A revista norte-americana Rolling Stone publicou uma lista em que elenca os 200 melhores discos de Hip Hop de todos os tempos. O ranking foi criado por um grupo de dezesseis críticos musicais, mas as posições ocupadas por alguns álbuns repercutiram nas redes sociais entre fãs do gênero.
LEIA MAIS:
- Cardi B se defende por incluir músicas antigas na tracklist de novo álbum
- Blogueira quer que vitória de Cardi B em processo seja anulada
- Cardi B e Megan Thee Stallion aprendem a jogar futebol em novo episódio do “Cardi Tries”
- Sem sorte, Kanye West termina mais um relacionamento em 2022
- Quarto advogado de Kanye West abandona caso de divórcio com Kim Kardashian
De acordo com um texto introdutório, o grupo idealizador do teve que fazer “escolhas dolorosas” diante de tantos artistas icônicos e da vasta história dos LPs de rap. Por essa razão, a lista apresenta apenas projetos em inglês.
“Uma das coisas incríveis sobre o hip-hop é que ele evolui e se expande mais rápido do que qualquer outro gênero na história da música. Para um fã chegando na era de Cardi ou Tyler ou Polo G ou Playboi Carti, a era de ouro é agora.” – ressalta a Rolling Stone antes de apresentar o lista com 200 discos.
Debates sobre o ranking
A lista com os 200 melhores discos de Hip Hop de todos os tempos elaborada pela Rolling Stone não escapou de polêmicas. A revista elegeu, por exemplo, o álbum “Invasion of Privacy“, de Cardi B, o 16º melhor projeto do gênero – a frente de discos elementares como “Illmatic“, do Nas, “Get Rich or Die Tryin'”, do 50 Cent, e “DANM“, de Kendrick Lamar.
Outras mulheres também pavimentaram os seus lugares no ranking com trabalhos memoráveis. Nick Minaj apareceu na 31ª posição com o “Pink Friday”, Missy Elliott está na sétima colocação com o “Miss E… So Addictive” e Lauryn Hill também abrilhanta o Top 10 com o icônico “The Miseducation of Lauryn Hill” (1998).
Álbuns de Megan Thee Stallion, Doja Cat, Lil Kim, Queen Latifah, Eve, Flo Milli, MIA, City Girls e Azealia Banks também estão na lista
O disco “Ready to Die“, lançado por The Notorious B.I.G. em 1994, ocupou o topo do ranking. O álbum “Stankonia” (2000), do Outkast, marcou a virada do século no Hip Hop e ficou com a segunda colocação, seguido do “The Blueprint” (2001), de Jay-Z.
Confira o top 10 da lista de 200 melhores discos de Hip Hop:
- “Ready to Die” – The Notorious B.I.G
- “Stankonia” – Outkast
- “The Blueprint” – Jay-Z
- “It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back” – Public Enemy
- “To Pimp a Butterfly” – Kendrick Lamar
- “My Beautiful Dark Twisted Fantasy” – Kanye West
- “Miss E… So Addictive” – Missy Elliott
- “Enter the Wu-Tang (36 Chambers)” – Wu-Tang Clan
- “The Low End Theory” – A Tribe Called Quest
- “The Miseducation of Lauryn Hill” – Lauryn Hill