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RIAA: Receita de música latina nos EUA atinge R$ 7,1 bilhões em 2023

A RIAA tem apostado nos estilos da música latina, já que ela está entre aquelas com crescimento acelerado nos Estados Unidos. Foto: Divulgação

A Associação da Indústria Fonográfica Americana (RIAA), organização comercial de apoio a gravadoras nos Estados Unidos, anuncia que a receita gerada na música latina alcançou a marca de R$7,17 bilhões em 2023. O valor corresponde a um aumento de 16% em relação ao ano anterior, ou de 14% em relação à segunda maior arrecadação do gênero na história, em 2005, com ajuste da inflação.

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Receitas anuais de Música Latina, segundo a RIAA. Foto: RIAA/ Divulgação.

O relatório anual da RIAA aponta também que o streaming é a principal forma de consumo da música latina nos Estados Unidos. No ano passado, a modalidade ficou responsável por 98% da receita produzida

Rafael Fernandez Jr., vice-presidente sênior de políticas públicas estaduais e relações industriais da RIAA. Foto: Reprodução/LinkedIn.

“A música latina explodiu nos EUA na última década, à medida que uma nova geração de estrelas impulsiona o gênero e o streaming coloca este setor dinâmico ao alcance de todos. Não mais limitados pela língua, acesso ou suposições ultrapassadas – os artistas latinos estão moldando a nossa cultura à medida que os fãs gravitam em torno do espírito desta música, impulsionando um crescimento mais rápido do que qualquer outra audição e expandindo ainda mais os nossos horizontes a cada ano”, explica Rafael Fernandez, SVP, Public Policy & Latin Music da RIAA.

A assinatura nas plataformas de streaming também se torna o principal ativo da receita, em relação a todos os formatos de consumo. Na indústria fonográfica estadunidense, este valor chegou a R$6,66 bilhões, 17% a mais do que em 2022.

Ao mesmo tempo, o consumo através de downloads em plataformas de rádio customizadas, como Pandora e SiriusXM, são responsáveis por 6% da receita da música latina executada via streaming. O valor ultrapassa os R$394 milhões.

Já a receita sobre o formato físico sofreu redução. No caso de CDs, a arrecadação diminuiu em  49%, enquanto que o consumo de álbuns de vinil caiu em 25%. Ao todo, foram produzidos R$46 milhões, representando menos de 1% do consumo da música latina nos EUA, em comparação com 8% do mercado geral.

“Ao mesmo tempo, há oportunidades para que mais fãs assinem serviços de streaming pagos e as vendas de vinis latinos aumentem ainda mais, encontrando diferentes maneiras de se conectar e inspirar momentos inesquecíveis juntos, à medida que artistas e gravadoras oferecem novos sons e músicas”, defende Fernandez, da RIAA.

A RIAA tem apostado nos estilos da música latina, já que ela está entre aquelas com crescimento acelerado nos Estados Unidos. No segundo semestre de 2023, por exemplo, a organização premiou seis agentes do mercado musical e da comunidade latina, que se destacam em suas atuações: a multi artista, premiada no Grammy, Gloria Estefan, o músico Sebastián Yatra, o executivo do mercado de entretenimento Emilio Estefan, a COO da Sony Music Latin Iberia Maria Fernandez, assim como as parlamentares Veronica Escobar, representante do 16º distrito do estado do Texas, e María Elvira Salazar, representante do sul do estado da Flórida.

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