (uma estratégia que pode reverter, ou pelo menos diminuir, pós-TikTok), é o que o site explica. A plataforma tem sido rara quando artistas não estabelecidos anteriormente conseguiram atingir o público em massa.

3. Bombas de álbum maiores e mais duradouras

A Billboard analisa que sem a ascensão e queda natural da viralização do TikTok para ajudar a gerar movimento proeminente para cima e para baixo no Hot 100, será ainda mais inevitável no gráfico. Embora isso seja sentido em todas as camadas do gráfico, talvez seja mais perceptível nas regiões intermediária e inferior.

Embora a maioria ou a totalidade das listas de faixas de álbuns altamente esperados no Hot 100 após a estreia dos álbuns nas paradas certamente não seja novidade, nos últimos dois anos, como ‘Un Verano Sin Ti’, de Bad Bunny. Grandes artistas e grandes lançamentos estão mais onipresentes nas paradas do que nunca, e se a plataforma não estiver por perto para ajudar a gerar novos sucessos para sugar o impulso deles, esses cortes de álbuns continuarão desempenhando o papel de singles de sucesso no Hot 100, como explica a Billboard.

4. Menos indie e música mexicana

A Billboard aponta que a maneira pela qual a marca do TikTok foi sentida no Hot 100 foi o aumento de cruzamentos dos mundos indie e alternativo. Sucessos de bandas como Glass Animals, The Walters e Måneskin, e cantores e compositores como d4vd, Lizzy McAlpine e Mac DeMarco chegaram às paradas depois de ganhar popularidade no aplicativo — onde, cinco anos atrás, eles provavelmente teriam nenhum caminho real para esse tipo de sucesso cruzado em streaming ou rádio, com qualquer tipo de rock baseado em guitarra uma presença cada vez mais rara no mainstream pop.

Eles desapareceriam no Hot 100 sem o TikTok por perto para impulsioná-los? Talvez, no entanto, não inteiramente especialmente depois de um renascimento do pop-punk, como mostra a Billboard, e sucessos orientados para a guitarra de estrelas pop como Olivia Rodrigo, Juice WRLD e Billie Eilish ajudou mais uma vez a normalizar a guitarra no top 40 do início dos anos 2020. No entanto, o site diz que certamente seria um grande desafio adicional para artistas alternativos e indie mais novos obterem o tipo de exposição de streaming de que precisam para cruzar.

A Billboard ainda fala que o mesmo pode ser dito de artistas regionais mexicanos como Grupo Firme, Yahritza y Su Esencia e Peso Pluma todos os quais de repente transformaram um gênero que tinha literalmente zero história no Hot 100 antes de 2021 em um fator importante na parada, com cada ato marcando os 40 maiores sucessos no ano passado, impulsionado enormemente por suas presenças no TikTok

Esses artistas ainda precisam alcançar o nível relativamente modesto de exposição ou aceitação do pop mainstream nos Estados Unidos que a maioria dos artistas alternativos/indie mencionados têm, então perder o TikTok provavelmente seria um grande golpe para suas fortunas nas paradas.

5. Execuções de gráficos mais longas, no entanto, menos verdadeiramente históricas

Como já mencionado, o sucesso do TikTok é um dos principais aceleradores do Hot 100 atualmente. O ritmo lento do rádio e do streaming na década de 2020 já resultou em momentos históricos aparentemente intermináveis ​​para sucessos como ‘Levitating’, de Dua Lipa , ‘Stay’, do The Kid LAROI, e Justin Bieber. A música ‘As It’, de Harry Styles

No entanto, a perda do TikTok, como a Billboard pontua, também pode afetar a resistência desses hits em outra direção impedindo-os de alcançar o território verdadeiramente sem precedentes trilhado por hits como ‘Blinding Lights’, de The Weeknd, e ‘Heat Waves’, de Glass Animals. As jornadas dessas músicas foram marcadas por ondas tardias de popularidade do TikTok, o que as ajudou a recuperar o ímpeto em momentos chave de suas jornadas nas paradas, revigorando suas presenças no streaming e no rádio no processo. 

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