A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente nas discussões da área de marketing, é o que aponta o Think With Google.
Segundo o Think With Google, um estudo recente da McKinsey sobre regiões, indústrias e tamanhos de empresas descobriu que o valor obtido com a IA mudou nos últimos anos, sendo marketing e vendas as áreas que relatam o maior efeito na receita.
Isso porque os avanços em IA estão tornando mais fácil para os profissionais de marketing aparecer para os clientes de maneiras mais conectadas e consistentes.
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Mas, afinal, qual é a importância da IA para os profissionais de marketing e como ela pode ajudá-los?
O Think With Google lembra que, nos últimos anos, as pessoas adotaram o digital em grande escala para quase todos os aspectos de suas vidas. Por isso, a sociedade está vendo muitos desses novos comportamentos e hábitos permanecerem.
Como resultado, Think With Google aponta que é mais difícil para os profissionais de marketing prever o próximo passo do consumidor. A chave para o sucesso neste novo mundo é poder analisar grandes quantidades de dados e reagir a eles em tempo real.
De acordo com o Think With Google, o mundo está à beira de uma revolução tecnológica em IA que está prestes a agregar imenso valor para empresas e profissionais de marketing em todo o mundo, assim como o advento da Internet no final dos anos 90 e o surgimento da computação móvel no início dos anos 2000.
Os avanços de hoje em IA estão mudando fundamentalmente a forma como as pessoas interagem com a tecnologia, ao mesmo tempo em que possibilitam aos profissionais de marketing aparecer para os clientes de maneiras mais conectadas e consistentes.
Think With Google ainda diz que, na verdade, a IA está se tornando uma força multiplicadora para as empresas, capacitando os profissionais de marketing para se manterem atualizados sobre as necessidades e tendências do consumidor e aproveitarem novos insights para criar, mais rapidamente, campanhas com ROI e desempenho comprovados.
E como a IA já está sendo colocada em prática nos anúncios?
O Google é pioneiro no desenvolvimento de IA há mais de uma década, e a IA tem sido fundamental para os negócios do Google Ads — desde criativos com tecnologia de IA, como anúncios dinâmicos de pesquisa até como otimizamos os lances para cada leilão. T
Além disso, o Google se diz líder na criação de IA de forma responsável, publicando e atualizando os ‘princípios de IA’ desde 2018.
O Think With Google afirma que os grandes modelos de linguagem agora são 50% melhores na compreensão da linguagem humana. Isso se traduz em resultados de negócio reais para os clientes.
Ao longo dos anos, o Google aprimorou essas tecnologias com base no feedback dos profissionais de marketing e nas inovações da IA do site. Os grandes modelos de linguagem agora são 50% melhores na compreensão da linguagem humana.
Ainda de acordo com o Google, isso se traduz em resultados de negócio reais para os clientes. Por exemplo, os anunciantes que mudaram de correspondência exata para correspondência ampla (a opção de segmentação com tecnologia de IA para anúncios de pesquisa) em campanhas que usam um custo por aquisição desejado obtêm, em média, 35% mais conversões.
Performance Max do Google
O Performance Max é o novo tipo de campanha baseada em metas que é impulsionada por IA do Google. Essa solução ajuda a encontrar novos clientes valiosos e oportunidades de demanda em todo o inventário do site, como YouTube, Busca e Gmail.
Em média, os anunciantes que adotam a campanha de maior desempenho alcançarem 18% mais conversões a um custo por ação semelhante. A Best Buy, varejista multinacional de eletrônicos de consumo, é um desses anunciantes.
A Best Buy queria responder ao cenário de negócios em constante mudança e às novas expectativas do consumidor, aprimorando seu desempenho com o Google Ads. A equipe já havia usado aplicativos de IA em outras áreas de seu negócio e decidiu testar dois produtos impulsionados por ‘Google IA: Performance Max’ e correspondência ampla.
Testes extensivos descobriram que o desempenho máximo ajudou a Best Buy a aumentar o retorno sobre o gasto com anúncios em 33%, enquanto a correspondência ampla aumentou sua receita omnicanal em 42%.
Mas como vai acontecer a evolução do papel do profissional de marketing?
O Google diz que mesmo com o surgimento de tecnologias de IA mais poderosas, o profissional de marketing permanecerá firmemente no comando. Na verdade, achamos que o papel do profissional de marketing nunca foi tão crítico.
Para entregar esses resultados, o Google aponta que é fundamental que a experiência do profissional de marketing esteja guiando a IA.
Isso porque a IA é um facilitador poderoso que ajuda as empresas a atingirem todo o seu potencial, combinando a experiência do profissional de marketing com o poder da IA em um mecanismo que reduz continuamente os custos de marketing, melhora o desempenho e ajuda você a descobrir novos clientes, independentemente de quão imprevisíveis sejam seus comportamentos.
O Google descobriu que quando colocamos esse mecanismo – onde a IA e os profissionais de marketing aprendem uns com os outros – em movimento, podemos multiplicar os resultados de negócios. No entanto, para entregar esses resultados, é fundamental que a experiência do profissional de marketing esteja guiando a IA.
Em termos de orçamento e lances ao público e criativo, as informações do profissional de marketing são essenciais para orientar a IA a fornecer o melhor ROI e novos caminhos de crescimento para seus negócios.
E que passos os anunciantes devem dar hoje para se preparar para um futuro impulsionado pela IA?
O Google diz que agora é a hora de empresas de todos os tamanhos começarem a pensar em sua estratégia de marketing de IA. Se você está procurando um lugar para começar, a ‘Busca’ continua sendo uma das maiores oportunidades para os anunciantes.