Os roteiristas de Hollywood entraram em greve nesta terça (2/5), o que promete impactar toda a produção de séries, filmes e programas de TV. O sindicato do setor – o Writers Guild of America (WGA) em inglês – anunciou a decisão da paralisação total após negociações mal sucedidas para aumentos de salários.
Leia mais:
- É ruim? Roteirista de “Homem-Formiga 3” está triste e surpreso com críticas
- Roteirista de Paulo Vieira é atacada por torcida de sister do BBB23
- Marvel troca roteirista do filme “Thunderbolts”
- “Pantera Negra 2”: Roteirista conta quais personagens poderiam ter assumido o manto do herói
De acordo com o sindicato, os conglomerados de entretenimento não atenderam a demanda de negociações salariais. O WGA solicitava remunerações ajustadas pela inflação, pagamentos por ganhos residuais (reprises ou obras destinadas a novas plataformas, como streaming) e também a encomenda por séries com temporadas mais curtas.
Outra reivindicação do sindicato se refere à regulação do uso de inteligência artificial. Nos últimos meses, roteiristas têm sido assustados pelo advento tecnológico. A WGA pede por uma legislação que limite o uso de inteligência artificial no desenvolvimento de projetos e que proíba seu uso para escrita ou adaptação de qualquer material.
“Cobra Kai” é o primeiro título afetado
A série “Cobra Kai”, da Netflix, já está afetada pela greve. O showrunner Jon Hurwitz anunciou que a sala de roteiro para a nova temporada da série foi interrompida. “No momento em que um acordo justo estiver em vigor, voltaremos. Enquanto isso, mando força e apoio ao comitê de negociação. Vocês conseguem!”, twittou o roteirista.
Os roteiristas estavam trabalhando nos episódios da 6ª temporada de “Cobra Kai”. Ela ainda não tinha data de estreia, mas agora demorará ainda mais para chegar à Netflix. O cronograma terá que ser atualizado.