Divulgação/HBO
Produção conta história do álbum visionário ‘’Refavela”, clássico de Gilberto Gil
in

Documentário ‘REFAVELA 40’ é indicado ao Emmy Internacional 2020

Divulgação/HBO

O documentário REFAVELA 40, sobre o LP do cantor Gilberto Gil, “Refavela”, lançado em 1977 é um dos indicados ao Emmy Internacional 2020 na categoria “Programação de Artes”.

Dirigido por Mini Kerti e produzido pela HBO Latin America, junto com a Conspiração e em parceria com a Gege, o longa celebra as mais de quatro décadas do álbum.

REFAVELA 40 aborda a importância histórica do disco “Refavela”, criado a partir da experiência de Gilberto Gil no Festival Mundial da Arte e da Cultura Negras, realizado na Nigéria, e apresenta vários depoimentos inéditos e imagens de arquivo. O documentário conta com as presenças de Rubão Sabino, baixista; Robertinho Silva, baterista; e Djalma Corrêa, percussionista, que acompanharam o cantor na turnê africana. 

Depoimentos do produtor Dom Filó, do antropólogo Hermano Vianna, do compositor Paulinho Camafeu e do Vovô do Ilê revelam o aspecto visionário – e a relevância – que “Refavela” ganha cada vez mais com o passar do tempo. Além disso, o filho de Gilberto Gil, Bem Gil, conversa com o pai e Roberto Santana, produtor do disco, sobre os clássicos inesquecíveis da obra, como “Ilê Ayê” e “Sandra”.  

O documentário exibe também o show na Concha Acústica de Salvador, realizado em 2017, que integrou turnê comemorativa ao álbum. A apresentação, conduzida por Bem Gil, contou com a participação especial das cantoras Céu e Maíra Freitas, de Moreno Veloso, filho mais velho de Caetano Veloso, e do próprio Gilberto Gil.

REFAVELA 40 é produzido por Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patrícia Carvalho e Rafaella Giannini, da HBO Latin America Originals, e Gustavo Baldoni, Renata Brandão e Mini Kerti da Conspiração, em parceria com a Gege, com recursos da Condecine – Artigo 39. O documentário tem concepção de Bem Gil, Flora Gil, Andrea Franco, direção de Mini Kerti e foi distribuído com exclusividade pela HBO Latin America.

As outras indicações de produções brasileiras ao Emmy Internacional 2020 foram nas categorias:

  • Melhor performance por uma atriz – Andrea Beltrão por sua atuação em Hebe;
  • Melhor performance por um ator – Raphael Logam por sua atuação em Impuros — Temporada 2
  • Comédia – Ninguém Tá Olhando
  • Programa de entretenimento sem roteiro – Canta Comigo
  • Telenovela – Órfãos da Terra
  • Minissérie ou filme para TV – Elis – Viver é Melhor que Sonhar

Escrito por Redação POPLine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vitão mostra que tem boa memória no quadro "E AÍ, POPline?" Foto: Divulgação

Já com clipe, Vitão lança sua nova música: “California”

MTV MIAW 2020: Veja fotos do pink carpet da premiação