in ,

Legado e força da música baiana será tema de painel da Rio2C

Discussão será comandada por Zé Ricardo e terá participações de Daniela Mercury, Lazinho e Gilsons

Daniela Mercury. Foto: Célia Santos

Elimine a Bahia do panorama cultural do Brasil e a perda será dolorosa. O estado nordestino produziu, ao longo de séculos e décadas, uma gama de artistas que contribuiu grandiosamente em diferentes esferas, mas principalmente na música. Até os dias de hoje, a Bahia segue entregando movimentos artísticos de grande valor para o país e novos nomes surgem a cada momento. Entretanto, como essas gerações se conectam? Como a ancestralidade e o legado da música baiana atuam nas novas gerações? Essas questões serão respondidas em um painel na Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina.

LEIA MAIS

Gilberto Gil, Margareth Menezes e Caetano Veloso. Foto: Divulgação

De Caetano Veloso a Baco Exu do Blues, de João Gilberto a Luedji Luna, de Raul Seixas a Pitty, de Gilberto Gil a BaianaSystem. Independente do tempo em que nasceram e aturaram, baianos e baianas contribuíram e contribuem diariamente com a formação do panorama cultural brasileiro e, especialmente, o musical. É fácil citar uma diversidade de nomes, ritmos, movimentos artísticos e até instrumentos musicais criados na Bahia.

“O estado disfarçado de gravadora”, como ficou conhecido no anos 1990 em meio a explosão da axé music, a Bahia é responsável por um legado cultural de grande valor que atravessa gerações. A combinação da ancestralidade com a modernidade é uma das maiores características da música baiana, talvez a força motriz dessa música, e que faz dela tão especial e tão celebrada.

Futuro e Ancestralidade da Bahia na Rio2C

O legado da música baiana para novas gerações é tão impactante que será tema de um dos painéis da Rio2C 2024. Sob o comando de Zé Ricardo, VP artístico da Rock World, e com participações de Daniela Mercury, Lazinho (do Olodum) e do grupo Gilsons, o painel abordará a constante evolução e desenvolvimento da música da Bahia e como a mesma segue influenciando novas formas musicais, ainda que suas raízes permaneçam intactas.

Batizado como “Futuro e Ancestralidade: O Legado da Música Baiana Para as Novas Gerações”, o painel acontecerá no dia 6 de junho, às 16 horas, no GlobalStage, o palco principal do evento. Na discussão, serão debatidos tópicos como música, arte e cultura.

Daniela Mercury

Natural de Salvador e uma das maiores representantes da axé music, Daniela Mercury, com sua voz potente, popularizou o gênero musical no Brasil e no mundo. Desde o final dos anos 1980 até os dias de hoje, Daniela firmou seu lugar no cenário cultural, coleciona grandes prêmios, recordes e parcerias de luxo e é celebrada por sua contribuição à música da Bahia.

Lazinho

Vocalista do Olodum, Lazinho chega ao Rio2C para representar o emblemático grupo percussivo formado na capital baiana, que desde os primeiros dias de sua existência, chamou atenção do Brasil e do mundo ao desenvolver um ritmo completamente novo: O samba reggae. O Olodum popularizou ritmos ancestrais com uma fusão de gêneros, que tornam a sua obra singular.

Gilsons

Embora não sejam naturais da Bahia, Francisco Gil, João Gil e José Gil representam a combinação da ancestralidade e modernidade, trazendo uma nova perspectiva para a nova cena da MPB. Filhos e neto de Gilberto Gil, os Gilsons são amplamente influenciados pela música baiana e podem atestar o poder da mesma em novas gerações.

LEIA MAIS

Programação Rio2C 2024

Na programação de painéis estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries “Euphoria”, “Valley of Tears” e “No man’s land” e do filme “Beaufort”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes “The Black Book”, “Up North” e “Day of Destiny”; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários “#Shout” e “Brainwashed: Sex-Camera-Power”, e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como “A Era do Gelo”, “Rio” e “O Touro Ferdinando”, e em 2023 lançou a live action “How to be a carioca”.

Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.

Foto: Divulgação/Rio2C
Foto: Divulgação/Rio2C

Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald’s por oito anos e autor do livro “D[ê] Propósito”. Jaqueline Weigel,  futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.

Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Todynho, Casimiro (CazéTV) e BlogueirinhaA lista será atualizada periodicamente no site do Rio2C 2024.

Ingressos

Os ingressos para o Rio2C já estão à venda. Há opções de entrada para um único dia do evento, o Day Pass, como também em caráter de passaporte para mais de um dia dentro das categorias Festivalia, Industry e Creator. Os valores variam entre R$ 50,00 e R$ 1100,00 no primeiro lote.