O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) explicou como funciona o processo de cobrança de direitos autorais e quem pode atuar em nome do escritório. O processo é feito por meio de ligações telefônicas, e-mails e atendimentos presenciais. Tanto os colaboradores diretos quanto os funcionários das agências terceirizadas podem atuar em nome do Ecad, e todos são identificados com o crachá funcional.
Leia Mais:
- Ecad revela ranking das músicas mais tocadas no streaming em 2021
- Qual a diferença entre Direito Autoral e Cachê?
- Como funciona a distribuição dos valores em um Fonograma?
- Como funcionam os direitos autorais para cifras e letras?
- Conheça a importância da Gestão Coletiva e o papel do Ecad para a classe artística
Se você ficar em dúvida ou quiser confirmar a identidade da pessoa que entrou em contato, no site do Ecad há uma seção específica, atualizada mensalmente, para consultar os nomes dos funcionários próprios e terceirizados habilitados para realizar essa atividade em nome do Ecad, clique aqui para acessar.
É importante lembrar também que o pagamento do direito autoral é feito exclusivamente por meio de boleto bancário. Nenhum funcionário está autorizado a receber qualquer valor em espécie ou quaisquer outras formas de pagamento.
> Clique aqui e saiba como reconhecer um boleto do Ecad
Caso você desconfie de alguma irregularidade, envie uma mensagem o Canal de Denúncias do Ecad ou procure uma das unidades do escritório.
Profissionais e representantes habilitados e inabilitados do Ecad
Para cuidar da arrecadação e da distribuição de direitos autorais em todo o Brasil, o Ecad conta com 21 unidades nas principais capitais e regiões do Brasil, além de 17 agências credenciadas que auxiliam nos locais em que não há escritórios próprios.
Apenas os profissionais que atuam como técnicos e cadastradores das unidades de arrecadação e os representantes autorizados das agências são habilitados para realizar a cobrança de direitos autorais em nome do escritório. No site do Ecad, é possível conferir os nomes dos profissionais que são habilitados para cobrança, bem como os nomes dos profissionais que deixaram de ser habilitados para cobrança nos últimos três anos.
Todas as informações sobre esses representantes são atualizadas em tempo real e de forma automática. Confira todos os dados acessando aqui.
Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.