#BIZ

Entrevista: Ray Veloso fala sobre estratégia de lançamentos de Zé Vaqueiro

Ray Veloso e Zé Vaqueiro | Foto: Reprodução/Instagram

2021 foi um ano histórico na carreira do Zé Vaqueiro. Se destacando como uma das maiores revelações do forró nacional, o cantor, natural de Ouricuri, sertão de Pernambuco, alcançou números expressivos durante o ano nas plataformas digitais, conquistou fãs, prêmios e um contrato com a Sony Music.

O cantor bateu a marca de um bilhão de views no YouTube ainda no primeiro semestre do último ano, além de contabilizar mais de 7 milhões de ouvintes mensais no Spotify – com destaque para a música “Volta Comigo BB” que ficou entre as canções mais ouvidas na plataforma e no Top 10 clipes musicais mais visualizados do ano no YouTube. O cantor ainda teve o segundo álbum mais ouvido na Deezer, com “O Original”.

Leia mais:

Durante o ano, o forrozeiro também recebeu algumas certificações pelo alcance de reproduções dos seus principais sucessos, como o diamante duplo com a música “Letícia”, diamante pela música “Tenho Medo”, platina pela música “Cadê o Amor” e as certificações de ouro com “Fim da Noite” e “Metade de um Abraço”.

“É muito gratificante pra mim ver todo o reflexo do meu trabalho durante esse ano, que seguiu muito desafiador. Eu só tenho a agradecer a Deus, por tudo que ele reservou para mim nesse ano, e a toda a minha equipe e aos meus fãs, que sempre me acompanham e dão forças”, afirma Zé Vaqueiro.

Mas, é claro que esses números não iam cair do céu. O artista contou com um planejamento estratégico e detalhado para que seus lançamentos conseguissem alcançar marcos relevantes durante o último ano. Responsável pela gestão desses lançamentos, Ray Veloso, CEO da Enjoy Digital – agência multimídia especializada em gestão de eventos, artistas e marcas, conversou com o POPline.Biz é Mundo da Música e contou detalhes sobre o planejamento de Zé Vaqueiro.

“A meta para 2021 foi fazer as pessoas conhecerem o Zé Vaqueiro, fisionomia, voz e música. Pois a música dele chegou primeiro ao público sem conhecer ele direito, achavam e que ele era um senhor de 50 anos. Então o trabalho foi potencializar o talento, as músicas e mostrar o rosto do Zé para o Brasil”, revelou Ray.

Ray Veloso, CEO da Enjoy Digital | Foto: Divulgação

Zé Vaqueiro faz parte do casting da produtora Vybbe, que tem o comandante Xand Avião à frente do projeto. Para Ray, o escritório que administra carreira do artista tem um feeling muito bom para reconhecer potenciais de sucesso.

“Foi isso que aconteceu, no final de 2020 [Xand] viu o potencial do Zé Vaqueiro e apostou nele. Preparam um trabalho exclusivo que foi EP “O ORIGINAL” e resultado foi logo a 1º música “Letícia” viralizada por todo o mundo. A partir daí aliado ao trabalho de marketing da Enjoy digital a carreira dele deu uma guinada para o topo das paradas musicais”, destaca.

Rotina de lançamentos

Em 2021, Zé lançou uma média de 1 música a cada 38-40 dias, de acordo com dados da STRM. Questionado sobre como é o planejamento de lançamentos do artista e quais as etapas contemplam cada lançamento (pré-durante-pós), Ray – que também é gerente de eventos do cantor Wesley Safadão, explicou que com a pandemia o consumo no meio digital ficou frenético e com isso os lançamentos com certo prazo de validade.

“As pessoas consomem tão rápido as músicas que um lançamento se torna “velho” em 4 semanas. Elas ouvem tanto que ficam enjoadas e pedem para os artistas lançarem logo outra música”, comenta.

E completa: Antes, os lançamentos eram por semestres, algo que não é mais praticado nos tempos de hoje por conta dessa aceleração de consumo. Baseado nestes consumos, percebemos como está performando a música nas plataformas para saber o próximo passo para um novo lançamento”.

Para o início do ano de 2022, Zé Vaqueiro já prepara o lançamento de um novo EP – ainda data. O novo projeto do cantor vai apresentar canções inéditas, além dos últimos lançamentos como “Metade de um Abraço” e “Sentadinha Descarada”.

Descubra mais sobre a trajetória de sucesso do cantor Zé Vaqueiro no quadro “Quem é” do POPline.Biz é Mundo da Música – clique aqui.

 

 

 

Destaques

#Mercado

Mais um recorde para a MC Cabral! Nesta segunda-feira (18), Anitta atingiu a marca de 40 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o que...

#Noticias

Anitta retornou à Itaipava, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, para o segundo final de semana do Rock The Mountain 2024....

#Mercado

Em pleno mês da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro, o Spotify apresenta um projeto potente voltado à comunidade preta. O...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile