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Receitas da Believe aumentaram 17,9% no 1º semestre de 2023

Foto: Divulgação.

A Believe anunciou no começo deste mês os resultados financeiros para o primeiro semestre de 2023. A empresa, que negocia na Paris Euronext, gerou € 415,4 milhões (R$ 2,2 bilhões), representando um crescimento de 17,9% em relação ao ano anterior .

Em uma base orgânica (ou seja, descontando as aquisições feitas este ano), a receita da Believe cresceu 17,5% ano a ano. 

Foto: Music Business Worldwide.

Believe divide suas operações globais em duas divisões: distribuidor DIY TuneCore  (referido como ‘Soluções automatizadas’ em seus resultados); O desempenho de sua principal gravadora premium e operação de serviços artísticos (referida como ‘Soluções Premium’).

De acordo com os últimos resultados financeiros da empresa, no primeiro semestre, sua divisão de Soluções Automatizadas cresceu 17,1% ano a ano  para  € 26,9 milhões (R$ 145,28 milhões).

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As receitas de ‘Soluções Premium’ da empresa cresceram 18% em relação ao ano anterior,  para  € 388,5 milhões (R$ 2098,25 milhões) no primeiro semestre de 2023.

A Believe também divide suas receitas geograficamente e, segundo os dados de desempenho do primeiro semestre, relata um forte crescimento na Ásia-Pacífico/África, nas Américas e na Europa.

A empresa teve um crescimento de receita de 23,9% na Europa (excluindo França e Alemanha), gerando € 121,9 milhões (R$ 658,37 milhões) na região no primeiro semestre do ano. A Europa representou 29,3% das receitas totais da Believe no primeiro semestre de 2023.

Em outra parte da Europa, a empresa diz que o Reino Unido foi “também muito dinâmico e positivamente impactado pela integração da [plataforma de publicação] Sentric” no segundo trimestre de 2023. A Believe adquiriu o Sentric no valor de $ 51 milhões  (R$ 250,34 milhões) da Utopia Music em março.

Foto: Music Business Worldwide.

No resto do mundo, as receitas da Believe cresceram 23,6% em relação ao ano anterior na Ásia-Pacífico e África para € 112,2 milhões (R$ 605,64 milhões), o que representou 27% das receitas do grupo.

As receitas geradas pelas operações da Believe nas Américas cresceram 21,7% ano a ano e representaram 14,6% das receitas do grupo. A empresa cita a atividade no Brasil e no México como sendo particularmente forte ao longo dos primeiros seis meses do ano.

Na França, as receitas aumentaram 12% ano a ano no primeiro semestre de 2023 e representaram 16% das receitas da Believe. 

Já na Alemanha, as receitas cresceram 0,5% no primeiro semestre e representaram 13% das receitas do grupo Believe.

Believe diz que as vendas digitais na Alemanha “foram menos dinâmicas no final do trimestre”, mas que “tiveram sucesso no desenvolvimento de artistas em gêneros digitais”. A empresa ainda aponta para uma recente joint-venture com Madizin, que diz ter iniciado seu lançamento comercial “com contratações promissoras”.

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A companhia também relata que, em todo o seu negócio, viu um crescimento de receita orgânica digital de 18% em relação ao ano anterior no primeiro semestre de 2023, refletindo o que diz ser “uma taxa de crescimento mais baixa” no segundo trimestre deste ano de 14% em relação ao ano anterior, “devido a dificuldades cambiais incorporadas nas receitas recebidas de parceiros digitais e monetização moderada com suporte de anúncios”.

Descontando esses impactos cambiais, a Believe diz que seu crescimento orgânico digital no segundo trimestre de 2023 teria sido de 20,5% em relação ao ano anterior.

Enquanto isso, Believe relatou um aumento no EBITDA Ajustado para o primeiro semestre de 2023 em € 24,2 milhões (R$ 130,63) ou uma margem de 5,8%, um aumento de 250 pontos-base em relação ao ano anterior, refletindo o que a companhia diz ser “eficiência, controle sobre investimentos e alavancagem operacional”.

O caixa líquido da empresa no final de junho de 2023 era de € 210,2 milhões (R$ 1134,63). Comentando sobre os resultados do primeiro semestre da empresa, Denis Ladegaillerie, fundador e CEO da Believe, disse: “O início do ano foi marcado por outro forte desempenho da lista, graças ao nosso modelo exclusivo e experiência digital, apesar dos ventos contrários da moeda e da menor monetização suportada por anúncios”.

“Esta é uma prova da qualidade do serviço, que está no centro do nosso posicionamento na indústria. Registramos um nível significativo de contratações e renovações de gravadoras e artistas em prazos mais longos e melhores condições”, disse Denis Ladegaillerie, fundador e CEO da Believe.

Denis Ladegaillerie,  fundador e CEO da Believe. Foto: Reprodução/LinkedIn

“Temos nos concentrado em melhorar a lucratividade e a eficiência em toda a organização. Também estamos em ótima posição para aproveitar oportunidades comerciais e investir em avanços em melhores condições para alimentar o crescimento de longo prazo”, acrescenta Denis Ladegaillerie.

“Estamos fortemente engajados em várias discussões de parceria exploratórias inovadoras de IA e IA generativa no H1 e acreditamos fortemente que IA e IA generativa terão um forte impacto positivo para a indústria da música e particularmente para Believe, como uma grande empresa digital de ponta a ponta. música de escala e negócios orientados para a tecnologia”, finaliza o executivo.

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