O Rio Montreux Jazz acontece no dia 03 de dezembro, no Rio de Janeiro. A edição de Celebração contará com um dia inteiro de apresentações musicais, como o encontro de Toquinho e Yamandu Costa, pela primeira vez aberto ao público. O show terá a abertura de Amaro Freitas Trio, na Sala Rio de Janeiro, no Fairmont, em Copacabana. Os ingressos serão vendidos no site a partir do dia 21 de outubro, acesse aqui.
O festival começa com apresentações gratuitas no quiosque Tropik, na altura do posto 6 da Praia de Copacabana. No fim da tarde, a programação chega ao Fairmont Rio de Janeiro, no mesmo bairro, com apresentação do Duo Gisbranco na área da piscina.
Leia Mais:
- Montreux Jazz Festival e BMG anunciam coletânea e série documental
- Sony Music disponibiliza show inédito de Djavan no Montreux Jazz Festival
- POPline.Biz é a mídia oficial do No Ar Coquetel Molotov 2022
“O Rio Montreux Jazz Festival Celebration que acontece em 2022 será uma consolidação da marca no Brasil. Um dia inteiro de música, cultura e jazz que chega com a força de uma CELEBRAÇÃO. Esse momento representa muito para todos nós. Trazer o Festival de Montreux para o Rio de Janeiro foi meu grande sonho, realizado em 2019 com o apoio de grandes profissionais. Não podíamos deixar essa chama apagar e hoje voltamos aos palcos mais fortes e com muita esperança no futuro. Trazer para os palcos e para as pessoas esse show tem um significado muito importante — a música sempre encontrará um caminho e um formato de chegar ao público”, diz Marco Mazzola, idealizador do Rio Montreux Jazz Festival.
O CEO do Montreux Jazz Festival, Mathieu Jaton, conta que tem o prazer de compartilhar esta jornada musical no Brasil.
“O Montreux Jazz Festival sempre teve uma relação muito especial com músicos brasileiros e é uma honra para nós podermos reunir mais uma vez muitos artistas talentosos no Rio. A edição de 2019 foi um grande sucesso e, desde então, a equipe conseguiu manter esse ímpeto vivo com ideias criativas em tempos conturbados. Sem a paixão e dedicação deles, a premiação de Toquinho e Yamandu Costa no Grammy Latino não teria sido possível. Obrigado novamente ao meu querido amigo Marco Mazzola e toda sua equipe MZA Music!”
Rio Montreux Jazz
Em 2019, pela primeira vez o Montreux Jazz Festival, criado em 1967, na Suíça, teve uma edição completa na América Latina. Foram 3 palcos no Píer Mauá e 5 palcos gratuitos em diferentes bairros da cidade, com mais de 25 shows de grandes nomes da música brasileira e internacional.
Em 2020, quando o mundo “parou” e eventos passaram para as plataformas digitais, o Rio Montreux Jazz Festival realizou o evento por meio de uma transmissão online. Entre esses shows, o primeiro encontro de Toquinho e Yamandu Costa, que resultou na gravação desse dueto resultou no álbum “Bachianinha: Toquinho e Yamandu Costa Live at Rio Montreux Jazz Festival”, que venceu o Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Música Instrumental”.