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Rio2C mobiliza indústria criativa em mais de 250 painéis sobre inovações e negócios

Rio2C mobiliza indústria criativa em mais de 250 painéis sobre inovação e negócios. Foto: Divulgação

O Rio2C retorna ao calendário de eventos do país com uma programação ainda mais ampla, robusta e diversa em relação à apresentada em sua última – e bem-sucedida – edição, que teve a participação de 1.060 palestrantes, gerando um total de 780 horas de conteúdo.

O maior encontro de criatividade da América Latina ocupa novamente a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a partir da terça-feira, 26 de abril a 01 de maio, agora com dez palcos tematicamente variados e transversais voltados às áreas de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, novas mídias, marcas, sustentabilidade e futuro do trabalho, entre outros. Confira a programação completa e as informações sobre ingressos acessando aqui.

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Conectado com as tendências dos mais variados segmentos desde a sua concepção, a atual edição aposta no slow content e no consumo inteligente como bases temáticas, bem como no encontro presencial, cultivando a sua essência de ser um lugar de troca de experiências e de fomento de ideias in loco. Embora a espinha dorsal do evento permaneça a mesma – dividido entre os pilares conferência, mercado e festival –, em 2022 novos assuntos e seções foram acrescentados à programação, confira a lista completa acessando aqui.

Destaques da Programação sobre Música e Tendências

1. Global Stage

O mais heterogêneo de todos os palcos, o Global Stage promove a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala do complexo cultural, um auditório com capacidade para 1250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.

No painel “Antes do Brasil da coroa, existe o Brasil do cocar”, o DJ e produtor musical brasileiro Alok, que acumula mais de 26 milhões de seguidores no Instagram e 4 bilhões de streams no Spotify, senta-se com a líder indígena Celia Xacriabá para discutir a urgência em compreender o passado, as tradições e a sabedoria dos povos originários e sobre a jornada musical e espiritual do artista em busca de um Futuro Ancestral.

Juntos, eles compartilharão experiências, perspectivas e ideias sobre a necessidade de ressignificar a história do Brasil, da importância em corrigir erros históricos e possibilitar que as novas gerações se orgulhem e valorizem a sabedoria dos povos indígenas.

O futuro das indústrias criativas, sob a perspectiva do campo da propriedade intelectual, que está muito em voga por conta do avanço cada vez mais rápido das novas tecnologias e da transformação digital, será o tema da mesa “Futuro do Entretenimento” e será abordado com diferentes enfoques em outros palcos do evento.

A francesa Sylvie Forbin, vice-diretora geral da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), apresentará dados inéditos sobre o impacto do COVID-19 nas indústrias criativas, antes de se juntar ao conterrâneo Bertrand Chaverot, diretor da empresa de jogos eletrônicos UbisoftMarcelo Castello Branco, CEO da UBC (União Brasileira dos Compositores), para discutirem as mudanças e tendências que moldarão as diferentes áreas da indústria, tanto para artistas, criadores e empresas, mas também para o público em geral.

Outros destaques incluem: “Porta dos Fundos – 10 Anos de Irreverência, Humor e Inovação”, com Antonio TabetGregório DuvivierIan SBF e Crocas; “Trap-se”, com Ice BlueJairo Andrade e Xamã; “Roberto Medina – A Vida é ao Vivo”; “Amazon Studios: Home for Talent”, com Ingrid Guimarães, Lázaro Ramos e Malu Miranda; “Como Adiar o Fim do Mundo – Uma Conversa com Ailton Krenak” e “Entre Ritmo e Poesia”, com Criolo e Mano Brown.

Roberto Medina (Rock in Rio), Marcelo Castello Branco (UBC), Sylvie Forbin (OMPI) e Bertrand Chaverot (Ubisoft) são alguns dos palestrantes do Global Stage do Rio2C 2022. Foto: Divulgação

2. StoryVillage

Segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, de um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura.

Fundador e CEO da Primary Wave, uma das maiores editoras independentes da indústria musical, o executivo Larry Mestel está à frente de catálogos de artistas como Whitney Houston, Bob Marley, Prince e Aerosmith, entre outros pesos pesados, e transformou sua empresa em uma potência de música e entretenimento, com a gestão e marketing das carreiras de artistas como Cee Lo Green e Cypress Hill.

O americano, que integrou a lista dos 100 nomes mais poderosos da revista Billboard, em 2020, conversará sobre os mais de 30 anos de trajetória, sobre a crescente atração e demanda pela venda de catálogos de música e como isso tem movimentado o mercado em cifras milionárias.

Larry Mestel, CEO da Primary Wave. Foto: Billboard

Em celebração aos 40 anos do movimento conhecido como BRock, os músicos Evandro MesquitaGeorge IsraelLeo Jaime e Toni Garrido, se juntam a Bernardo Araújo e Sarah Oliveira, jornalistas especializados no gênero, para conversarem sobre os bastidores de uma das mais significantes confluências musicais do país. Intitulado “Rock Brasil: 40 Anos de Estrada, História e Rebeldia”, o painel se aprofunda no impacto exercido por aqueles artistas na cena cultural, em que os arranjos fortes e as letras politizadas, clamando por liberdade de expressão, influenciaram o comportamento de toda uma geração.

A programação do StoryVillage inclui ainda conversas sobre “Fantasia, Ficção e Fatos Reais”, “Música, Marcas e Artistas”, “Terror, Sobrenatural e Sci-fi”, Construção de Narrativa para e pela Geração Z”, “O Esporte no Centro do Conteúdo Original”, “Narrativas em XR” e a “Volta dos Grandes Festivais”, com nomes como as cantoras Luísa Sonza, Adriana Calcanhotto, e Larissa Luz, Elizabetta Zenatti (Netflix), Ana Paula Castello Branco (TIM), Sarah Buchwitz, (MasterCard), Ivan Martinho (World Surfing League) e Luis Justo (Rock In Rio), entre outros.

3. House of Brands

Palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área, nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.

Outros temas abordados no palco incluem “O Áudio no Centro do Conteúdo Original e Seu Poder na Construção de Narrativas”, “Neuromarketing e Padrões de Consumo”, Construção de Cadeia de Valor”, “O Papel das Marcas em Mercados Fragmentados”, “O Marketing na Velocidade da Cultura”, Branding Brasil: uma Reflexão sobre o que o Brasil Gera” e “Esporte: Renovação da Audiência e Novas Plataformas”, discutidos por nomes relevantes do mercado, como Peter de Albuquerque, diretor de cultura e criatividade da Ambev, Billy Nascimento, neurocientista e CEO da Forebrain, Ana Couto, fundadora da Ana Couto Branding e Kim Farrell, diretora de marketing do TikTok na América Latina, entre outros.

4. Soundbeats

O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como o streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.

O painel “Quando a Música Vira Investimento” abordará quem é quem no game da música. O vice-presidente da Downtown MusicHeli Del Moral, e a diretora administrativa da Ingrooves Brazil, Cris Falcão fazem um apanhado sobre as disputas milionárias que estão acontecendo no mercado no Brasil e no Mundo.

Cris Falcão (Ingrooves Brazil), Flávio Saturnino (POPline), Pablo Bispo (Produtor Musical e Compositor), Mônica Brandão (Multishow e Canal Bis) são alguns dos palestrantes do Soundbeats do Rio2C 2022. Foto: Divulgação

No painel “UndergroundMidstreamMainstream: Mudando de Fase no Game da Música” serão abordadas as etapas da projeção de uma carreira artística: do underground, nichado e seleto, passando pelo midstream, o meio do caminho entre extremos, até chegar ao mainstream, o estágio mais comercializado, considerado o auge da popularidade e do sucesso. Afinal, é sempre do interesse do artista pular para a próxima fase? E, nessa corrida por plays e likes, como sair dos porões da visibilidade e atingir as massas? O produtor musical e compositor Pablo BispoFlávio Saturnino, CEO do Grupo POPline, e Mônica Brandão, coordenadora de Conteúdo Musical do Multishow, Canal Bis e Grupo Globo, discutem essas questões.

Além dos painéis, o Soundbeats recebe o PitchingShow, em que artistas e bandas se apresentam ao vivo no palco diante do público e de uma comissão formada por nomes estratégicos da indústria. Confira os nomes da comissão e mais detalhes sobre a programação acessando aqui.

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