#BIZ

Ritmos da América Latina crescem 28% anualmente no Spotify

Spotify. Foto: Unsplash.

O Spotify embarcou em 2013 em uma  jornada nos países de língua espanhola da América Latina. Ano passado, no décimo aniversário da presença da plataforma na região, o serviço de streaming celebrou os criadores latinos.

Naquela época, há dez anos, o Top 100 global do Spotify não apresentava músicas latinas. Atualmente, no entanto, o panorama musical é diferente. Os ritmos da América Latina não apenas apareceram nessas paradas como as conquistaram, crescendo 28% anualmente no Spotify. Mais de uma em cada cinco músicas no Top 100 global é latina.

O Spotify completou 10 anos na América Latina em 2023. Foto: Divulgação/Spotify.

Segundo o Spotify, esta era foi marcada pelo surgimento de artistas de centros culturais como México, Colômbia, Argentina e Porto Rico, que lideraram as paradas e remodelaram o tecido cultural. 

“O cenário musical passou por uma revolução nos últimos anos, onde os ritmos latinos, do reggaeton à música mexicana, estão ditando o pulso global”, diz Mia Nygren, gerente geral do Spotify na América Latina. “No Spotify, mais do que simples testemunhas deste fenômeno, temos sido facilitadores; vimos um crescimento constante e permanente da indústria na última década. É uma honra ser a ponte que une esses artistas talentosos ao público global”, completa.

Mia Nygren, gerente geral no Spotify na América Latina. Foto: Divulgação

O Spotify diz que a presença da plataforma foi a confluência digital onde os artistas encontraram fãs, resultando em um aumento de 986% no número de ouvintes de música latina no serviço de streaming em todo o mundo de 2014 a 2023.

“Estou extremamente entusiasmada com o futuro para nós na América Latina. Chegamos tão longe e temos espaço para crescer, mas é claro que isso traz uma enorme responsabilidade”, continua Mia. “Ainda há mais talentos a serem descobertos e estamos entusiasmados em ajudá-los a passar dos palcos locais para os regionais e, finalmente, para o cenário global. Vale ressaltar que 21% de todos os usuários globais do Spotify estão na América Latina, destacando o impacto significativo e o potencial deste mercado”, completa.

Leia Mais:

A For the Record ouviu alguns artistas que estiveram no Spotify desde o início de sua trajetória pela América Latina. Confira as opiniões de Yami Safdie, Ha*Ash e TIMO:

Yami Safdie

Yami Safdie. Foto: Divulgação/Spotify.

For The Record: Como você acha que o Spotify desempenhou um papel no avanço de sua carreira?

Yami Safdie: O Spotify é absolutamente essencial para quem está começando na indústria musical. Tem sido um elemento chave na minha jornada, abrindo oportunidades desde a inclusão em playlists até recomendações que apresentam minha música a possíveis fãs. Estou muito grata por isso; Acho que não teria chegado tão longe sem a plataforma do Spotify.

For The Record: Você pode compartilhar uma história que destaque como o Spotify mudou a maneira como você se conecta com seu público?

Yami Safdie: Eu absolutamente adoro conferir as playlists que apresentam minhas músicas. É emocionante ver que uma parte significativa das transmissões das minhas faixas vem dessas playlists e das próprias bibliotecas dos ouvintes. Os títulos criativos dessas playlists são sempre um destaque para mim – são muito divertidos. Costumo compartilhar essas playlists em minhas redes sociais e ter ótimas conversas sobre elas com meus amigos e familiares.

Ha*Ash

Ha*Ash. Foto: Divulgação/Spotify.

For The Record: Como você acha que o Spotify desempenhou um papel no avanço de sua carreira?

Ha*Ash: O Spotify desempenhou um papel essencial no crescimento da nossa carreira. As playlists e o amplo público da plataforma permitiram que pessoas que possivelmente não conheciam nossa música agora a conhecessem e se divertissem.

For The Record: Você pode compartilhar um caso ou história específica que destaque como o Spotify mudou a maneira como você se conecta com seu público?

Ha*Ash: O Spotify democratizou a música em todos os sentidos. Hoje um artista pode criar uma música em casa e liberá-la gratuitamente para o mundo inteiro ouvir. Da mesma forma, o público tem a liberdade de decidir se gosta ou não, sem qualquer intermediário. É democrático tanto para os músicos quanto para o público.

TIMO

TIMO. Foto: Divulgação/Spotify.

For The Record: Como você acha que o streaming de música transformou os hábitos de consumo dos fãs ao redor do mundo?

TIMO: Acreditamos que o impacto mais significativo desde que o Spotify entrou em nossas vidas é o acesso ampliado que ele proporcionou a músicas e artistas. Anteriormente havia inúmeras restrições com os formatos disponíveis, mas o streaming simplificou tudo. Essa simplicidade disparou o número de vezes que a música dos artistas é tocada. Sem dúvida, o advento do Spotify transformou nossas vidas.

For The Record: Você pode compartilhar um caso ou história específica que destaque como o Spotify mudou a maneira como você se conecta com seu público?

TIMO: Aproveitamos recursos como o Canvas para nossa promoção musical. Ao lançar uma nova faixa, convidamos nosso público a compartilhar vídeos deles cantando ou curtindo a música. Sempre selecionamos os melhores e os incluímos em nosso Canvas. Isso nos ajuda a atrair mais ouvintes para nossa música na plataforma e promove uma conexão mais profunda com a música.

Destaques

#Mercado

Mais um recorde para a MC Cabral! Nesta segunda-feira (18), Anitta atingiu a marca de 40 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o que...

#Mercado

Em pleno mês da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro, o Spotify apresenta um projeto potente voltado à comunidade preta. O...

#Internacional

Olivia Rodrigo cantará no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, em março de 2025. Saiba detalhes!

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile