Foto: Reprodução Instagram/@euraalmeida
in

Rafa Almeida se prepara para a carreira de cantor e revela quem são seus ídolos

Em entrevista exclusiva, ele mostra letra inédita e conta que lançará seu primeiro EP até março

Rafa Almeida, assim como qualquer jovem de 21 anos, tem muitos sonhos. O dele é de se tornar um artista de sucesso com hits no topo das paradas musicais brasileiras. Ele já compõe e em 2021 irá se lançar como cantor. Em um bate-papo exclusivo com o POPline, Rafa contou detalhes sobre seus projetos futuros, assim como curiosidades sobre suas composições.

Foto: Reprodução Instagram/@euraalmeida

Para começar, Rafa revelou que a vontade de cantar surgiu durante a adolescência. Porém, sua mãe – a cantora Solange Almeida – achou na época que ainda era muito cedo para apostar na música.

“Eu comecei a despertar esse desejo de ser cantor com 13, 14 anos, mas minha mãe deu uma brecada no começo porque eu era muito novo para começar na música, a voz estava amadurecendo ainda. E ai eu pedi um violão para o meu pai e comecei a escrever músicas. Então com 13 para 14 anos eu comecei a ser compositor”, conta.

A partir deste momento, então, o jovem começou a compor e não parou mais. Questionado sobre a inspiração para escrever, Rafa contou:

“É um mix, creio que 90% de todas as músicas que eu escrevo é sobre mim, sobre minha história, coisas que já vivenciei, relações que não deram certo. Eu sempre tento tirar proveito, brinco com meus amigos porque eles falam: ‘Vai Rafa, começa a namorar. Se não der certo, vira música'”.

E as composições, vale ressaltar, são provas do grande potencial do artista. Em suas redes sociais, vira e mexe Rafa publica vídeos cantando suas músicas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rafa Almeida (@euraalmeida)

Uma canção sua, inclusive, foi gravada por Bruno e Marrone em 2019! Ela se chama “Quatro Fases” e, Rafa abriu o jogo sobre o que sentiu ao saber que a canção seria gravada por uma das mais bem sucedidas duplas sertanejas do Brasil:

“Essa música estava parada tinha um, dois anos. Quando escrevi ela eu acho que tinha 16, 17 anos. E a música ficou parada, eu fui para São Paulo, assinei o contrato com a World Show, que é a editora do Bruno e Marrone, e ai o Bruno pirou na música”.

Ele conta que, de primeira, quem iria gravar “Quatro Fases” seria Enzo Rabello, filho de Bruno.

“Só que ai quando o Bruno ouviu a música ele falou: ‘Não, essa eu vou gravar’. E quando eu soube eu fiquei sem reação, eu tinha 19 anos na época. Então eu fiquei lisonjeado, sou muito grato porque é uma das maiores conquistas da minha carreira como compositor“.

E, assim como Rafa entregou anteriormente, “Quatro Fases” foi criada a partir de uma experiência que ele viveu em um relacionamento: “Eu fiz para uma paixãozinha que eu tive. Ela fala sobre as fases da mulher, porque eu falo na música que a mulher tem quatro fases: ciumenta, emotiva e revoltada. Só que sempre falta uma, que é a apaixonada”.

Confira:

Com exclusividade, ele também revelou detalhes sobre uma música inédita chamada “Medicina”, que será lançada no decorrer de 2021: “É uma música que eu fiz para uma ex-namorada minha porque a mãe dela nunca gostou de mim porque ela faz medicina e eu sou cantor, compositor, um cara que toca violão”.

Na conversa, Rafa cantou um pedaço da letra:

“Tá se formando em medicina
Eu acordo meio dia e só toco violão
Eu não nasci para cirurgia
Mas faço umas melodias
Que conseguem salvar coração
Meu show tá lotando arquibancada
E isso sua mãe não esperava
Que no intervalo do plantão
Ia ouvir meu som no rádio da recepção
Essa vai para quem troca de amor
Se alguém não entendeu
Ela vai ter de diploma
Vai ter tudo menos eu”

Estilo e influências

Questionado sobre seu estilo musical, Rafa declarou que irá mesclar melodias de sertanejo e pop, sempre com uma pegada mais romântica. Ele, que está atualmente solteiro, entregou quais artistas são suas influências:

Luan Santana, o jeito dele como artista, sou muito fã. Jorge e Mateus, Matheus e Kauan. Também gosto de Shawn Mendes e quando eu vou compor tento mesclar umas melodias internacionais. Tento buscar melodias de fora para tentar encaixar aqui no Brasil“.

De quebra, ainda afirmou que, se pudesse fazer uma parceria dos sonhos, seria com Luan Santana, Jorge e Mateus, Maluma e, por fim, Anitta.

Ele, que também já se arrisca ao escrever letras de funk, afirmou sobre a cantora: “Acho que iria casar legal tipo o que a Anitta fez com Matheus e Kauan na música “Ao Vivo e a Cores”.

Os planos de Rafa como cantor para 2021, por sua vez, consistem no lançamento de alguns EP’s, com três a quatro faixas, ao longo do ano. O primeiro, ao que tudo indica, será liberado até março.

“Eu estou trabalhando bastante com um time de peso, estou com um dos melhores produtores do Brasil que é o Dudu Borges. E a gente está fazendo um projeto incrível, vamos fazer gradativamente alguns EP’s com clipes e depois, no final do ano, lançar um DVD entre o fim de 2021 e início de 2022″.

Mas além da carreira na música, Rafa também está vivendo uma nova fase em sua vida atualmente. Isso porque ele emagreceu 80kg após ser alvo de ataques gordofóbicos nas redes sociais, levando-o a realizar uma cirurgia bariátrica. Na entrevista, ele contou um pouco sobre sua relação com o corpo, revelando também como a maldade das pessoas lhe afetou:

LEIA MAIS: Rafa Almeida perde 80 kg após bariátrica; veja o antes e depois!

“Eu sempre fui uma pessoa gordinha, desde a minha infância. E ai comecei a morar em São Paulo, fiquei um ano e meio lá, e eu engordei mais. E isso foi me afetando muito porque eu já era gordinho, já me privava de certas coisas. Com o aumento de peso isso piorou, eu ficava em casa, não me sentia bem, não gostava de postar foto, quando eu fazia vídeos cantando eu colocava a câmera bem para cima como se tivesse mais magro.”

“E isso foi bem difícil para mim porque, nos dias de hoje, infelizmente a aparência é tudo e eu sinto isso na pele porque muitas coisas que eu estou conseguindo agora, eu não conseguiria com o meu corpo. Isso é muito chato porque a essência não é valorizada, mas a aparência sim. Infelizmente o magro tem suas vantagens, mas eu não fiz minha cirurgia por conta disso. Eu quis emagrecer porque eu não estava bem comigo, não mudei pelos outros, eu mudei por mim. Mudei pela minha saúde mental e física porque eu não estava me aguentando”.

Por fim, questionado se poderia mandar uma mensagem de otimismo para os jovens que sofrem com gordofobia, Rafa declarou:

“Se preocupe com a sua essência, a sua essência vai te falar mil vezes o que tua aparência vai mostrar. E confie na sua beleza interior, porque ela é muito mais linda que a de fora. Então não se importe com o que os outros acham, não se prive do jeito que eu me privei. Não se importe com comentários, porque eles vão magoar, mas se você se ama do jeito que você é, não importa. O amor próprio é tudo!“.

Disse tudo, Rafa!

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

clipe de Projota e Maria Rita

Projota retrata a superação em “Vale Das Sombras”, clipe com Maria Rita

POPline e Mundo da Música anunciam parceria para criação de hub especializado no mercado musical