A Inglaterra atraiu os olhares da imprensa internacional nesta segunda-feira (5) após ser revelado que o Rei Charles foi diagnosticado com câncer. Ele, que está com 75 anos, assumiu o trono em setembro de 2022 depois da morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth. Até o momento não foi revelado qual o tipo e estágio da doença, mas, segundo o Palácio de Buckingham, o monarca já está recebendo tratamento.
LEIA MAIS:
- BLACKPINK recebe honraria do rei Charles III por incentivo à consciência climática; veja!
- Katy Perry e Nicole Scherzinger cantam em show de coroação do Rei Charles III
- Quem tem mais poder no Reino Unido: Primeiro-ministro ou Rei Charles?
Recentemente, Charles passou por uma internação hospitalar para cuidar de um crescimento na próstata — que não era um tumor. Durante a hospitalização, os médicos identificaram um outro problema de saúde, descrito como um tipo de câncer. Uma fonte da agência de notícias Reuters informou que não se trata de câncer de próstata.
O palácio informou que os médicos recomendaram o afastamento do rei de algumas atividades públicas, mas ele deve seguir com trabalho “de escritório” e obrigações de Estado. Ademais, foi reforçado que o monarca está “totalmente confiante” em relação ao tratamento e quer voltar às suas funções assim que possível.
Charles decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações e para que isso melhore a compreensão pública do que é ser afetado pelo câncer. Vale dizer que a divulgação de uma doença é uma quebra de tradição da família real britânica, mas o rei é conhecido por ir contra padrões em busca da modernidade da realeza.
A linha de sucessão da monarquia britânica
A sucessão ao trono é assegurada pela legislação e só uma nova Lei do Parlamento do Reino Unido poderia remover alguém de permanecer na fila de possíveis sucessores.
Atualmente, William, de 41 anos, é o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico. O filho mais velho dele, George, é, por sua vez, o segundo na linha de sucessão. Essa ordem segue seus outros herdeiros, Charlotte e Louis. Apesar de Harry ter se distanciado da família real após se casar com Meghan Markle, vale dizer que ele mantém sua posição na linha de sucessão e é o quinto na fila depois de seus sobrinhos.