O site americano Hits Daily Double publicou uma matéria nesta sexta (27/8) questionando as regras de pontuação para as paradas de álbuns da Billboard. O veículo afirmou que a Billboard utiliza regras arcaicas, que não representam mais a realidade de um mundo digital.
A reportagem se baseia sobretudo na decisão da Billboard de não contar as vendas do “music box” do álbum novo da Lorde, “Solar Power”. Para quem não sabe, Lorde colocou à venda uma caixa especial, que parece um CD, mas não tem o CD dentro. No lugar, vem um livrinho e um link de download do álbum.
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“Não está claro como as vendas deste box podem ser usadas para inflar o total de pontos do ‘Solar Power’ nas paradas. Certamente não chegaria nem perto do trabalho de fãs de artistas semana após semana na Hot 100. A Billboard olha para o outro lado quando essas travessuras aumentam seus cliques? A indústria da música e seus clientes fazem parte de um mundo predominantemente digital. Simplesmente não há razão para o download proveniente de caixas não se contado. Ater-se firmemente a regas arcaicas que regem um formato [físico] que representa menos de 5% do mercado atual é uma fórmula para a irrelevância”, diz o Hits Daily Double.
A Billboard vetou “vendas casadas” da pontuação de suas paradas, porque artistas estavam associando o download de seus álbuns ou singles à venda de ingressos para shows e outros produtos. Com isso, a Billboard entendeu que os consumidores não estavam comprando a música, mas sim os outros itens. A música, neste ponto, se tornava um brinde.
A matéria do Hits Daily Double cita esse ponto e diz que a Billboard considera a intenção do consumidor na compra. “O que poderia ser mais intencional do que entrar em uma loja, comprar o box, ir para casa e baixar o conteúdo correspondente?”, questiona sobre o music box da Lorde.