Após uma maratona de shows no Wembley Stadium, em Londres, que contou com a participação de inúmeros artistas, o Coldplay se prepara para outra série de shows, dessa vez, por solos brasileiros. A banda desembarca no Rock in Rio em 10 de setembro para dar o pontapé inicial de sua turnê, “Music of the Spheres”, pela América do Sul. A abertura de algumas de suas apresentações contou com as brilhantes apresentações de Camila Cabello. Aqui no Brasil, no entanto, eles retornam com H.E.R. para abrir com “chave de ouro”.
LEIA MAIS:
- Turnês de Paul McCartney, Coldplay e Lady Gaga estão entre as mais lucrativas do ano
- Mick Jagger posta vídeo curtindo o hit “Fix You”, em show do Coldplay
- Kelly Rowland e Coldplay cantam sucesso do Destiny’s Child em show nos EUA
A sequência de shows em um mesmo local não é exclusividade brasileira! Como já mencionado – na última semana – eles fizeram seis apresentações no Wembley Stadium. Depois dos dois shows no Rio de Janeiro e dos seis em São Paulo, a banda liderada por Chris Martin se apresentará por dez noites no estádio River Plate, em Buenos Aires. A expectativa para uma turnê cheia de energia e efeitos especiais parece ter aumentado depois do tempo em quarentena.
“Music of the Spheres” estreou em março. Inspirado na franquia Star Wars, o nono disco de estúdio da banda fala sobre amor e união, usando metáforas sobre o universo. A ideia funciona perfeitamente para os shows com grandes públicos.
Segundo a NME, até a segunda canção da performance, o Coldplay já proporciona uma chuva de confetes e fogos de artifício, enquanto bolas infláveis são jogadas na plateia. As novas faixas são intercaladas com queridinhas do público, como “Paradise”, “Viva La Vida” e “Yellow”.
A banda ainda cria momentos descontraídos, como quando pegam fantoches, ou quando vestem cabeças de alienígenas. As performances, também de acordo com o NME, vêm sendo “meticulosamente executadas…um deleite visual”. Em uma das apresentações, os caras ainda lançaram o clipe da faixa “Humankind” enquanto tocavam-na. E olha, foi uma verdadeira emoção! Bem que eles poderia jogar o clipe novamente no telão ao tocar a música no Rock in Rio, não é?!
Com nuances de uma apresentação colossal e, ao mesmo tempo, íntima, o Coldplay consegue entregar o entretenimento desejado ao público que anseia tanto por seus shows. Dá para ter uma clara noção como será por aqui.
Coldplay: inclusão e sustentabilidade
A temática do “Music of the Spheres” ainda veio acompanhada de uma série de ações do Coldplay para a sustentabilidade. Reduzir, Reinventar, Recuperar. Baseado nesses princípios o grupo quer cortar pela metade as emissões CO2, apoiar novas tecnologias que sejam verdes e gerar créditos de carbono com os shows.
Entre as diversas ações, eles ainda contrataram empresas para escolher alternativas sustentáveis, como confetes biodegradáveis e melhoras na logística das viagens, diminuindo emissões de carbono em voos. Os telões do show apresentam mensagens sobre sustentabilidade e exemplificam as iniciativas do Coldplay para chamar ainda mais atenção à causa.
Em outros momentos, aparecem vídeos que mostram que a banda se comprometeu a reduzir as emissões da turnê em 50% em comparação com a última turnê.
O show ainda apresenta mensagens sobre inclusão. Um deles é quando a banda apresenta uma versão solo de sua colaboração com The Chainsmokers “Something Just Like This”. Os vocais pré-gravados tomam as rédeas de Chris e o vocalista se afasta do microfone para apresentar toda a canção usando língua de sinais. Incrível!
LEIA MAIS:
- Bruce Springsteen faz participação em show do Coldplay nos EUA
- Kylie Minogue faz participação em show do Coldplay nos Estados Unidos
- Chris Martin fala sobre parceria do Coldplay com o BTS: “No começo, eu achava que não iria dar certo”
Há certa chance da performances por aqui sofrerem algumas alterações na estrutura para se adaptarem à logística da viagem para países sul-americanos. Especialmente no Rock in Rio, ainda é possível que o setlist seja reduzido por causa do tempo limitado das apresentações em festivais. O Coldplay deve subir ao palco à 0h10, como headliner do Palco Mundo. Antes da banda, Djavan, Bastille e Camila Cabello passarão pelo local na mesma data.
Os caras retornam depois de fazer, em 2011, uma apresentação que entrou para a história do festival e pavimentou seu status de popularidade no Brasil. Afinal, no mundo, eles já eram populares!
Provável lista de canções do show no RIR – com base nas apresentações realizadas na Wembley Stadium:
- Higher Power
- Adventure of a Lifetime
- Paradise
- Charlie Brown
- The Scientist
- Viva la Vida
- Hymn for the Weekend
- Let Somebody Go
- Politik
- In My Place
- Yellow
- Sunrise
- Human Heart
- People of the Pride
- Clocks
- Infinity Sign
- Something Just Like This
- Midnight
- My Universe
- A Sky Full of Stars
- Sparks
- Torn
- Summer Nights
- Humankind
- Fix You
- Biutyful