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Robert Kyncl, CEO da WMG, em teleconferência fala sobre ‘trimestre difícil’

A empresa teve uma queda ano a ano na receita de 7,8% para US$ 1,49 bilhão durante o quarto trimestre de 2022
Robert Kyncl, CEO do Warner Music Group. Foto: Divulgação/Youtube

Robert Kyncl começou oficialmente o cargo de CEO do Warner Music Group no início do ano e agora obteve seu primeiro conjunto de resultados.

O trimestre foi complicado, para começar, por ter tido uma queda ano a ano na receita de 7,8% para US$ 1,49 bilhão durante o quarto trimestre de 2022 o primeiro trimestre fiscal da empresa. No entanto, quando convertido para moeda constante, esse declínio foi menos preocupante de 2,7%.

“Este foi um trimestre difícil”, disse Kyncl em sua primeira teleconferência de resultados do Warner Music Group. “Como a maioria das empresas, a WMG tem lidado com ventos macroeconômicos contrários e o impacto das taxas de câmbio.” 

Robert Kyncl é nomeado CEO do Warner Music Group

Robert Kyncl, CEO do Warner Music Group. Foto: Divulgação

Além da volatilidade da moeda, os resultados do principal foram afetados por uma comparação desfavorável com o calendário Q4 de 2021, que teve uma semana extra em seus números relatados os números do WMG naquele ano tiveram 53 semanas, contra 52 semanas para 2022. 

Durante o trimestre, a receita de música gravada no WMG ficou praticamente estável no trimestre, uma vez que a semana extra é contabilizada.

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O crescimento subjacente do streaming ainda foi positivo durante o trimestre, e o principal deve se beneficiar de um cronograma de lançamento mais forte no segundo semestre de 2023. 

“À medida que navegamos em um ambiente de negócios desafiador, esperamos ter um forte cronograma de lançamento no segundo semestre de 2023, gerenciando nossos custos ao longo do tempo. As fundações desta empresa são fortes e nosso mercado endereçável está crescendo continuamente. Estamos entusiasmados em gerar novas oportunidades de monetização por meio de nossos investimentos em novos artistas e compositores, nosso catálogo e nossa expansão global”, disse Robert Kyncl.

A receita digital geral da Warner Music diminuiu 5% (0,9% em moeda constante) e a receita de streaming diminuiu 4% (estável em moeda constante).  Já o crescimento da receita de streaming de publicação de música mostrou seu ímpeto com um aumento ano a ano de 13,2% (16,8% em moeda constante).

A receita de streaming de música gravada caiu 6,7% (2,6% em moeda constante) como resultado de um cronograma de lançamento mais leve e do impacto da semana adicional no trimestre do ano anterior, bem como uma desaceleração relacionada ao mercado na receita suportada por anúncios 

Ajustado para o impacto da semana adicional, no entanto, a receita de streaming de música gravada aumentou 0,5% (4,8% em moeda constante).

Kyncl no Warner Music Group

Kyncl enfatizou suas ambições de crescimento e já fez nomeações importantes em cargos recém-criados. Além disso, também falou sobre sua decisão de entrar na indústria da música, seguindo funções na Netflix e no YouTube.

“Escolhi a música antes de tudo porque todo mundo adora música, inclusive eu”, disse Kyncl. “É adotado por 100% da população global. Em um mundo cada vez mais digital, a música faz as pessoas sentirem. Isso lhes traz alegria, esperança e conforto. Além disso, em um mundo cada vez mais dividido, a música une as pessoas. Esse engajamento é muito poderoso. É valioso. E esperamos que a evolução dos modelos de monetização reflita isso.”

Embora os fundamentos permanecessem iguais, Kyncl sugeriu algumas mudanças para o major.

“Planejamos realocar cuidadosamente alguns recursos para acelerar a forma como usamos a tecnologia e os dados para capacitar artistas e compositores, além de gerar maior eficiência em nossos negócios”, declarou Kyncl.

“Estou abordando esta próxima fase de crescimento com o benefício único de ter estado em ambos os lados da mesa. Tenho orgulho de que, nos últimos cinco anos no YouTube , desenvolvemos um relacionamento muito colaborativo e mutuamente benéfico com a indústria da música após anos difíceis. Pretendo trazer a mesma abordagem para a WMG e a indústria, para que nossos interesses estejam alinhados com nossos parceiros e que nossos artistas e compositores obtenham o máximo de participação e monetização”.

Robert Kyncl é nomeado CEO da Warner Music Group

“A WMG fez movimentos oportunos que ultrapassaram a concorrência em mercados dinâmicos e de rápido crescimento, como China e Oriente Médio ”, disse ele. “Essa abordagem também trouxe estreias globais recordes com artistas como Anitta do Brasil, Paulo Londra da Argentina, King da Índia e Ckay da Nigéria.”

O novo CEO da WMG identificou oportunidades na tecnologia abrindo economias emergentes, bem como novos casos de uso para música resultantes da inovação e o fato de que a música continua subestimada em comparação com outras formas de entretenimento como vídeo.

Após as atualizações regulares do Steve Cooper sobre a necessidade de aumentar o ARPU, Kyncl deixou claro que acredita que todos os DSPs devem precificar as assinaturas a uma taxa realista.

Ele apontou dados mostrando que quase 80% dos lares americanos assinam pelo menos três serviços de streaming de vídeo. Isso significa que uma família média gasta mais de quatro vezes por mês em uma combinação de serviços de vídeo digital em comparação com a de música.

“Em contraste, o preço de uma assinatura de música permaneceu o mesmo desde que o streaming foi introduzido há mais de uma década”, disse ele. “A maioria dos consumidores assina um único serviço que transporta praticamente todas as músicas já lançadas. 

Em meio a algumas perguntas de todo o setor sobre a conexão do TikTok com o negócio da música, Kyncl disse que queria um “relacionamento holístico” e observou a segmentação no YouTube, incluindo assinatura e vários formatos.

Questionado sobre o declínio da participação de mercado das principais no consumo do Spotify, com a música lançada de forma independente ganhando terreno, Kyncl deixou uma mensagem simples para suas equipes da Warner Music.

“Essas são plataformas nas quais os provedores de conteúdo estão fazendo upload de conteúdo e temos que fazer um ótimo trabalho”, disse ele. “Ter, a) catálogo robusto, b) mais grandes artistas que estão obtendo participação significativa temos que fazer um ótimo trabalho nisso. Então o ônus é nosso”.

Eric Levin, CFO do WMG, também observou o papel da empresa como distribuidora e investidora globalmente em música independente.

Na teleconferência de resultados, Kyncl também foi questionado se o major deveria se preocupar com o aumento da IA ​​na música. O CEO da WMG pediu que as plataformas igualassem as habilidades do YouTube para proteger o conteúdo protegido por direitos autorais que pode ser modificado pela inteligência artificial.

No geral, a receita de música gravada caiu 10,6% (5,6% em moeda constante), impulsionada por um declínio nos serviços digitais, físicos e artísticos e na receita de direitos expandidos. No entanto, excluindo o impacto da semana adicional, a receita de música gravada ficou estável em moeda constante. 

No trimestre, artistas como Red Hot Chili Peppers, Zach Bryan, Lizzo e Ed Sheeran foram os principais vendedores.

Em meio a sinais de que o quarto trimestre não é mais um banqueiro para música física, a receita combinada de CD, vinil e outros formatos caiu 31,8% (26,5% em moeda constante) principalmente devido a um cronograma de lançamento mais leve. 

A receita de serviços artísticos e direitos expandidos diminuiu 11,2% (4,2% em moeda constante) principalmente devido à receita de merchandising D2C mais baixa na EMP e receita de publicidade mais baixa. As receitas de licenciamento aumentaram 9% (16,9% em moeda constante), graças a um aumento nas taxas de transmissão, sincronização e outros licenciamentos de terceiros, parcialmente compensados ​​pelo impacto das taxas de câmbio. 

As receitas de edição de música aumentaram 9,2% (14,2% em moeda constante). O aumento foi impulsionado pelo crescimento da receita digital e de performance.

A receita operacional da WMG foi de US$ 265 milhões, em comparação com US$ 239 milhões no trimestre do ano anterior. O OIBDA foi de $ 349 milhões, comparado a $ 320 milhões no trimestre do ano anterior, um aumento de 9,1% (16,3% em moeda constante).

“Nossos resultados refletem nossa resiliência e disciplina operacional diante dos ventos macroeconômicos contrários, bem como o impacto da semana extra no trimestre do ano anterior”, disse o CFO Eric Levin. “Nosso foco contínuo na eficiência nos permitiu entregar forte crescimento operacional e fluxo de caixa livre, mesmo quando certas linhas de receita estavam sob pressão. Estamos entusiasmados com nosso cronograma de lançamentos para a segunda metade do ano fiscal, que contará com músicas incríveis de alguns de nossos maiores artistas”.

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