A Rock World anunciou as edições de 40 anos do Rock in Rio no Brasil e 20 anos do Rock in Rio Lisboa durante a coletiva de imprensa que aconteceu na segunda-feira (10), na Cidade da Música. A empresa, que produz os dois festivais, divulgou um balanço do The Town que teve meio milhão de ingressos esgotados e reuniu milhares de pessoas durante estes cinco dias, em mais de 235 horas de muita música, nos seis palcos do espaço.
Na ocasião, Roberta Medina também confirmou a próxima edição do festival de São Paulo para 2025.
“Chegar em São Paulo é um marco. Nos inspiramos na Cidade e realizamos o maior evento já visto por aqui. Foi de fato emocionante ver tudo isso nascer e as pessoas vivenciarem tudo o que construímos. Como diz o Roberto, chegamos para ficar e em 2025 retornaremos com tudo para a segunda edição do The Town, trazendo um olhar especial para todos os aprendizados e como podemos trazer uma experiência ainda melhor para nossos fãs. O público mal pode esperar para o que estamos preparando” comentou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza.
Ela reforça ainda que “a partir de agora, todo ano teremos ao menos dois grandes festivais acontecendo pela Rock World. E o ano de 2024 promete muitas surpresas e novidades. Vamos celebrar marcos importantes: Rock in Rio Brasil e Rock in Rio Lisboa celebram 40 e 20 anos, respectivamente. Teremos muita história para construir e para contar”, comemora Roberta Medina.
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Na coletiva, Roberta destacou os resultados conquistados pelo The Town até o fim do dia de sábado e algumas projeções, que serão confirmadas após o festival. Foram meio milhão de ingressos vendidos para um público que está comparecendo em massa nestes dias de evento.
Falando de transportes com a operação inédita de trem e metrô funcionando por 24h, 237 mil pessoas optaram por ir e voltar por esses meios. Já o The Town Express recebeu com 210 mil usuários.
Dentro da Cidade da Música, até o fim de sábado (9), o The Town – O Musical se consagrou como uma das grandes atrações do espaço, 460 mil copos reutilizáveis foram vendidos, somando aproximadamente 10 toneladas de resíduos economizados.
Na loja de produtos oficiais 100 mil itens foram vendidos. Na parte de tecnologia foram 300 mil downloads de aplicativo e o público deu nota 9.5 para o sinal 5G da Vivo. Nas redes sociais o sucesso foi enorme: também até ontem, foram mais de 270 mil novos seguidores nas redes do festival, mais de 80 milhões alcançados pelas campanhas de TV, 22 milhões de conversas geradas e 146 horas nos trending topics do X (conhecido como Twitter).
Em levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abih-SP), a ocupação dos hotéis na capital paulista entre os dias 2 e 10 de setembro, quando acontece o festival, passa dos 85%, número 25,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. A organização do The Town também destacou que o impacto econômico em São Paulo é de R$ 1.7 bilhão.
O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou o sucesso da primeira edição do The Town e celebrou o retorno do festival em 2025.
“Eu quero registrar a nossa felicidade de ter trabalhado ao lado de profissionais tão capacitados como é a equipe do Roberto Medina. Vocês são muito bons e tudo isso fez com que a gente conseguisse ter na cidade de São Paulo o maior evento de todos os tempos” agradeceu Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo.
“A gente precisa continuar avançando. A gente fez essa primeira etapa de investimento da Prefeitura com relação à adequação dos espaços para receber esse evento maravilhoso. A repercussão da cidade de São Paulo e do Brasil no mundo foi muito positiva. A gente vai continuar agora com as obras de adequação para poder ter aqui em São Paulo eventos ainda maiores”, ressaltou.
Já Roberto Lucena, Secretário de Turismo, participou como representante do Governo do Estado de São Paulo, ressaltando a alegria e o sucesso do festival.
“O sucesso do The Town foi construído, evidentemente, com a competência, liderança e expertise do Roberto Medina e todo o seu time. Isso não seria possível também sem essa sintonia fina que existe entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo, entre o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes. Nós tivemos um evento extraordinário que sobe a régua dos eventos no Brasil”, acredita Roberto Lucena, Secretário de Turismo.
The Town 2025
Patrocinadora master do The Town 2023, a Heineken também foi a primeira marca confirmada na edição de 2025 e seguirá com o posto de patrocinadora master do festival. Eduardo Picarelli, diretor da Unidade de Negócios da Heineken, comemorou a parceria com a Rock World, que vem desde o Rock in Rio de 2011 e falou sobre a operação.
“Eu queria começar dando parabéns pela primeira edição que foi fantástica. Eu lembro de quando a gente falou a primeira vez sobre esse sonho e é muito legal ver no que se transformou o The Town. A gente sempre fala em cerveja, mas o The Town já é a maior operação de cerveja da Heineken num festival em São Paulo. Então, é algo que começou grande já”, conta Eduardo Picarelli, diretor da Unidade de Negócios da Heineken.
“Me dá orgulho de ver a usina de energia solar que a gente construiu para Fórmula 1, para alimentar os nossos estandes, e que a gente usou também no festival. Então, a gente vê esse legado cultural que a gente vai deixando num centro cultural de São Paulo, que é o Autódromo de Interlagos”, celebra.
Rock in Rio 2024
The Town passa oficialmente o bastão para o Rock in Rio. Edição comemorativa de 40 anos acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024 no Rio de Janeiro.
Logo após o fechamento dos portões da Cidade da Música neste último dia do The Town foi anunciado que em 2024 serão celebrados os 40 anos do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, e os 20 anos do Rock in Rio Lisboa.
A organização confirmou as datas da próxima edição no Brasil nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Rio de Janeiro, e reforçou as datas já anunciadas de Lisboa, que acontece nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024.
“Se 2023 marcou a construção de uma nova história e vi ficar de pé meu novo sonho, o The Town, para 2024 vamos celebrar também em grande estilo os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo e será imperdível. Já temos data e já estamos debruçados na construção de tudo o que o público encontrará na Cidade do Rock. Podem se preparar. Será gigante”, afirmou Roberto Medina, criador e presidente da Rock World.
Presente no Rock in Rio desde 2011 assinando o evento como patrocinador Master do festival, o Itaú mantém seu posto e, pela sétima edição consecutiva, segue de mãos dadas com a organização.
Durante a coletiva, Rodrigo Montesano, superintendente de Brand Experience & Patrocínios do Itaú, celebrou mais um ano de parceria com o Rock in Rio e lembrou que o trabalho para o próximo já começa.
“Essa é uma edição especial para nós, pois, assim como o Rock in Rio celebra os seus 40 anos, o Itaú comemora seu centenário”, conta Rodrigo Montesano, superintendente de Brand Experience & Patrocínios do Itaú. O Rock in Rio é em setembro do ano que vem, mas a jornada começa antes, né? Já começa com a pré-venda. Então aqui, terminou o The Town, semana que vem a gente já começa o projeto Rock in Rio. É muito bom!”, conta.
Organização do Rock in Rio reforça Ludmila como primeiro nome anunciado do line-up de 2024
O primeiro nome anunciado para se apresentar no festival carioca acabou de fazer um show arrebatador no The Town. Ludmilla irá se apresentar no Palco Mundo, na próxima edição do Rock in Rio, em 2024.
A cantora, que também fez uma performance histórica no Rock in Rio em 2022 como headliner do Palco Sunset, conquistou a maior audiência do Multishow entre os nacionais daquela edição, além de ter dominado as redes sociais do festival, garantindo a maior repercussão em todos os pontos, seja maior audiência, menções, citações e ainda se tornou 1o lugar nos trending topics Brasil e mundo.