in

Rio2C 2024: Conheça os palcos e saiba como participar das mentorias musicais

Ron Leshem, da série “Euphoria”; Jody Gerson, CEO do Universal Music Publishing Group, e os cantores Ney Matogrosso e Jão são nomes confirmados no evento

Rio2C apresenta os parceiros de 2024, entre eles, o POPline.Biz é Mundo da Música
Rio2C apresenta os parceiros de 2024, entre eles, o POPline.Biz é Mundo da Música. Foto: Divulgação

O Rio2C, um dos maiores encontros de criatividade da América Latina, prepara uma programação com mentorias musicais, masterclasses e workshops para receber criativos de todo o país. O evento acontece na Cidade das Artes, Rio de Janeiro (RJ), de 4 a 9 de junho e reúne 500 paineis programados. Para este ano, o Rio2C leva o tema “The age of awareness” (“A era da consciência”) ao público, reunindo experts da indústria criativa mundial.

LEIA MAIS:

Segundo o Rio2C, o evento neste ano convoca os profissionais da economia criativa a pensarem sobre “a plenitude do nosso ser e o impacto profundo que nossas ações e emoções têm no mundo que nos cerca”.

Na área da música, entre as keynotes está Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum. Além disso, o Rio2C prepara as Rodadas de Negócios, voltada aos profissionais da música. A ideia é conectar os players em reuniões exclusivas com proponentes de projetos de diferentes setores. Neste ano, a rodada de música é um dos diferenciais da edição.

Rafael Lazarini, CEO e fundador do Rio2C
Rafael Lazarini, CEO e fundador do Rio2C

“Em um mundo cada vez mais interconectado, a ‘era da consciência’ nos convoca a despertar para a plenitude do nosso ser e o impacto profundo que nossas ações e emoções têm no mundo que nos cerca. Quando abraçamos a criatividade, não apenas desbloqueamos portas para a autoexpressão e o autoconhecimento, mas também nos equipamos com ferramentas poderosas para construir um futuro mais harmônico e consciente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C. 

Mercado fonográfico

O Rio2C prepara uma agenda de mentorias musicais com experts do mercado brasileiro. Os criativos poderão se encontrar com nomes como Olga Acosta, especialista de Cultura da Firjan Sesi, Carol Crispim, A&R da União Brasileira de Compositores, Laura Bahia, Gerente de Artístico e Repertório e Ana Clara Ribeiro, advogada com experiência em Propriedade Intelectual. Para participar, os interessados ainda podem se inscrever nas últimas vagas disponíveis no site do evento. 

Além das mentorias, o Rio2C oferece o Pitching Show, já conhecido de seus fãs, aos artistas e projetos musicais. Segundo o evento, o Pitching fortalece os processos de mentorias com especialistas do mercado e lança nesta edição os “Desafios Corporativos”.

Entre os 14 palcos que movimentam a semana de criatividade, o Rio2C lançou em parceria com o portal POPline.Biz É Mundo da Música o palco “Soundbeats II by POPline.Biz”. O espaço é pensado num formato  de perguntas e respostas, com gravação de conteúdo com grandes nomes da indústria musical, incluindo artistas, empresários, executivos e produtores.

Pensando em um espaço para explorar os bastidores da música, com entrevistas e gravação de conteúdo, o “Soundbeats II by POPline.Biz” se debruça sobre os temas de carreira, gestão, tendências. O público estará perto de artistas e líderes da indústria da música.

Criatividade

Rio2C. Foto: Divulgação

Um dos espaços do evento, o Mercado do Rio2C, foi criado para fomentar as indústrias criativas, impulsionando a geração de oportunidades, emprego e renda no setor. De acordo com a organização, a ideia é envolver negócios e criar networking do setor de inovação/startups, games, editorial, música e audiovisual. 

O Rio2C também prepara um momento para os criadores do audiovisual. A programação organiza diálogos sobre as novas tecnologias do meio, maquinário, edição, pós-produção serão apresentadas aos criadores de conteúdo e produtores em paineis, experimentações, workshops e masterclasses, com estandes das grandes empresas do setor.

Entre os grandes nomes internacionais, participam os produtores Ron Leshem (Euphoria), Editi Effiong (The Black Book), Sandra Buffington (Brainwashed) e Carlos Saldanha (A Era do Gelo).

Completando a jornada criativa, o Rio2C também apresenta três Summits: o Summit Creator Economy, em parceria com a Play9, o Summit Brands&Co, em parceria com a Forbes, e o Summit Sports Innovation, que conta com a parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Serão abordados temas que vão da gestão estratégica de marcas ao empreendedorismo e inteligência artificial, passando por tecnologias na saúde e desafios para quem produz e distribui conteúdo.

Também estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário; João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald’s por oito anos; Jaqueline Weigel,  futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies; Cristiane Kajiwara, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB; Fernando Scherer, empresário, mentor de saúde mental e performance, e influenciadores digitais Jojo Toddynho, Casimiro (CazéTV) e Blogueirinha. 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município do Rio de Janeiro, a edição de 2023 do Rio2C movimentou R$300 milhões na capital carioca. A edição também reuniu 44 mil pessoas que acompanharam a semana de criatividade.