in , ,

Rock in Rio: relembre 15 momentos marcantes do festival!

Da primeira edição em 1985, o festival chega à sua nona em 2022

Rock in Rio: relembre momentos icônicos do festival!
(Foto: Globo)

Desde 1985, o Rock in Rio possui uma história recheada de momentos marcantes. Enquanto as apresentações da edição 2022 não começam, que tal relembrar os destaques de alguns shows que já passaram pela Cidade do Rock? O POPline te ajuda a viajar por essa linha do tempo!

Rock in Rio: Saiba novidades sobre o Palco Supernova e o Espaço Favela

Rock in Rio: relembre momentos icônicos do festival!
Beyoncé dançando funk no Rock in Rio de 2013. (Foto: Globo)

LEIA MAIS:

Se você é um fã assíduo de música, já deve ter lembrado de vários momentos inesquecíveis que aconteceram nos palcos do Rock in Rio. Alguns deles, aliás, se tornaram símbolos do festival e acabaram sendo repetidos em outras oportunidades.

Sucesso do Queen cantado pela plateia | Rock in Rio 1985

Na primeira edição do festival, o Queen eternizou um dos momentos mais marcantes da história do rock. Freddie Mercury comandou 200 mil vozes ao som de “Love Of My Life”, ao lado do guitarrista Brian May. Enquanto isso, a multidão cantava em uma só voz, surpreendendo os músicos. O histórico show foi retratado na cinebiografia da banda, “Bohemian Rhapsody” (2018).

Pulando com Sandy e Junior | Rock in Rio 2001

Em 2001, Sandy e Júnior marcaram presença no festival e agitaram mais de 250 mil pessoas na antiga Cidade do Rock. Durante a apresentação de “Vamô Pulá!”, a plateia se divertiu e, por isso, obedeceram a música e pularam junto com os a dupla de irmãos. Há quem diga que a dupla brasileira tenha feito o melhor show da “noite teen” daquela edição, que contava com ‘N SYNC e Britney Spears, ambos no auge do sucesso mundial.

10 artistas que tocaram no Rock in Rio (e que você talvez não lembre)

“A galera está pedindo Anitta” | Rock in Rio 2019

Um dos pontos altos da edição de 2019 do festival foi a apresentação de Anitta no Palco Mundo. A cantora marcou, oficialmente, a chegada do funk ao line-up do festival com um show que relembrou seu passado, contando até mesmo com as caixas de som ao estilo Furacão 2000.

No entanto, este momento icônico aconteceu antes mesmo da Poderosa subir ao palco. Enquanto Di Ferrero e Titi Müller apresentavam a cobertura e aguardavam o show de Anitta, a plateia começou a gritar “ei, Bolsonaro, vai tomar no c*”.

A apresentadora, então, brincou com a situação e, para mostrar ao público de casa os gritos contra o presidente, disse que o público estava “pedindo Anitta demais”. A situação, é claro, viralizou rapidamente e passou a acontecer em outros festivais de música.

Rihanna surpresa com a plateia | Rock in Rio 2015

Em 2015, Rihanna esteve pela segunda vez no festival e seus fãs estavam animados para ouvir os novos sucessos lançados desde a última passagem, quatro anos antes.

Uma dos momentos que surpreenderam a cantora foi durante “Birthday Cake”, fazendo com que ela parasse o show para que sua banda se preparasse para tocar junto da plateia do evento. “Vocês amam tanto essa música? Ok, vamos tocar mais uma vez. Rio, eu quero ouvir ainda mais alto, comentou.

O Júlio da Katy Perry | Rock in Rio 2011

Como não lembrar de momentos entre fã e ídolo no palco? Sem camisa, Júlio foi o escolhido de Katy Perry para este momento de interação. A cantora brincou que queria “provar” um brasileiro. E o fã de Sorocaba ganhou as manchetes ao ser beijado no rosto pela voz de “Firework”.

Faith No More “engoliu” o Guns N’ Roses | Rock in Rio 1991

Em 1991, o Guns N’ Roses era a grande atração do Rock in Rio. A banda ainda foi responsável por sugerir que o festival convidasse o grupo Faith no More para se apresentar no Rio de Janeiro, cobrando um dos menores cachês do evento.

As duas bandas, aliás, se apresentaram no mesmo dia. Acontece que a banda praticamente “engoliu” o Guns N’ Roses e teve o show mais comentado da segunda edição do festival. Tamanha repercussão fez com que Mike Patton e seus companheiros voltassem ao Brasil no mesmo ano para uma turnê solo. Dá uma espiada na histeria coletiva durante o megahit “Epic”:

Britney Spears: um show de muita coreografia, mas com playback e vaias | Rock in Rio 2001

Em 2001, Britney Spears chegou ao Brasil para realizar seu primeiro show no país. A cantora vivia o auge de sua carreira, aos 19 anos, e tinha lançado recentemente o seu segundo álbum, “Oops!… I Did It Again”, recheado de sucessos.

Apesar das coreografias bem elaboradas, algumas particularidades não agradaram muito. O excesso de playback foi uma delas, algo incomum na música brasileira. Mas foi em “Lucky”, quando a bandeira dos Estados Unidos surgiu no palco, que o público não aguentou e vaiou a cantora.

Músico do Queens of the Stone Age usou o baixo como “tapa-sexo” | Rock in Rio 2001

Em 2001, um dos temas mais comentados durante o show do Queens of the Stone Age foi a surpresa ao ver o baixista Nick Oliveri totalmente nu no palco do Rock in Rio. A situação, aliás, segundo reportagens da época, já tinha acontecido antes e era um ato comum da banda.

Além disso, programas de TV da época disseram que a mesma cena aconteceu na piscina do hotel onde a banda estava hospedada. Há relatos que Britney Spears estaria no mesmo lugar e teria visto toda a cena. Enquanto isso, no show, o baixista foi obrigado a por uma calça e, horas depois, foi detido por atentado ao pudor. A justificativa do músico teria sido que ele “achava o ato normal e que teria visto pela TV pessoas nuas no carnaval“.

Carlinhos Brown e as garrafadas | Rock in Rio 2001

Vaias no Rock in Rio foi algo “comum” durante algum tempo. Erasmo Carlos, Lobão, Britney Spears… Mas em 2001, Carlinhos Brown foi colocado para se apresentar no mesmo dia que Oasis e Guns N’ Roses. A decisão, no entanto, não agradou os fãs de rock. Por fim, as vaias foram inevitáveis.

Enquanto cantava “A Namorada”, o cantor foi atingido por uma chuva de garrafas plásticas. Mesmo assim, ele provocou o público e continuou seu show. “Pode jogar o que você quiser, porque eu sou da paz! Nada me atinge“, gritou ele, enquanto recebia mais e mais garrafadas.

Beyoncé e o ‘Passinho do Volante’ | Rock in Rio 2013

Agora, se engana quem acredita que a primeira vez que o funk esteve no Palco Mundo tenha sido com Anitta. Seis anos antes, Beyoncé surpreendeu o público do festival ao dançar “Passinho do Volante”, que fazia um enorme sucesso na época.

A música da Furação 2000 e Os Leleks estava na boca do público, que se divertiu com a surpresa. Vale lembrar que naquela época, o funk ainda não gozava do mesmo prestígio de hoje. Por isso, a atitude de Beyoncé foi das mais surpreendentes e entrou para a história do festival.

Mini IZA | Rock in Rio 2019

Outro momento especial da edição de 2019 foi o encontro de IZA e Luara Martins, a Mini IZA. As duas dançaram juntas no Palco Sunset durante a primeira apresentação da cantora carioca no festival.

Ainda no show, IZA relembrou quando esteve no show de Sam Smith, em 2015. A cantora contou que rezou da plateia para que um dia fosse ela em cima do palco. “Eu ajoelhei no chão e disse: eu sei que em 2017 não vai dar, mas em 2019, eu espero estar no palco fazendo o que Sam está fazendo!”, disse ela.

Não desce pro play | Rock in Rio 2017

Em 2017, foi a vez de Fergie desembarcar no Brasil para se apresentar no festival. Na semana do show, diversos rumores de uma participação brasileira passaram a surgir nas redes sociais. Muitos acreditavam na participação de Anitta, que dava os primeiros passos em sua carreira internacional. No entanto, Pabllo Vittar surpreendeu a todos quando subiu de surpresa na apresentação.

A cantora cantou “Glamorous” ao lado de Fergie, e ainda acrescentou uma parte brasileira ao sucesso da cantora. Em seguida, a drag queen colocou o Rock in Rio para dançar ao som de “Sua Cara”, parceria de sucesso com o Major Lazer e Anitta.

P!nk voadora | Rock in Rio 2019

Na última edição do Rock in Rio antes da pandemia, um dos shows mais comentados foi o de P!nk. Ela realizou uma apresentação que ficou marcada por ter “voado” por cima do público. Durante “So What”, a cantora fazia acrobacias pelo céu do Parque Olímpico.

E se você se questiona como P!nk consegue fazer todas as piruetas e acrobacias em seus shows, a resposta é simples! Antes de se tornar uma estrela, ela tinha o sonho de ser uma ginasta olímpica. O desejo, no entanto, acabou não dando certo por conta da personalidade da artista.

Claudia Leitte tentando voar | Rock in Rio 2011

Enquanto alguns conseguem, outros ficaram apenas na tentativa. Em 2011, Claudia Leitte quis se despedir do Palco Mundo literalmente “por cima”. A cantora utilizou um equipamento para que pudesse ser içada pelo palco.

A ideia, no entanto, não deu certo e o que o público acabou vendo foi o desespero da artista ao ficar de cabeça para baixo no equipamento. Ela ainda tentou solucionar o problema, mas acabou entrando num loop giratório. Certamente um dos momentos mais hilários do festival.

Jared Leto na tirolesa (mais de uma vez!) | Rock in Rio 2013 e 2017

Parece que Jared Leto, vocalista da banda Thirty Seconds to Mars, gosta bastante da tirolesa. Ele foi o primeiro artista a descer no equipamento durante o show.

Essa, no entanto, não foi a única vez. Em 2017, Jared decidiu passar pela tirolesa mais uma vez. Dessa vez, o cantor ainda levou o seu próprio microfone para o brinquedo. Depois do astro, muitos repetiram seu gesto, mas sem a surpresa do ineditismo.

POPline estará no Rock in Rio!

POPline fará uma cobertura completa de todos os dias do festival. Conteúdos diversos serão postados nas redes sociais e no site, ou seja, entretenimento não vai faltar!

Por aqui você já encontra informações essenciais sobre como chegar de metrô, BRT e ônibus de 1ª classe, confere dicas exclusivas caso este seja seu primeiro Rock in Rio e, de quebra, fica por dentro de toda programação e seus horários!

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!