Protagonizado por Ben Platt, o filme “Querido Evan Hansen” pode parecer uma novidade para muitos, mas na verdade ele é uma adaptação de um musical da Broadway, também protagonizado por Ben.
A adaptação para os cinemas ficou sob a responsabilidade de Stephen Chbosky, conhecido por escrever o roteiro e dirigir sucessos como “As Vantagens de Ser Invisível”, que garantiu estar feliz com o resultado de “Querido Evan Hansen”.
“Eu amei o musical. Eu fiz o filme como um fã do espetáculo. Eu sempre senti isso ao fazer meu trabalho, eu estava sempre pensando nos fãs”, afirmou Stephen Chbosky, em entrevista para o The Hollywood Reporter.
E nessa mesma entrevista, o diretor da versão cinematográfica de “Querido Evan Hansen” falou um pouco mais sobre as diferenças e semelhanças entre a peça e o filme, que chega ao cinemas no dia 18 de novembro.
Leia mais:
- Querido Evan Hansen amarga críticas ruins: “terrível”, “adultos fazendo adolescentes”
- Trailer de Homem-Aranha levanta teorias sobre Doutor Estranho
As diferenças entre o musical e o filme
Segundo Stephen, não existiram muitas mudanças no enredo do filme “Querido Evan Hansen” em relação à sua versão da Broadway.
“Uma [diferença], muito naturalmente, é que quando você olha para uma produção da Broadway, o palco funciona mais como uma relação espacial metafórica e abstrata, quando uma cama representa todo um quarto ou um sofá toda uma sala-de-estar.
Então nós sempre soubemos que, com o filme, essa era uma abstração se tornando bem real. Nós tínhamos que achar essa casa, tínhamos que achar essa escola, tínhamos que achar como a casa e o quarto do Evan realmente se parecia. E nós sabíamos que no minuto que você leva isso pro mundo real, nós levaríamos um maior detalhamento e mudaríamos a intensidade emocional da peça.”
As músicas apresentadas na versão cinematográfica do espetáculo, também sofreram mudanças, especialmente devido a essa mudança espacial de palco para cenários cinematográficos.
“No minuto que você leva uma música e a leva do palco para uma sala de jantar de verdade, no minuto que você muda uma cena do palco para uma escola de verdade, já é diferente.
E por isso, como resultado, para fazer a audiência entender o ponto de vista de Evan mais profundamente do que ela entende no palco, nós retiramos algumas músicas e adicionamos outras que falavam sobre esses temas mais abrangentes.”
Esse ponto de vista de Evan, que o diretor comenta, também se vê mais profundamente em cenas que não existiam no musical da Broadway, como quando Evan está no pomar, que no cinema é abordado em três diferentes perspectivas, revelando a realidade e a fantasia sobre o relacionamento de Evan com Connor.
Connor, inclusive, também ganha maior importância no filme, indo de basicamente uma voz na cabeça de Evan para um personagem com mais profundidade.
Sobre o que trata “Querido Evan Hansen”?
Estrelado por Ben Platt (que também fez o musical na Broadway), o filme conta a história do adolescente Evan Hansen, que é invisível na escola até que se torna popular graças a uma mentira. Um aluno emo-gótico do colégio comete suicídio, uma série de mal-entendidos acontecem, e todos passam a acreditar que Evan era seu único amigo. Não era. Mas ele não desmente, porque finalmente as pessoas passam a notá-lo.
No elenco, ainda estão Amy Adams, Julianne Moore, Kaitlyn Dever, Amandla Stenberg e Nik Dodani.