in ,

Quem é Boca Livre, grupo brasileiro ‘polêmico’ que ganhou Grammy?

O quarteto surgiu em 1978 e pausou as atividades em 2021 por divergências políticas entre os integrantes

Boca Livre. (Foto: Getty Images - Uso autorizado POPline)

Anitta não levou o “Melhor Artista Revelação” no Grammy Awards 2023, mas o Brasil foi representado pelo Boca Livre. O grupo dividiu o prêmio de “Melhor Álbum de Pop Latino” com o cantor panamenho Ruben Bladés pelo trabalho no disco “Pasieros“. Entretanto, essa vitória também relembrou uma polêmica envolvendo divergências políticas entre os músicos.

> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes

Foto: divulgação

LEIA MAIS:

Tecnicamente, o Boca Livre, criado em 1978, está inativo desde 2021. Isso porque Zé Renato (voz e violão), Lourenço Baeta (voz, violão e flauta) e David Tygel (voz e viola caipira) decidiram se desligar do grupo por divergências políticas com Maurício Maestro (voz, baixo, violão e arranjos). Ele é o detentor da marca que dá nome ao quarteto – tanto que apenas o trio citado anteriormente compareceu à cerimônia e subiu ao palco para receber o prêmio.

Um fato curioso é que o álbum “Pasieros” foi gravado em 2011, mas o lançamento aconteceu apenas em 2022. Dessa forma, foi credenciado para concorrer ao Grammy, disputando na mesma categorias com outros grandes nomes da indústria da música latina, como o colombiano Sebastiàn Yatra e até mesmo Christina Aguilera.

LEIA MAIS:

Fãs do grupo, como a jornalista Rita Lisauskas, relembraram das ideias de extrema direita de Maurício Maestro que atrapalharam o andamento do Boca Livre da maneira original. Pensamentos terraplanistas e antivacina do músico incomodaram a convivência com os outros membros.

Em conversa com o jornal O Globo, em 2021, Maurício Maestro comentou a saída dos colegas e disse que estava “chateado” com a decisão:

“Chateado, talvez, mas é tudo passageiro. Respeito a decisão de cada um. [Divergências políticas], para mim, nunca foram motivo para eu sair ou querer que alguém saísse do grupo. A coisa musical nunca foi abalada. Fiquei até meio surpreso. Nós tínhamos um trabalho acertado, já contratado para fazer. Isso vai me dar o dobro do trabalho,” declarou.

O Boca Livre tinha como formação inicial Zé Renato, Claudio Nucci, Maestro e Tygel. Em 1980, Nucci seguiu em carreira solo e Baeta assumiu o posto até 2021. O disco de estreia, “Boca livre” (1979), chamou a atenção do mercado, impulsionado pela canções “Toada” e “Quem tem viola”.

Referência na MPB pelo som refinado, pelos arranjos e pelas harmonias vocais fora do convencional, o grupo tem no currículo parcerias com Milton Nascimento, Tom Jobim, entre outros.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!