in

Rio2C 2024 prorroga inscrições do PitchingShow e das Rodadas de Negócios de Música; saiba mais

Além das oportunidades para a consolidação de projetos e o impulsionamento de novos artistas, a edição de 2024 chega potencializando a conexão entre diversos setores, como games, audiovisual, marcas e startups, além de trazer dois novos palcos, o POPline.Biz e o Rio2C Stage

Rio2C 2024 prorroga inscrições do PitchingShow e das Rodadas de Negócios de Música; saiba mais
Rio2C 2024 prorroga inscrições do PitchingShow e das Rodadas de Negócios de Música. Foto: Divulgação

A próxima edição do Rio2C, que acontece de 04 a 09 de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, prorrogou as inscrições para o PitchingShow e as Rodadas de Negócios de Música até o dia 28 de fevereiro.

O mercado de música do Rio2C dá voz a novos artistas e os coloca no radar da indústria com iniciativas exclusivas para que músicos, compositores, produtores, agências, empresários, marcas, gravadoras e editoras realizem negócios e conheçam as últimas tendências do setor. Faça a sua inscrição para o PitchingShow acessando aqui e para as Rodadas de Negócios de Música, clicando aqui.

Leia Mais:

Rio2C 2024: Rodadas de Negócios de Música

Os profissionais da área podem ampliar suas chances de consolidar projetos e de networking através das Rodadas de Negócios, um espaço de speed-networking no qual empresários de artistas, artistas, executivos de marketing musical, produtores musicais, compositores, editoras, criadores de podcast e agências têm a oportunidade de se conectarem com gravadoras, agregadoras, editoras, streamings, festivais, canais e agências de publicidade em reuniões presenciais.

Entre os players já confirmados estão: Universal Publishing; Warner Music; Natura; UBC; Kwai for Business Brasil; Believe; Boa Música / Altafonte; ADA Brasil; Africa Creative; Globoplay; DM9; NovaBrasil FM; Bona Casa de Música; Biscoito Fino; Sofar Sounds; Onimusic; Audio rebel; Sony/ATV Music Publishing; Deezer​; Virgin Music Group; Little Jazz Record/Soho sessions; Warner Chappell​; The Orchard e outros.

As Rodadas de Negócios estão voltadas para os seguintes profissionais do setor:

  • Criadores de Podcast: relacionamento com agências de publicidade e
    plataformas de streaming com o objetivo de apresentarem novos projetos;
  • Empresários de artistas, artistas e agências de talentos: relacionamento com
    gravadoras, agregadoras, distribuidoras, editoras e agências de publicidade com o
    intuito de vender projetos de seus artistas ou colaborações musicais de seus clientes
    com artistas de outro selos;
  • Empresas de marketing musical: relacionamento com gravadoras, agregadoras e editoras para a produção de clipes, novos projetos e lançamentos de seus clientes, entre outras iniciativas;
  • Produtores musicais e compositores: relacionamento com associações, editoras, gravadoras e empresas de comunicação para a difusão de seus projetos em diferentes mídias.

Interesses dos players que participarão das rodadas de negócios desta edição do Rio2C:

  • Parcerias Estratégicas;
  • Oportunidades de Colaboração;
  • Captação de Novos Talentos/Novos Negócios;
  • Negociações Comerciais

Para se inscrever para as Rodadas de Negócios de Música, acesse aqui.

Rio2C 2024 prorroga inscrições do PitchingShow e das Rodadas de Negócios de Música; saiba mais
Rio2C 2024 prorroga inscrições do PitchingShow e das Rodadas de Negócios de Música. Foto: Divulgação

Rio2C 2024: como funciona o Pitching Show?

Com o intuito de impulsionar novos talentos, o PitchingShow é uma oportunidade para artistas bandas se apresentarem ao vivo por 30 minutos diante dos integrantes de uma Comissão da Música escolhida por Zé Ricardo, curador do segmento no Rio2C e diretor artístico do Rock in Rio, The Town, Lollapalooza e Festival de Verão de Salvador.

Trata-se de uma plateia seleta formada por executivos de gravadoras, rádios, plataformas digitais, além de empresários, curadores de festivais e jornalistas, com interesse em repercutir descobertas musicais e gerar negócios.

A Comissão da Música deste ano traz:

  • Alana Leguth, Sócia-Diretora da kondZilla e idealizadora da Hervolution;
  • Alexandre Sarthou, A&R Creative Manager da Universal Music;
  • Ana Garcia, CEO do Festival Coquetel Molotov;
  • Arthur Fitzgibbon, Diretor da ONErpm;
  • Fabiane Pereira, Jornalista/Apresentadora e Curadora da Nova Brasil e do
    Canal Papo de Musica;
  • Flávio Saturnino, Fundador do POPline;
  • Láisa Naiane, Sócia-fundadora e Editora-chefe do POPline.Biz é Mundo da Música;
  • Leila Oliveira, CEO da Warner Music;
  • Liv Brandão, Editora da Billboard Brasil;
  • Michelly Mury, Label Manager da Altafonte;
  • Monique Dardenne, Co-fundadora e Diretora do Women’s Music Event (WME)
    Awards;
  • Raína Biriba, Curadora do Festival Afropunk;
  • Renée Chalu, Sócia Diretora do Festival Serasgum;
  • Ricardo Brautigam, Sócio Fundador, Diretor Criativo e Artístico do Festival Rock the Mountain;
  • Sergio Affonso, Presidente do Selo Alma Viva;
  • Víctor Oliveira, Gerente de A&R da Sony Music.

A seleção das oito atrações que se apresentarão no evento é feita em duas etapas. Primeiro eles passam por uma triagem realizada pela comissão para em seguida serem eleitos através de votação popular.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Rio2C, acessando aqui.

Inscrições do PitchingShow e Rodadas de Negócios de Música podem ser feitas até 28 de fevereiro. Foto: Divulgação / Rio2C

Rio2C 2024 estreia os “Meetups”

Em mais uma novidade, o Rio2C traz oportunidades nos Meetups – encontros curados entre diferentes setores da indústria criativa, no formato de reuniões de 20 minutos com mesas redondas e formato circular. A iniciativa conecta gravadoras, agregadoras, editoras, streamings, festivais, canais e agências de publicidade com os mercados de Games, Audiovisual, Marcas e Startups.

Outras iniciativas do Rio2C 2024:

O Rio2C ainda contribui para a capacitação e atualização dos profissionais da área da
Música:

  • MASTERCLASSES: apresentação de um tema focado de capacitação / formação para
    um grupo direcionado;
  • WORKSHOPS: oficinas para formação e qualificação de profissionais;
  • MENTORIAS: Acesso a renomados profissionais do mercado Audiovisual que
    compartilham seus conhecimentos para impulsionar carreiras e catalisar o crescimento
    profissional. Um ambiente de aprendizado contínuo com líderes reconhecidos da
    indústria;
  • SOUNDBEATS: Um palco que apresenta os bastidores do showbusiness. Aqui artistas,
    empresários, produtores, promotores de shows e festivais, gravadoras e plataformas
    de streaming discutem o presente e o futuro da música;
  • POPLINE.BIZ: um espaço para Q&A, gravação de conteúdo com grandes personagens
    da indústria da música que falarão sobre os principais assuntos dos bastidores e que impactam o dia-a-dia de quem faz o mercado acontecer;
  • Já o entretenimento fica garantido com o palco RIO2C STAGE no qual todos os dias as
    grandes gravadoras e agregadoras celebram a criatividade brasileira em happy hours
    com suas apostas músicas e trazem um line-up com curadoria de diferentes cenas
    musicais brasileiras.

Veja mais informações acessando o site do Rio2C, clicando aqui.

CALENDÁRIO INSCRIÇÕES

  • Inscrições Abertas até 28 de fevereiro de 2024;
  • Divulgação de resultados a partir de 05/04

SOBRE O RIO2C

O Rio2C nasce da vontade de promover encontros, construir pontes e gerar conexões para a troca de experiências, ideias e negócios ao instigar e promover a criatividade, bem como a nossa capacidade de inovar. Em apenas quatro edições, tornou-se o mais importante encontro de criatividade da América Latina e, ao reunir em um mesmo ecossistema profissionais com diferentes habilidades, culturas, ideias e backgrounds, cria um ambiente de grande multidisciplinaridade e diversidade, conceitos fundamentais para os processos de ideação.

O Rio2C é uma plataforma de aprendizado, relacionamento, negócios e entretenimento que levou o nome do Brasil para o mundo, criando relacionamento com os principais criadores e executivos da indústria mundial. Além de antecipar tendências e refletir sobre as dinâmicas do mercado, o evento existe sobretudo para estimular a criação, mapear e impulsionar novos talentos e fomentar a conexão entre diferentes setores.

Desse modo, o Rio2C se tornou um evento estratégico para o país. O trabalho para transformar o Rio de Janeiro na capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município. Segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou, só na última edição, mais de R$ 315 milhões.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rio2C (@rio2c)

O Rio2C recebe anualmente mais de 40 mil pessoas, com participação de mais de 1.500 palestrantes e 2000 empresas. São seis dias, 18 palcos e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro.

O maior encontro de criatividade da América Latina povoa a Cidade das Artes no primeiro semestre, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas. Outra característica marcante do Rio2C é a geração de negócios, com a realização de mais de 1800 reuniões presenciais que envolvem mais de 500 executivos (entre players, investidores e mentores) de mais de 33 países.

O evento aproxima ainda a Indústria Criativa do poder público. Conta com representantes de diferentes Ministérios do Governo Federal e Secretarias Estaduais e Municipais além de instituições como Ancine, Apex, RioFilme, Spcine, Firjan, Fiesp e outras.

O Rio2C é hoje a maior plataforma de conhecimento, network, impulsionamento de negócios, mapeamento e formação de novos talentos da indústria criativa. Acreditamos que a criatividade se origina no diverso, conta com uma rede de parcerias institucionais com associações, ONGs, federações e redes de ensino para democratizar conhecimento e gerar oportunidades.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rio2C (@rio2c)

O evento distribuiu 2.947 ingressos para mais de 40 projetos sociais e instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro, como Cufa, Afroreggae, Redes da Maré, CEFET, Naves do Conhecimento, UniRio, UFRJ e UERJ, para citar alguns, e contou com a parceria de mais de 100 entidades.

Diversas delegações internacionais participam do evento, incluindo as Câmaras de Comércio dos EUA e do Canadá; os consulados da França, Suiça, Portugal, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Chile, Argentina, Colômbia, China, Canadá, EUA; o Instituto de Promoción de Inversiones y Exportaciones (Uruguai); a Producers Alliance for Cinema and Television (Reino Unido); o Instituto do Cinema e Audiovisual de Portugal;  o Audiovisual Producers (Finlândia); a Agência Argentina de Inversiones y Comercio Internacional e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O evento reuniu nomes com importantes atuações na Indústria Criativa como Charlie Brooker e Annabel Jones (Black Mirror), Brett King (Futurista), Angélique Kidjo (artista e ativista), Lyor Cohen (YouTube), Hugh Forrest (SXSW), John Plunkett  (Wired), Bruce Miller (The Handmaid’s Tale), Jantje Friese e Baran bo Odar (Dark), Dan B. Weiss (Game of Thrones), Chance Glasco (Call of Dutty), David Shore (House), Melissa Rosenberg (Jessica Jones e Dexter), David Chase (Família Soprano), Gideon Raff (Hatufim/Homeland), Jack Bender (Lost), Jonathan Mildenhall (Coca-Cola Company), Mark Gatiss (Sherlock e Doctor Who), Ted Sarandos (Netflix), Bobo Bakish (Paramount), Amy Gravitt (HBO), Marie Jacobson (Sony Pictures); e os brasileiros Mariano Gomide (VTex), Paulo Marinho (Grupo Globo), Paulo Curio (Ifood), Roberto Medina (Rock in Rio).

Alok, Celia Xakriabá, Eduardo Tracanella (Itaú), Daniela Cachich (Ambev), Ariel grunkraut (Burguer King), Mafê Albuquerque (Havaianas), Sérgio Gordilho (África), Emicida, Maisa, Luciano Huck, Ludmilla, Fernando Meirelles, Gilberto Gil, Seu Jorge, Dilsinho, Ivete Sangalo, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, José Padilha, Wagner Moura, Rodrigo Santoro, Cauã Raymond, do universo digital como os streamers PlayHard, Gordox e Coringa, os influenciadores Felipe Neto e Cherrygumms e o empresário Kondzilla, dos esportes nomes como Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer, Minotauro e Minotouro e Bob Burnquist, do jornalismo como Fátima Bernardes, Pedro Bial.

Aline Midlej, Sonia Bridi, Poliana Abritta, Ratinho, Sergio Portiolli e da moda, design, arquitetura e artes como Lenny Niemeyer, Fred Gelli e Marcelo Rosembaum. Entre as mais de 50 marcas que participam do evento estão Petrobras, Banco do Brasil, Enel, Heineken, Grupo Globo, Cedae, Samsung, Netflix, Amazon, Warner/Discovery, Paramount, Quanta, Deezer, Artplan, TikTok, e outras.

Criador e fundador do Rio2C, responsável por negociar e integrar o RioContentMarket ao evento, além de ampliar os seus pilares, Rafael Lazarini é um executivo e empreendedor que atua há anos no segmento de criatividade e inovação. Com uma longa trajetória no mercado de mídia e entretenimento e vasta experiência internacional, ao longo de seus 25 anos de mercado acumulou realizações como a estruturação da afiliada da IMG no Brasil, a joint venture do Cirque Du Soleil na América Do Sul, a estruturação e aquisição de participação na holding controladora do Rock In Rio e, mais recentemente, a entrada da Live Nation Entertainment no mercado sul-americano.

Rafael Lazarini, fundador do Rio2C
Rafael Lazarini, fundador do Rio2C. Foto: Divulgação

Como empreendedor, além de tornar realidade o Rio2C, tem investimentos em diversos projetos nas áreas de conteúdo e mídia e projetos que são spin-offs do maior encontro de criatividade da América Latina.

Rio2C Reverbera:

Mídia On
Impacto total: 30.174.846
Alcance: 7.118.005

Mídia Off
Investimento: 11.7mm

Mídia Espontânea
Mídia espontânea: 80mm
Matéria e reportagens: 1.249
Jornalistas: 756