in

Rio2C 2024 promove masterclasses sobre audiovisual, games, música e startups

Aulas acontecem de 05 a 07 de junho com nomes como Ingrid Esser, André Izidro, Odilon Borges, Jacqueline Souza e Maria Camargo

Foto: Divulgação/Rio2C
Foto: Divulgação/Rio2C

O Rio2C, maior evento da indústria criativa da América Latina, começou nesta terça-feira (04) e disponibiliza 21 masterclasses para profissionais do mercado criativo. Entre os setores, estão os de audiovisual, creator’s economy, games, música e startups. Saiba mais da programação a seguir!

LEIA MAIS:

Com o objetivo de oferecer experiências educacionais aos participantes, o evento oferece aulas com duração de uma hora voltadas a entusiastas de diversos setores do mercado criativo no Brasil , mediante inscrição prévia e capacidade média de 50 pessoas por aula. Ao todo, são 600 painéis com a participação de aproximadamente 1500 palestrantes reunidos na Cidade das Artes.

Mercado fonográfico

Mais de 40 mil pessoas estiveram na última edição do Rio2C. Foto: Divulgação / Rio2C

Para os profissionais envolvidos no mercado fonográfico, o Rio2C prepara duas sessões sobre estratégias para streaming. A masterclass “Como usar o Spotify for Artists para analisar dados e entender melhor o seu público?” é facilitada pela líder de relacionamento com artistas e gravadoras no Spotify no Brasil, Ingrid Esser, no dia 07 de junho. Já a aula “Perspectivas em Transformação: Streamings, AI e Direitos Autorais”, é apresentada por Annabella Coldrick, CEO do Fórum de Gerentes de Música.

Outras duas masterclasses, abordam o cenário de inovação musical e os desafios sobre os direitos autorais. No dia 06 de junho, às 11h15, André Izidro e Odilon Borges, executivos da Atabaque, lideram a masterclass “As nuances do novo mercado fonográfico: marketing e direitos musicais”. No dia seguinte (07), às 14h, acontece o painel “Música e IA: Sintonizando Direitos Autorais em uma Era de Inovação” será apresentada por Daniel Campello, CEO da ORB Music.

Também com atenção à indústria musical, outras duas masterclasses concentram os debates sobre estratégias para o mercado digital. “Viralizando: Como Construir Comunidades Através Do ‘Trigger Marketing’ Na Era Do Algoritmo?” será facilitada por Ryan Peterson, CEO da Stellar Trigger, e Felipe Martinez, Head LATAM da Stellar Trigger, acontece na sexta-feira (7), às 10h15.

Na programação, no dia 6 de junho, às 12h15, Eddu Porto,  um dos sócios fundadores da agência Let’s GIG, e Gabriela Pompermayer, Gestão Artística e Repertório da Let’s GIG, falam sobre “Booking Estratégico – Ferramentas E Análise De Dados Para Planejamento De Turnês”.

+ Indústria Criativa

WBD Rio2C
Foto: Leonardo Torres

Dentre as masterclasses voltadas ao audiovisual, a roteirista Jacqueline Souza, a produtora Claudia Gonçalves, a cineasta Sandra Buffington, Rodrigo Salinas, Membro do Conselho Especial de Direitos Autorais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assim como Ron Leshem, Maria Carolina Telles, Thais Colli, Diogo Rocha, José Celso Guida e Juliana Funaro lideram conversas sobre desenvolvimento de marca, direitos musicais, financiamento público e internacionalização de conteúdo nos dias 05 a 07 de junho.

Voltada para creators, a masterclass “Como a Tecnologia Imersiva Proporciona Experiências Únicas aos Fãs ao Vivo?” acontece no dia 05 de junho, às 15h15, com Jean-Olivier Dalphond, da Pixmob.

Maria Camargo, criadora das séries “Rota 66”, “Assédio” e “Dois Irmãos”, é responsável pela aula “Adaptação Literária Para O Audiovisual”, que ocorre amanhã (05) às 10h15.

Para os amantes de games, Simone Kliass e Bruno Pedroza conversam com o público do Rio2C sobre “Novas fronteiras da criação: Storytelling imersido e computação espacial”, na tarde da quinta-feira (06), às 15h15.

A programação se completa com cinco masterclasses para o segmento das startups, com temas sobre inteligência artificial, propriedade intelectual e parcerias estratégicas. As aulas são facilitadas por Rafaela Guerrante, Analista de PGI do INPI, Giovanni Scaramuzzo e Nektaria Berikou, líderes do projeto CREATHRIV-EU, Clelio de Paula, Designer de Experiências, Guilherme Massa, Cofundador e CMO da Liga Ventures, e Kim Silvestre, Head de Performance na ACE Cortex.