O TikTok publicou recentemente o Relatório “Music Impact”, que foi encomendado pela plataforma e preparado pela Luminate, uma das principais fontes de dados e pesquisas sobre entretenimento. O relatório tem como objetivo avaliar o impacto que o TikTok e seus usuários têm sobre a indústria musical em termos de descoberta de músicas, consumo e contribuição para a receita dessa indústria.
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O estudo trata-se de uma análise quantitativa do impacto da plataforma e da função que ela e seus usuários desempenham no ecossistema musical. A Luminate estudou dados dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Alemanha, do Brasil, da Indonésia e globais no período de 12 meses entre 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2023.
Confira abaixo os principais insights do levantamento para o mercado brasileiro:
- O uso de ferramentas de streaming musical por parte dos usuários do TikTok é maior do que a média. No Brasil, 92% dos usuários do TikTok estão usando atualmente uma versão gratuita e/ou paga de serviço(s) de streaming em comparação com 84% da média dos consumidores do país.
- Os usuários da plataforma ainda têm 37% mais probabilidade do que o consumidor médio de pagar por um serviço de streaming musical.
- No Brasil, os usuários do TikTok têm 28% mais chances de descobrir novas músicas em plataformas de vídeos curtos em comparação com usuário médio destas mesmas plataformas.
Digitalmente, os usuários do TikTok são um público altamente engajado e de alto valor. Esse valor, segundo o relatório, também pode ser observado para além do aplicativo: os usuários da plataforma são mais propensos a apoiar artistas por meio da participação em eventos de música ao vivo e comprando mercadorias de artistas.
Globalmente, mais de um terço dos usuários do TikTok, em cada mercado analisado, compareceu a um evento de música ao vivo nos últimos 12 meses e mais de um terço comprou mercadorias de artistas no mesmo período.
Em ambos os casos, esse número é significativamente maior do que a média dos ouvintes de música. Por exemplo, no Brasil, 59% dos usuários do TikTok compareceram a um evento de música ao vivo e 49% compraram produtos de artistas nos últimos 12 meses, em comparação com 47% e 35% dos ouvintes de música em geral, respectivamente.
O impacto do aplicativo nas decisões de compra dos usuários vai além de ingressos para shows e mercadorias de artistas. Em comparação com a média dos ouvintes de música, os usuários do TikTok gastam muito mais dinheiro por mês em compras relacionadas a música, incluindo formatos físicos, cartões-presente e assinaturas de música premium.
No Brasil, os usuários do TikTok, em média, gastam 23% mais dinheiro em compras relacionadas à música em comparação com o ouvinte médio e a pesquisa também revela que o brasileiro gasta quase duas vezes mais que os outros países em compra de cartões-presentes relacionados à música.
Consumo de música globalmente
Além disso, o estudo aponta que o TikTok impulsiona o consumo de música do mundo todo, com seus usuários sendo mais propensos a ouvir músicas internacionais do que a média dos ouvintes de música.
Essa preferência, combinada com o alto volume de atividade de descoberta e compartilhamento de músicas no TikTok, pode ser aproveitada por artistas para ampliar sua base de fãs para outros países, o que contribui para lançar artistas globais de gêneros que já foram mais regionalmente nichados, como Reggaeton, Afrobeats e K-Pop.
O interesse dos usuários do TikTok por música internacional é evidente em suas preferências de streaming de música. Em comparação com a média dos ouvintes de música em cada mercado, esse público tem maior probabilidade de indicar que o “acesso a músicas de artistas globais” é um fator extremamente importante ao selecionar um serviço de streaming de música.
No Brasil, 64% dos usuários do TikTok priorizam o acesso a artistas globais nestes serviços, número maior do que o ouvintes de música em geral. Confira o relatório na íntegra acessando aqui.