“Refúgio”, a nova música da banda paulistana de hardcore melódico R4VEL, carrega em si todos os possíveis significados da palavra: é lugar de escape, proteção, asilo e retiro; é um lugar comum onde o quinteto reflete sobre o passado, amadurece e continua sua caminhada em busca de novos horizontes e mais conquistas.
LEIA MAIS:
- ROCKline apresenta uma “Nebulosa” banda e suas influências atemporais
- ROCKline apresenta banda Sonika e sua essência musical recifence
- ROCKline apresenta Faca Preta e o punk rock do single “Coragem”
O single também ganhou uma produção audiovisual, um meio termo entre videoclipe e lyric vídeo. Confira no player a seguir:
A banda explica um pouco do contexto de “Refúgio”, com participação de amigos que passaram por perdas durante os últimos anos:
“Enxergamos a vida por uma ótica caótica e fragmentada da realidade, como num caleidoscópio, enfrentando problemas, angústias e batalhas diariamente. Essa música fala sobre pessoas que nos deixaram e de alguma forma sentimos que elas presentes, conectadas, nos guiando, como um farol”.
O lançamento do single, sucessor de “Mirante” (canção de 2020), também oficializa a nova grafia do nome da banda: Ravel para R4VEL. O número 4, para a espiritualidade, representa estabilidade e conexão mente-corpo-espírito, algo em comum para a banda, aliás, uma continuidade natural do que a R4VEL apresentara no EP “Meu Mantra”, de 2018.
Outra novidade é a entrada no baixo de Fábio Chexx, um amigo de longa data da banda, após a saída de Sivaldo Costa.
Toda música que a R4VEL se propõe a fazer tem algum propósito. “Refúgio” nasceu do sentimento da perda de uma pessoa chave na vida dos integrantes e é uma composição com 90% de Eduardo, o vocalista da banda.
“Refúgio” é potente, uma canção intensa de três minutos que é intensa do começo ao fim.
O single foi produzido por Italo Nonato (Pense). A gravação, mixagem e masterização aconteceu no Estúdio Toth por Danilo de Souza e Fernando Uehara, também os guitarristas do Bullet Bane.