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Receita do UMG cresce 8,8% com Taylor Swift entre os mais vendidos

Taylor Swift. Foto: Kevin Winter/Getty Images (uso autorizado POPline)

O presidente e CEO do Universal Music Group, Sir Lucian Grainge, elogiou o “forte desempenho contínuo” da empresa ao entregar seus resultados financeiros para o segundo trimestre e o semestre, que foi encerrado em 30 de junho. As informações são do Music Week.

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O desempenho da Universal 

Sir Lucian Grainge disse que a Universal está “orgulhosa” de seu desempenho, já que sua receita no segundo trimestre de 2023 foi de € 2.697 milhões, o que representou um aumento de 6,4% no comparativo anual, ou 8,8% em moeda constante. A empresa disse que isso foi “impulsionado pelo forte crescimento na música gravada e merchandising e outros segmentos”.

A receita de assinatura de música gravada da Universal cresceu 10,6% no comparativo anual ou 13,0% em moeda constante e a receita de streaming cresceu 2,9% no comparativo anual, ou 5,3% em moeda constante. 

Dentro disso, a Universal citou que os discos mais vendidos incluem Taylor Swift – que vem quebrando recordes recentemente – King & Prince, Morgan Wallen, Seventeen e Stray Kids.

Fã de Taylor Swift é presa por invadir propriedade da artista. (Foto: Getty Images)

O EBITDA ajustado da Universal de € 590 milhões aumentou 16,4% no comparativo anual, ou 19,2% em moeda constante. Já a margem EBITDA ajustada expandiu 1,9 pontos percentuais para 21,9%.

A receita de merchandising e outras no segundo trimestre foi de € 157 milhões, alta de 11,3% no comparativo anual, ou 12,1% em moeda constante. Isso  foi “impulsionado pelo crescimento nas vendas diretas ao consumidor e apesar de um declínio nas vendas de mercadorias em turnê devido à menor atividade de turismo em comparação com o trimestre do ano anterior”.

A receita de publicação de música da Universal no segundo trimestre foi de € 464 milhões, uma queda de 2,5% no comparativo anual, ou 0,6% em moeda constante. 

No entanto, o UMG, observou que havia divulgado anteriormente em suas Demonstrações Financeiras Consolidadas Anuais para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2021 que havia ajustado sua política contábil “em relação a certas receitas cobradas por meio de sociedades (a ‘Mudança na Contabilidade da Sociedade’ ).” Um impacto de € 98 milhões associado à Mudança na Contabilidade da Sociedade no segundo trimestre de 2022 refletiu “uma recuperação única para o recebimento de receita maior do que a acumulada no final de 2021”.

A empresa ainda disse que as receitas da Universal Music Publishing cresceram 22,8% no comparativo anual ou 25,7% em moeda constante. Segundo Grainge, isso foi “resultado do crescimento contínuo da receita de streaming e assinatura e da melhoria na receita de desempenho”. 

A receita digital caiu 23,7% no comparativo anual, ou 22,6% em moeda constante devido à mudança na contabilidade da sociedade, parcialmente compensada pelo crescimento da receita de streaming e assinatura. 

Já a receita de desempenho cresceu 169,4% no comparativo anual, ou 185,3% em moeda constante. 

Por sua vez, a receita de sincronização melhorou 1,7% no comparativo anual, ou 5,3% em moeda constante. A receita mecânica cresceu 26,1% no comparativo anual, ou 31,8% em moeda constante, como resultado de melhorias nas vendas físicas.

“Como uma empresa centrada no artista, não estamos apenas orgulhosos de nosso forte desempenho contínuo, mas também estamos particularmente entusiasmados por nos permitir acelerar nossa estratégia para promover um negócio de streaming mais saudável”, disse Sir Lucian Grainge, CEO do Universal Music Group.

Sir Lucian Grainge, CEO do Universal Music Group. Foto: Divulgação.

Atualização semestral da Universal

Além dos resultados do segundo trimestre, a Universal também divulgou os resultados do primeiro trimestre, dando uma visão mais aprofundada do desempenho da empresa.

Em seu relatório oficial, a Universal afirmou que no semestre encerrado em 30 de junho, sua receita aumentou para € 5.148 milhões, um aumento de 8,7% em relação ao semestre encerrado em 30 de junho de 2022 (“H1 2022”), ou 9,1% em constante moeda. 

A receita de assinatura de música gravada cresceu 11,6% no comparativo anual, tanto em moeda constante quanto informada, e a receita de streaming cresceu 2,3% ano a ano, ou 1,8% em moeda constante. 

Seu EBITDA ajustado de € 1.112 milhões aumentou 15,6% em relação ao ano anterior, ou 16,2% em moeda constante. A margem EBITDA ajustada aumentou 1,3 pontos percentuais para 21,6%

O caixa líquido gerado pelas atividades operacionais antes do imposto de renda pago de € 703 milhões aumentou 16,2% em comparação com € 605 milhões no primeiro semestre de 2022.

A receita de merchandising e outras cresceu para € 264 milhões no primeiro semestre de 2023, um aumento de 6,5% no comparativo anual ou 5,6% em moeda constante. Novamente, isso foi dito ser “impulsionado pelo crescimento nas vendas diretas ao consumidor e apesar da queda nas vendas de mercadorias em turnê e no varejo”.

A receita de publicação de música da Universal totalizou € 889 milhões no primeiro semestre de 2023, um aumento de 4,5% no comparativo anual ou 4,8% em moeda constante. Excluindo o mencionado benefício Change in Society Accounting do ano anterior, as receitas de edição de música cresceram 18,1% em relação ao ano anterior, ou 18,5% em moeda constante. Grainge disse que isso foi “como resultado do crescimento orgânico contínuo na receita de streaming e assinatura e melhoria na receita de sincronização e desempenho”.

“Como uma empresa centrada no artista, não estamos apenas orgulhosos de nosso forte desempenho contínuo, mas também estamos particularmente entusiasmados por nos permitir acelerar nossa estratégia para promover um negócio de streaming mais saudável. – que recompensa artistas e músicas reais – e impulsiona oportunidades de crescimento para o ecossistema musical mais amplo”, disse Sir Lucian Grainge, CEO do Universal Music Group. 

Sir Lucian Grainge, CEO do Universal Music Group. Foto: Divulgação

“Nosso forte crescimento em receitas, EBITDA ajustado e fluxo de caixa operacional permitiu nosso investimento estratégico contínuo no negócio, impulsionando ainda mais o valor de longo prazo para os acionistas, à medida que continuamos a executar em nossa visão”, acrescentou Boyd Muir, EVP, CFO e presidente de operações do Universal Music Group.

Boyd Muir, EVP, CFO e presidente de operações do Universal Music Group. Foto: Divulgação/Universal Music Group

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