Sexta-feira, 10 de novembro: esse dia foi muito esperado pelos fãs da Taylor Swift e amantes do mundo pop, marcando o lançamento do “Reputation”. Esse é um novo sexto álbum de estúdio da cantora e apresenta uma mudança de sonoridade para um pop mais forte, além de um novo posicionamento em relação à mídia após várias polêmicas do passado.
Como estratégia, o álbum está sendo lançado inicialmente só para venda – física ou digital. A disponibilização para streaming poderá demorar pelo menos uma ou duas semanas. A expectativa da gravadora é de uma esmagadora venda de 2 milhões só na primeira semana. Adquira o seu!
Veja uma linha do tempo de tudo o que aconteceu na era até agora:
21-23 de agosto: Taylor Swift matava todo mundo de curiosidade publicando prévias, revelando a imagem de uma cobra dando o bote.
25 de agosto: Depois de muito mistério, o single “Look What You Made Me Do” foi liberado em todas as plataformas, rapidamente ocupando o topo das paradas mundiais. No iTunes, alcançou o topo do ranking da loja virtual em outros 75 países. Em 12 horas, o lyric vídeo passou de seis milhões de acessos
Neste mesmo dia, o lyric video quebrou o recorde de mais assistido em 24 horas, com 18 milhões de visualizações.
26 de outubro: Mais recordes! O single ganhou o título de mais alta estreia de uma artista feminina no Spotify americano de todos os tempos, além de maior estreia global na plataforma.
27 de agosto: Durante a exibição do VMA, a cantora lançou um clipe bombástico para o single. Antes mesmo do VMA, bateu 1 milhão de acessos.
28 de agosto: 24 horas depois do lançamento do vídeo, foi definido que “Look What You Made Me Do” foi o clipe mais visto em 24 horas, com mais de 38 milhões em visualizações.
31 de agosto: O clipe atingiu 100 milhões de visualizações no YouTube em menos de 4 dias.
1º de setembro: que “Look What You Made Me Do” conquistou primeiro lugar na parada britânica.
3 de setembro: Lançamento oficial de “…Ready For It?”, a segunda faixa revelada.
4 de setembro: Taylor Swift conseguiu colocar suas duas novas músicas nas primeiras posições de 18 países.
8 de setembro: “…Ready For It?” estreia em primeiro lugar no Reino Unido.
11 de setembro: O single promocional estreou direto no 4º lugar na parada Billboard Hot 100, a principal dos Estados Unidos.
02 de outubro: Com menos de um mês, foi conquistado meio bilhão de acessos no clipe de “Look What You Made Me Do”.
06 de outubro: Ainda sem apresentações ao vivo na era, foi anunciado o primeiro evento com Taylor Swift após o lançamento. Ela fará uma série de shows em festivais natalinos para rádios.
14 de outubro: alguns sortudos puderam ouvir o “Reputation” antes. A primeira sessão secreta foi em Londres, passando depois por outros locais.
20 de outubro: Liberada a faixa “Gorgeous”, a terceira divulgada do álbum. A música alcançou o topo da lista de vendas da loja digital nos Estados Unidos em menos de uma hora.
27 de outubro: Lançado o clipe de “…Ready For It?”.
03 de novembro: mais uma inédita revelada… Foi liberada “Call It What You Want”. A faixa alcançou o topo da lista de vendas da loja digital em 22 países.
Neste mesmo dia, foi anunciado que o “Reputation” vendeu 400 mil cópias nos EUA só na pré-venda.
Esse é só o começo e o “Reputation” ainda terá muita história pra contar.