A explosão do YouTube em meados dos anos 2000 impulsionou muitos criadores de conteúdo, que acabaram conquistando um grande público. A partir disso, alguns desses youtubers decidiram exportar a sua fama e saíram de trás das telas. Esse é o caso de Enaldinho, que hoje é dono de um dos maiores canais da plataforma e conquistou o mercado infantil com o licenciamento de uma longa lista de produtos.
LEIA MAIS:
- Quem é Lelê Burnier, a carioca que viralizou montando looks na internet?
- Quem é Bianca DellaFancy, drag queen de “Renascer” que assinou com a Dia TV?
- Quem é o Voz do Além, personagem do canal “Vale a Pena?”
Aos 26 anos, Enaldinho é o youtuber brasileiro com o maior número de visualizações. Para a Forbes, ele é uma das 10 personalidades jovens brasileiras com maior influência no país. Anteriormente, o influenciador digital já havia entrado para a lista Forbes Under 30, em dezembro de 2023.
O produtor de conteúdo tem como público-alvo as crianças, que se fidelizaram e cresceram ao lado dele. Esse, no entanto, nunca foi um objetivo do rapaz, que viu como oportunidade criar conteúdo voltado para os mais jovens.
“Inicialmente, não tinha a intenção de criar conteúdo especificamente para crianças. Comecei meu canal em 2012 gravando games sem aparecer ou falar nos vídeos. Após conhecer outros youtubers e perceber o potencial da plataforma, comecei a aparecer e falar nos vídeos”, contou.
Em entrevista exclusiva ao POPline, Enaldinho contou que tudo mudou ao entender a importância de se ter um canal e decidiu ajustar seu conteúdo. Foi nesse momento que as crianças se aproximaram dos vídeos dele. “Naturalmente, esse ajuste atraiu um público mais jovem, e eu fui adaptando o conteúdo para ser adequado para toda a família, transformando o canal no que é hoje”, pontuou.
Por conta dessa mudança no público, o criador de conteúdo precisou entender quais limitações e desafios teria que enfrentar ao focar no público infanto-juvenil. Isso, inclusive, é algo que faz parte de sua construção e planejamento até os dias de hoje. “O principal desafio é manter o conteúdo relevante e apropriado para a faixa etária”, comentou.
“É necessário estar sempre se reinventando e se adaptando às mudanças da plataforma e do algoritmo, enquanto se mantém a responsabilidade de criar um conteúdo que seja seguro e adequado para crianças e adolescentes. Há uma pressão constante para inovar e produzir vídeos de qualidade, sem perder de vista a responsabilidade que tenho como influenciador”, disse ele.
Enaldinho corre contra as tendências e segue focado no YouTube
Para muitos, o YouTube não é mais o que já foi. No entanto, o criador de conteúdo é contrário desse pensamento e segue priorizando seu trabalho na plataforma. “A plataforma foi a base do meu crescimento e é onde minha audiência principal está. Além disso, tenho explorado novas oportunidades dentro da rede social”, contou.
Uma das novidades do canal de Enaldinho é a expansão do seu conteúdo para outros países, como já é feito nos Estados Unidos pelo MrBeast. “A internacionalização do meu conteúdo em espanhol já está rendendo frutos. Em pouco mais de 1 mês que lancei o canal espanhol, já conta com mais de 2 milhões de inscritos“, contou.
O brasileiro, inclusive, se encontrou recentemente com o norte-americano. Enaldinho foi o primeiro criador de conteúdo brasileiro a participar de uma das gravações do youtuber. “Foi uma honra participar de um vídeo do MrBeast. A experiência foi incrível, desde a organização até a produção em si“, contou.
“A estrutura que ele tem é impressionante e algo que eu nunca tinha visto antes. Isso me inspirou a querer trazer esse tipo de conteúdo para o Brasil. Uma parceria com o MrBeast seria um sonho, e espero poder realizar algo nessa linha no futuro, criando vídeos grandiosos e impactantes aqui no Brasil“, adicionou.
Conteúdo para além da internet
Enaldinho, atualmente, tem uma série de produtos licenciados, como bonecos, jogo de cama, livros de atividades, álbum de figurinhas, entre outros. Isso, segundo ele, foi pensado para aumentar o impacto da sua marca fora da internet.
“Licenciar produtos não só diversifica as fontes de renda, mas também aumenta a visibilidade e a conexão com o público. Para o futuro, sonho em lançar novos produtos e continuar explorando novas oportunidades de licenciamento“, contou.
Esse mesmo desejo fez com que o youtuber também chegasse aos teatros. Essa experiência, segundo ele, possibilitou estar mais perto daqueles que já o acompanhavam pela internet. “Interagir com o público de perto nos teatros é uma experiência incrível e gratificante“ , disse ele.
“Ver a reação das pessoas ao vivo e sentir a energia do público me dá uma perspectiva nova sobre o impacto do meu trabalho. Isso me fez valorizar ainda mais a conexão direta com meus fãs e pensar em formas de diversificar e expandir minha carreira, mantendo sempre um contato próximo com meu público”, completou Enaldinho.