Luísa Sonza liberou nesta terça-feira (14) “La Murte”, uma das músicas bloqueadas de seu álbum “Escândalo Íntimo”, em participação com Tokischa. A rapper dominicana tem 27 anos de idade e, além de se destacar na música com outras parcerias de sucesso — como Rosalía, J Balvin e Madonna –, também é reconhecida por defender temática como a emancipação sexual feminina e uso recreativo da maconha.
Tokischa foi descoberta pelo diretor criativo Raymi Paulus e iniciou sua carreira com a música “Pícala”, feat. com a cantora dominicana Tivi Gunz, em 2018. O videoclipe, que tem cenas que mostram uma viagem psicodélica e alucinógena causada pelo consumo de algumas substâncias, atingiu um milhão de visualizações na semana de estreia.
No começo, Tokischa fazia experimentações no rap, mas agora também investe no ritmo tradicional da República Dominicana, o dembow, que é originado do reggaeton, além do trap e dance hall.
As grandes colaborações começaram em 2021, com Rosalía e J Balvin, até que Madonna lançou “Hung Up on Tokischa” no ano seguinte. A música deu o que falar, isso porque Tokischa simulou um sexo oral na veterana e as duas se beijaram durante uma apresentação em homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, na cidade de Nova York, Estados Unidos.
Já neste ano, Tokischa decidiu usar uma maquiagem nada convencional para o “Premio Lo Nuestro”, importante premiação que reconhece artistas da música latina. A rapper apareceu com cabelo trançado, sobrancelhas descoloridas, blush rosa bem concentrado nas maçãs do rosto, lábios vermelhos de tint e… um belo bigode castanho.